Teste Palográfico: como essa avaliação pode ajudar seu RH?

O teste palográfico é caracterizado como uma avaliação de personalidade. No processo de recrutamento e seleção, esse teste é utilizado para mensurar se o candidato possui foco, se é extrovertido e se tem equilíbrio emocional para lidar com as situações. 

pessoas fazendo o teste palográfico ou de avaliação de personalidade
Teste Palográfico

Dessa forma, esse teste é muito escolhido para ser aplicado no processo seletivo, justamente pela sua praticidade e simplicidade. Além disso, sabemos que testes psicológicos agregam muito no capital humano da empresa. 

Afinal, esse tipo de análise faz uma avaliação comportamental mais profunda e pode ajudar não só na tomada de decisão de melhores profissionais, mas também ajudar os colaboradores que já fazem parte da organização. 

Sendo assim, neste artigo, você saberá o que é, como funciona, para que serve, quais são as vantagens e a importância do teste palográfico para as empresas. Antes disso, veja só o que iremos abordar ao longo do conteúdo:

  • Onde surgiu o Teste Palográfico?
  • O que é um Teste Palográfico?
  • Para que serve o Teste Palográfico?
  • Como funciona o Teste Palográfico? 
  • O que é avaliado em um Teste Palográfico?
  • Quem é responsável por aplicar o Teste Palográfico?
  • Quais são os benefícios do Teste Palográfico?
  • Como o Teste Palográfico pode ser utilizado pelo RH?
  • Como o Teste Palográfico pode auxiliar o processo de recrutamento e seleção?
  • O que reprova em um Teste Palográfico?

Onde surgiu o Teste Palográfico?

Em primeiro lugar, o teste palográfico, também conhecido como “teste dos pauzinhos”, foi criado na Espanha, por Salvador Escala Milá. No entanto, essa avaliação psicológica só chegou ao Brasil na década de 70. Um dos pioneiros a utilizar e disseminar o método foi Agostinho Minicucci. 

A princípio, a avaliação de personalidade era utilizada para diversas finalidades, mas, como podemos ver, o teste palográfico ganhou um espaço muito grande no mundo corporativo. 

Entretanto, ao aplicar o teste palográfico em uma empresa, é necessário contar com a ajuda de um especialista neste assunto. Dessa forma, os indivíduos poderão ter suas personalidades interpretadas por um profissional qualificado. 

Além disso, essas interpretações demandam de capacitação profissional, experiência e conhecimentos teóricos. 

O que é Teste Palográfico?

Antes de mais nada, o teste palográfico é utilizado como uma avaliação de personalidade, onde são identificados os comportamentos mais expressivos dos participantes. 

Nesse sentido, o candidato precisa responder algumas questões e a partir das respostas deles, os seus comportamentos serão analisados. Dessa forma, são utilizadas técnicas gráficas para que os resultados sejam direcionados de forma correta. 

Além disso, quando esse teste é aplicado dentro das organizações, ajuda os gestores a escolherem o perfil ideal para a vaga, tendo em vista, que a tomada de decisão em um processo de recrutamento e seleção é bem complexa. 

Para que serve o Teste Palográfico?

De forma geral, o teste de personalidade tem como objetivo fazer um mapeamento comportamental dos indivíduos. No caso, isso é muito importante anto para o pessoal quanto para o profissional. 

Pois então, se você parar e analisar, cada um possui suas características, então, para todas as situações, as pessoas agem de formas diferentes em uma mesma situação. 

Com isso, tratando-se de um processo seletivo onde todas as pessoas possuem as mesmas competências técnicas, o mapeamento do comportamento desses candidatos faz toda a diferença. 

Dessa forma, quando um teste palográfico é aplicado, ele auxilia os recrutadores a escolherem o perfil ideal para a vaga a ser preenchida. Ou seja, os resultados podem ser focados em profissionais que precisam melhorar pontos específicos. 

Então, o teste palográfico serve para desenvolver o capital humano de uma empresa a partir de treinamentos, entre outras ações que visam destacar o potencial colaborador. 

Como funciona o Teste Palográfico? 

como funciona o teste palográfico na prática
Teste Palográfico na Prática

Mas afinal, como funciona o teste palográfico na prática? Em primeiro lugar, os participantes podem pegar um papel e uma caneta e fazer traços verticais e paralelos. No caso, esses traços são conhecidos como palos

Nesse sentido, os responsáveis por aplicar o teste conseguem identificar as características dos candidatos conforme o posicionamento do formato dos palos. Com isso, esse teste é perfeito para os recrutadores que possuem dificuldade para avaliar o fit cultural. 

Além disso, com o teste palográfico é possível observar várias características dos profissionais, tais como:

O que é avaliado em um Teste Palográfico?

Como dissemos anteriormente, o resultado positivo do teste pode avaliar os aspectos do tópico anterior. Com isso, o teste palográfico permite que os recrutadores tenham uma perspectiva sobre as pessoas conforme o direcionamento dos traços. 

No entanto, é importante ressaltar que não existe uma fórmula padronizada para avaliar, pois esse é um teste de personalidade e isso é muito particular de cada indivíduo. 

Ou seja, não existe uma resposta correta, mas existe um resultado que as características do profissional são ideais para que ele preencha a vaga.  

Quem é responsável por aplicar o Teste Palográfico?

A princípio, por se tratar de um teste psicológico, o profissional responsável por aplicar a avaliação precisa ser formado em Psicologia e ter conhecimentos mais aprofundados sobre o tema. 

Inclusive, o Conselho Federal de Psicologia, regulamenta que o único responsável por aplicar um teste palográfico é o psicólogo formado. Afinal, se qualquer profissional quiser avaliar, os benefícios deste teste não vão agregar para a empresa. 

