Escala de folgas: Aprenda a fazer um controle assertivo!

Não é uma tarefa fácil programar a escala de folgas dos colaboradores, isso porque é uma tarefa que influencia diretamente na eficiência da equipe de trabalho, além de precisar atender todas as regras e normas da legislação trabalhista brasileira. 

Além disso, é necessário se atentar às datas e realizar uma boa distribuição dos funcionários, para que eles descansem e a empresa não sinta um desfalque de equipe. Dessa forma, existem algumas diretrizes de planejamento. 

E por isso que hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre escala de folgas, veja a seguir como preparamos o conteúdo:  

  • Escala de folgas 
  • O que a legislação prevê para escala de folgas? 
  • O que é DSR?  
  • Quais são os principais modelos de escala de folga? 
  • Como o ponto online pode contribuir para a sua organização? 

Boa leitura!

Escala de folgas

Para entender melhor sobre escala de trabalho, é necessário que você saiba como funciona a escala de folga, e é sobre isso que vamos falar agora. 

Esse tipo de escala garante a organização de toda organização, principalmente se existem muitos colaboradores. Isso porque é a partir dela que RH consegue direcionar os profissionais que irão se revezar em dias de trabalho e dias de folga. 

É importante que a empresa entenda os frutos que uma escala de folgas organizada pode trazer para o ambiente de trabalho, já que bem feita, pode garantir uma maior produtividade e conforto aos trabalhadores. 

Por isso, dependendo do tamanho e da quantidade de funcionários que uma empresa tem, existem alguns tipos de escala. 5×2, 6×1 e 12×13 são exemplos disso.Sendo assim, todas elas têm uma característica em comum: O limite de trabalho semanal de 44 horas. 

Desse modo, para evitar a sobrecarga dos colaboradores, é fundamental que eles tenham o descanso adequado, previsto na legislação, inclusive. Para as empresas que funcionam aos domingos, é necessário que o profissional tenha pelo menos um domingo de folga ao mês. 

Confira a legislação a seguir para entender melhor: 

art. 67 – Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

Parágrafo único – Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.

Portanto, por não existir um modelo padrão e específico para escalas de trabalho, as empresas ficam livres para decidir como é a forma que mais se adapta a sua rotina, claro, obedecendo no que tange a legislação trabalhista. 

E se você precisa entender um pouco mais do que diz a CLT nesses casos, vamos para o próximo tópico, que por lá, vou te ensinar tudo o que você precisa saber! 

O que a legislação prevê para escala de folgas? 

Antes de te contar o que diz a legislação sobre o assunto, precisamos reforçar que a ideia de escala e jornada não são as mesmas. Veja só: A jornada de trabalho é o horário de trabalho determinado pela empresa ao funcionário, de segunda a sexta de 9:00 às 18:00, por exemplo.

A escala de trabalho define as jornadas de trabalho de uma semana, por exemplo, considerando a jornada citada acima, esse funcionário trabalharia numa jornada 5×2, mas vamos te explicar isso logo a frente. 

Desse modo, é fundamental que o Recursos Humanos entenda a importância de um controle de escala bem organizado e eficiente. Isso porque eles facilitam muito que as atividades desse setor estejam dentro do que previsto pela lei. 

Por isso, abaixo vamos te mostrar tudo o que a legislação trabalhista brasileira prevê para escala de folgas: 

  • Período consecutivo de 11 horas de descanso, entre uma jornada e outra; 
  • Descanso semanal de no mínimo 24 horas para o trabalhador;
  • A cada sete semanas, o descanso semanal deve ser aos domingos;
  • Para trabalhos acima de 6 horas, é obrigatório o intervalo de no mínimo 1 hora, podendo ser até 1 horas de descanso. 

Portanto, caso uma empresa decida não seguir as normas que a lei prevê, ela poderá sofrer inúmeras consequências, que atingiram principalmente a sua produtividade. 

O que é DSR? 

Segundo o art. 67 da CLT, todas as empresas devem conceder um revezamento de folga aos seus colaboradores nos domingos. E o DSR é justamente essa prática: O Descanso Semanal Remunerado. 

Esse dia, portanto, não é cortado do salário do colaborador. Entretanto, o colaborador só terá esse dia por direito, se a sua jornada de trabalho estiver organizada, ou seja, sem nenhum tipo de falta ou atraso. 

Além disso, se o DSR não acontecer aos domingos para os colaboradores que estiverem em dia com a jornada de trabalho, a empresa deverá conceder uma bonificação salarial a eles. 

