Treinamento Corporativo: saiba o porquê de desenvolver pessoas!

Sem dúvida, tratando-se da contratação de um novo colaborador, a empresa não pode se contentar apenas com a análise de perfil e avaliação de currículos, certo? Afinal, tudo possui uma jornada e, para isso, é necessário ter bons talentos, oferecer bons salários e benefícios, além de investir em treinamento corporativo!

Isso porque, o desenvolvimento dos profissionais é muito importante para qualquer organização e contar com essas estratégias é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva no mercado. 

Com isso, os programas e cursos oferecidos pelas empresas fazem com que os profissionais exerçam suas atividades da melhor forma, trazendo como um dos grandes benefícios, a melhora do clima organizacional

Entretanto, existem variados tipos de treinamentos, com objetivos diferentes e formas de fazer distintas. Sendo assim, para conhecê-los melhor e entender a importância do treinamento corporativo, continue lendo este artigo!

Antes de mais nada, veja o que você vai ver ao longo do texto:

  • O que é treinamento?
  • O que é Treinamento Corporativo? 
  • Qual é a importância do Treinamento Corporativo?
  • Para que serve o Treinamento Corporativo?
  • Quais são as vantagens do Treinamento Corporativo? 
  • Competências que o Treinamento Corporativo pode desenvolver
  • Como utilizar o Treinamento Corporativo para desenvolver pessoas?
  • Como estruturar um Treinamento Corporativo?
  • Qual é o papel do RH na criação do Treinamento Corporativo?

O que é treinamento?

A princípio, é muito interessante que, antes de tudo, você entenda o conceito de treinamento. Basicamente, esse termo refere-se a um processo no qual algumas pessoas adquirem conhecimentos através de aulas práticas e teóricas sobre algum assunto específico. 

Normalmente, os treinamentos servem para desenvolver determinadas habilidades e competências nos indivíduos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Contudo, hoje nós vamos focar no treinamento corporativo!

O que é Treinamento Corporativo? 

palestrante dando treinamento corporativo
Treinamento Corporativo

Em primeiro lugar,  o treinamento corporativo é uma estratégia de educação com o objetivo de melhorar as habilidades e competências dos colaboradores de acordo com suas funções no trabalho. 

Ou seja, os treinamentos corporativos são aplicados com aulas práticas e teóricas de acordo com a necessidade de cada perfil e empresa. Nesse sentido, aplicar esses treinamentos também é uma ótima forma de aprimorar a relação entre a empresa e os colaboradores. 

No entanto, as estratégias de treinamentos possuem características específicas, que variam de acordo com os objetivos dos profissionais e das empresas, podendo também ser feitos em grupo ou individualmente. 

Além disso, as técnicas de ensino são variadas, como por exemplo:

  • gamificação;
  • palestras;
  • conteúdos em vídeos;
  • dinâmicas em grupo;
  • microlearning;
  • apostilas;
  • atividades de avaliação;
  • entre outros.

Ademais, é importante entender que o treinamento e desenvolvimento são termos diferentes, pois um treinamento corporativo é voltado para determinado tema de acordo com uma função específica. 

Por outro lado, o desenvolvimento é algo contínuo e que possui uma prática e um estudo a longo prazo, além de, claro, ser mais amplo. 

Qual é a importância do Treinamento Corporativo?

À primeira vista, é possível perceber que as organizações já estão percebendo a importância do treinamento corporativo tanto para os profissionais quanto para as empresas. 

Segundo Panorama de Treinamento no Brasil 2019/2020,  estudo realizado pela ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento e Integração – Escola de Negócios, as empresas investiram em média R$ 652,00 por colaborador em treinamento corporativo. 

Nesse sentido, esses programas não são importantes somente para os profissionais que aprimoram seus conhecimentos, mas também ajudam a impactar positivamente os resultados das empresas. 

Além disso, os treinamentos corporativos devem ser vistos como uma fonte de retorno para a companhia, pois é investir na capacidade dos colaboradores e também nos rendimentos da organização. 

Ademais, a maior chave para o sucesso é treinar e qualificar os profissionais da melhor forma, pois apenas investir não traz resultados, a evolução precisa ser constante. 

Para que serve o Treinamento Corporativo?