Para conseguirmos explicar de uma forma mais clara o que são os DSR, vamos entender juntos quais são os modelos de escala de folgas mais utilizados pelas empresas

Quais são os principais modelos de escala de folgas? 

A escala de folgas e trabalho, como já adiantamos acima, é a forma como as empresas organizam as jornadas de seus colaboradores. Sendo assim, elas visam tanto a produtividade no ambiente de trabalho quanto a qualidade de vida dos profissionais. 

Já falamos também sobre a liberdade das empresas em poder escolher a melhor escala de trabalho que faz sentido para a rotina interna da organização. Por isso, agora vamos te mostrar as escalas mais utilizadas no mercado de trabalho, veja a seguir: 

5×2

Esse é um modelo muito utilizado pelas empresas do país. De forma bem simples, o colaborador com esse tipo de escala, trabalha cinco dias para folgar dois.

Além disso, é considerado uma carga horária semanal de 44 horas. Sendo assim, caso o colaborador seja chamado para trabalhar aos fins de semana, a empresa deverá arcar com as horas extras ou banco de horas. 

6×1

Essa escala também é muito utilizada aqui no Brasil, isso porque ela permite uma maior flexibilidade na jornada dos colaboradores. Para esse tipo, o trabalhador está escalado para seis dias, com um de descanso. 

Um exemplo disso são as empresas que pedem aos colaboradores para trabalharem por 4 horas aos sábados depois de terem cumprido a jornada de segunda a sexta. Nesse caso, o colaborador pode escolher qual dia irá trabalhar pelas 4 horas exigidas. 

12×36

A escala 12×36 é aquela onde o trabalhador exerce sua função durante 12 horas consecutivas, e após esse período recebe 36h seguidas de descanso. 

Antes de tudo, é importante lembrar que não é toda categoria que possui a autorização para trabalhar com esse tipo de escala, isso porque não é todos os setores que exigem mão de obra diurna e noturna. 

Desse modo, a escala 12×36 é bastante aplicada em alguns setores específicos, no caso de cargos que precisam de atividade durante o dia e durante a noite. Veja a seguir alguns exemplos: 

  • Segurança e Vigilância;
  • Corpo de bombeiro;
  • Hospitais e serviços de saúde;
  • Supermercados;
  • Indústria;
  • Montadoras de veículos;
  • Entre outros tipos de cargos que precisam manter atividades em dois ou três turnos. 

E por pensar na integridade física e mental dos colaboradores que seguem esse tipo de jornada, a reforma trabalhista trouxe ainda mais regras para a escala 12×36. 

Para entender melhor sobre esse assunto, clique aqui!

24×48

Por último mas não menos importante, essa escala de trabalho é muito cansativa para o funcionário. Isso porque, nela, ele trabalhará por 24 horas seguidas, e descansará por 48 horas.

Esse é um tipo de escala de folgas muito utilizado por órgãos como o exército e polícia. 

Como você pode observar, existem alguns tipos de escala de trabalho a disposição das empresas e instituições. Além dos citados acima, ainda tem, por exemplo, a escala 5×1 e 18×36.

Portanto, apesar de cada uma ter a suas próprias regras, é fundamental que as organizações estejam atentas em como o seu RH lida com essa prática, para preservação tanto da empresa quanto dos funcionários. 

Agora, vamos te contar como um ponto online pode contribuir com o RH da sua empresa. Automatizar os processos burocráticos é fundamental que a organização tenha tempo de cuidar das pessoas que fazem o trabalho acontecer. Confira o próximo tópico. 

Como o ponto online pode contribuir para a sua organização? 

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tudo o que você perdeu sobre: Exames Admissionais! 

Todo colaborador que já trabalhou ou trabalha em regime CLT, já precisou passar por exames admissionais. De acordo com a legislação, essa etapa é imprescindível e deve ser cumprida pela empresa no ato da contratação. Dessa forma, ela se certifica de que a saúde do funcionário está em dia. 

Para cada profissão existem diferentes tipos de exames admissionais e eles são pensados de acordo com a necessidade das demandas de trabalhos do colaborador

Além disso, é importante ressaltar que esse tipo de exame pode ser feito apenas por um médico especializado em Medicina do Trabalho. É ele quem vai conduzir todo o processo e emitir o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) se estiver tudo dentro da normalidade. 

Para saber mais, leio o nosso conteúdo completo aqui.

Conheça outros artigos relacionados