A princípio, o objetivo do treinamento corporativo varia muito do intuito que ele vai ser utilizado. Por exemplo, um treinamento corporativo pode servir para a integração de um funcionário, como também para aprimorar o conhecimento e habilidades de outro. 

No entanto, o único fator em comum entre todos os tipos de treinamento corporativo é que eles precisam estar alinhados com o propósito da organização e envolvidos na cultura da empresa

Ou seja, se o objetivo da empresa é aumentar o quadro de colaboradores, os cursos precisam ser voltados para este objetivo. Os benefícios são enormes e, um deles é a redução do índice de rotatividade, também conhecido como turnover. 

Mas, continue a leitura do artigo para entender e explorar os principais benefícios!

Quais são as vantagens do Treinamento Corporativo? 

De fato, é muito importante entender todos os benefícios que um treinamento corporativo pode agregar em uma organização. São alguns, mas citaremos os principais:

Aumento da produtividade e motivação

Sem dúvida, os resultados positivos de uma organização só acontecem de acordo com a produtividade e motivação dos colaboradores. Por isso, contar com um programa de treinamento, faz com que cada colaborador entenda mais suas funções. 

Nesse sentido, os funcionários ficam mais engajados e desempenhados quanto ao seu papel dentro da empresa, se motivando cada dia mais e, consequentemente, aumentando a produtividade. 

Além disso, é importante ressaltar que a produtividade não é sinônimo de quantidade de trabalho, mas sim de qualidade e a forma com que o trabalho é realizado dentro da jornada de trabalho do colaborador. 

Otimização do clima organizacional

De fato, a maioria dos treinamentos corporativos são feitos em grupo e, profissionais engajados e motivados possuem mais facilidade para se relacionarem com outras pessoas. 

No entanto, profissionais que não possuem um bom relacionamento interpessoal, podem desenvolver isso com o treinamento corporativo, tendo em vista que os grupos formados podem ser até com funcionários de setores diferentes. 

Além disso, em dinâmicas de grupo, os profissionais precisam se comunicar e, claro, isso ajuda diretamente no clima organizacional. 

Retenção de talentos e redução da rotatividade

Antes de mais nada, o treinamento corporativo quando oferecido aos colaboradores gera um sentimento de valorização e pertencimento. Isso mesmo! Afinal, os treinamentos corporativos são essenciais para o desenvolvimento profissional e isso gera mais oportunidades de carreira. 

No entanto, esse fator está diretamente ligado com a redução da rotatividade, pois os profissionais engajados, motivados e produtivos não vão querer sair da empresa tão cedo, não é verdade? 

Valorização da marca

De fato, quando uma empresa investe na evolução dos seus colaboradores, ela busca por inovação e desenvolvimento, certo? E com certeza isso faz com que a sua organização se destaque no mercado de trabalho. 

Afinal, quando um colaborador está totalmente satisfeito, naturalmente divulga a empresa para outras pessoas, sendo ele o principal “garoto-propaganda”. Cuide das pessoas, elas são responsáveis pelo sucesso da sua organização!

Competências que o Treinamento Corporativo pode desenvolver

A princípio você já conseguiu entender o que é e qual é a importância do treinamento corporativo, não é verdade? Além de todas as vantagens citadas, veja agora quais são as competências que um treinamento corporativo pode desenvolver:

Como estruturar um Treinamento Corporativo?

Sem dúvida, quando uma empresa admite um colaborador, ela provavelmente avaliou muitas informações sobre aquele candidato e chegou à conclusão que além de ter a maioria das habilidades e competências necessárias, também possui os mesmos valores da empresa. 

No entanto, na entrevista o recrutador pode observar alguns pontos de desenvolvimento do colaborador ou alguma habilidade e competência que precisa ser desenvolvida. 

Neste caso, o treinamento corporativo e o trabalho de desenvolvimento do colaborador se tornam ainda mais importantes. Além disso, não é interessante substituir o colaborador, mas sim fazê-lo aprender e torná-lo mais qualificado.

Como estruturar um Treinamento Corporativo?

A princípio, o RH é o principal responsável pelo planejamento e implementação do treinamento corporativo para os trabalhadores, mas, é claro que envolve muitos setores. 

Com isso, separamos passo a passo do planejamento para depois o treinamento corporativo ser bem estruturado. Vamos lá?

Planejamento

Antes de mais nada, é muito difícil alcançar um objetivo sem ter um planejamento traçado. Basicamente, o planejamento é o mapeamento de como o treinamento corporativo deve ser traçado. Alguns fatores devem ser considerados:

  • orçamento atribuído;
  • estratégias da empresa;
  • todas as etapas;
  • caminho da execução;
  • objetivos;
  • resultados mensurados;
  • entre outros fatores que se pretende atingir. 

Além disso, é extremamente necessário ter em mente o perfil do colaborador ideal que a empresa busca para realizar os treinamentos. 

Necessidade da empresa

Basicamente, esse é o momento de mapear todas as necessidades da organização em cada etapa do processo. Ou seja, é o alinhamento do planejamento com os propósitos da empresa. 

Além desses fatores, algumas análises podem ser utilizadas para solucionar os problemas durante o processo, tais como:

  • problemas e riscos dos últimos tempos;
  • falhas;
  • entre outros. 

Definição de metas e objetivos

Nesse sentido, você precisa definir as metas e objetivos que quer alcançar com a proposta do treinamento corporativo. Por exemplo, se a intenção é fazer a oferta para o setor de marketing, o curso precisa ser voltado para esta área. 

No entanto, com o curso é preciso ter resultado a serem alcançados, por exemplo, X% de novos leads. Além disso, as metas podem ser qualitativas ou quantitativas, desde que elas sejam realistas e mensuráveis. 

Definição do tema

Neste momento é necessário escolher um tema principal para o treinamento corporativo. Dessa forma, é fundamental que os responsáveis criem tópicos a serem abordados para passar o conhecimento planejado. 

Ou seja, esses tópicos basicamente serão a chave para desmembrar o tema da melhor maneira possível.

Abordagem prática

É fundamental planejar como o treinamento será abordado, levando em conta o estilo da empresa. Ou seja, é necessário mapear em qual local acontecerá o planejamento, em que momento da rotina, como serão as aulas: presenciais ou EAD?, entre outros.

Mensure o treinamento corporativo

Por fim, o treinamento corporativo não chega ao fim quando elas terminam, ou seja, o processo precisa continuar. Mas, de qual forma? Pois bem, mensurar os resultados de todas as ações é muito importante para saber se o seu planejamento obteve sucesso. 

Não existe um número certo, mas existe um resultado que faça sentido junto ao cenário que você elaborou. Por isso, veja como foi o desempenho, faça as análises corretas e entenda se o treinamento corporativo fez sentido para o seu negócio. 

Qual é o papel do RH na criação do Treinamento Corporativo?

Sem dúvida, o setor de recursos humanos é o grande responsável pela criação do planejamento de um treinamento corporativo, afinal, esses profissionais são os que mais conhecem as necessidades da organização. 

Por isso, é fundamental entender que o treinamento corporativo não é só importante para os colaboradores, mas também para o desenvolvimento do seu negócio. No entanto, sabemos que essa não é a única função do setor de RH, não é verdade?

São tantos processos que os trabalhos podem ficar sobrecarregados e isso não é vantajoso para ambos os lados. Com isso, nada melhor do que investir na automação dos processos de recursos humanos, certo?

Além de melhorar a rotina do setor, é muito importante para que o RH foque no seu principal objetivo: cuidar das pessoas! Afinal, elas determinam o sucesso de uma organização. 

Quer saber como você pode automatizar os processos da sua empresa? Conte com a QRPoint!

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Dinâmica de grupo: o que é, como funciona e o que ela avalia?

Como dissemos anteriormente, a dinâmica de grupo é uma das principais formas utilizadas e aplicadas em um treinamento corporativo. Entenda melhor sobre o assunto. 

A dinâmica de grupo é um ótimo método para envolver os colaboradores nas atividades da empresa. No entanto, ela também pode ser utilizada no processo de recrutamento e seleção, treinamentos internos, entre outros. 

Embora a dinâmica de grupo não seja uma atividade muito recente, ela também não está desatualizada, isso porque é um ótimo auxílio para o engajamento e motivação dos funcionários.

Além disso, para as empresas, a dinâmica de grupo é uma ótima alternativa para aumentar o crescimento dos profissionais, pois permite uma análise comportamental muito completa. 

Então, para que você entenda melhor como a dinâmica de grupo pode ajudar a sua organização, leia o artigo completo agora mesmo!

Conheça outros artigos relacionados