Além disso, até mesmo os profissionais especializados precisam ter um conhecimento maior sobre o teste de personalidade, para que o desenvolvimento com a metodologia não falhe. 

Ademais, os dados só serão válidos se a aplicação e avaliação forem feitas de acordo com o estudo e conhecimento do profissional, pois cada teste psicológico é avaliado de uma forma. 

Quais são os benefícios do Teste Palográfico?

De fato, com o teste palográfico ou qualquer avaliação psicológica feita corretamente dentro das empresas, é possível analisar diversas vantagens na rotina. 

Sendo assim, separamos os principais benefícios de um teste palográfico para que você entenda melhor o quanto essa avaliação pode ajudar a sua organização:

  • Redução de custos;
  • Controle do índice de turnover, também conhecido como rotatividade;
  • Melhoria no clima e na cultura organizacional;
  • Identificação de lideranças que podem contribuir para o desenvolvimento do profissional e da organização;
  • Maior alinhamento com a identidade organizacional;
  • Melhora no Relacionamento Interpessoal;
  • Maior assertividade nas contratações;
  • Reduz erros na hora de contratação, o que impacta diretamente na redução de custos e índice de turnover;
  • Destaque no mercado com uma vantagem competitiva;

Ou seja, o teste palográfico sem dúvida é uma das melhores ferramentas a ser utilizada no processo de recrutamento e seleção. 

Como o Teste Palográfico pode ser utilizado pelo RH?

Sem dúvida, o teste palográfico é reconhecido por ser um diferencial para as empresas, pois ele é uma ótima ferramenta para avaliar se os profissionais possuem um perfil de acordo com a vaga que precisa ser preenchida. 

Afinal, como dissemos anteriormente, esse teste fornece resultados sobre as características comportamentais dos indivíduos e isso permite que o RH elabore estratégias mais assertivas para o desenvolvimento da empresa e do colaborador. 

Além disso, esse teste é importante para saber se o candidato está alinhado com a cultura organizacional da empresa e entender se ele conseguirá se adaptar com as rotinas da organização. 

O teste não revela apenas os pontos positivos, mas também os pontos fracos e o que precisa ser melhorado e tudo é pensado para que não impacte negativamente no clima organizacional.

Afinal, quando ele é afetado, impacta em outros aspectos, como por exemplo, motivação e produtividade. Sendo assim, conseguimos entender que o teste palográfico reduz os custos com admissões e demissões, diminui a rotatividade e foca apenas em melhorias para a organização. 

Portanto, o teste palográfico, ao contrário do que muitos pensam, é uma ótima ferramenta para o setor de recursos humanos

Como o Teste Palográfico pode auxiliar o processo de recrutamento e seleção?

De fato, o teste de personalidade é uma ótima ferramenta para o processo de recrutamento e seleção. Embora muitos profissionais de RH acreditem que ele só funciona quando direcionado para outras situações. 

No entanto, é só pensar que, quando dois candidatos possuem currículos muito parecidos, a dúvida sobre qual contratar pode ser sanada com este teste. Então, sem dúvida, o teste palográfico é a melhor forma de auxiliar o processo seletivo. 

Afinal, com ele é possível saber se o participante em busca da vaga possui as expectativas e valores alinhados com os da organização. Entenda mais sobre:

  • Melhor alinhamento dos melhores candidatos com a cultura organizacional da sua empresa;
  • Permite uma observação precisa e assertiva do ritmo de trabalho dos candidatos e o quanto eles podem surpreender as expectativas dentro das necessidades de cada cargo;
  • Avaliação psicológica relevante para compreender as qualidades de relacionamento de um candidato, e o quanto ele pode agregar positivamente para os outros colaboradores da empresa;
  • Incentivo a um clima organizacional mais positivo, que impacta diretamente na motivação e produtividade dos profissionais.

O que reprova em um Teste Palográfico?

Por fim, vale ressaltar que um teste palográfico não é sinônimo de perfeição, ou seja, não existe certo e errado e sim o ideal para a necessidade do momento. 

Nesse sentido, entendemos que um teste de personalidade é individual, certo? Então, você acha mesmo que existe a possibilidade de reprovar ou julgar alguém pela sua personalidade? Até pode haver julgamentos, mas isso não irá dizer se é certo ou errado. 

Afinal, existem pessoas criativas, organizadas, produtivas, que trabalham sob pressão, que amam trabalhar em grupo, como também existem pessoas mais introspectivas, que gostam de fazer tudo sozinhas e só conseguem trabalhar com prazos estabelecidos. 

Além disso, existem vários outros tipos de personalidades, ou seja, o teste palográfico apenas permite que o recrutador conheça as pessoas, mas determinar o que é certo, basta entender se as características do indivíduo se alinham com as da organização. 

Ademais, para que você possa ter tempo de fazer este teste e dar conta de todos os processos de recursos humanos sem ficar sobrecarregado com tantas demandas, que tal investir em um software de gestão de recursos humanos?

Pois é, a QRPoint possui diversas funcionalidades, sendo as mais completas do mercado. No caso, elas vão desde o armazenamento em nuvem, com informações em tempo real, até o cálculo de férias, horas extras, banco de horas, etc.

Para que você cuide mais das pessoas e menos dos processos na sua organização, conheça melhor o nosso sistema de controle de ponto!

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Teste Quati: aprenda como funciona na prática!

Você já conhece o teste QUATI? Em primeiro lugar, o teste QUATI é um instrumento essencial para os colaboradores responsáveis pelo recrutamento e seleção de pessoas dentro da organização, além de, claro, para o setor de recursos humanos no momento de aplicar qualquer tipo de treinamento. 

No entanto, quem trabalha diretamente com recrutamento e seleção ou com gestão de pessoas, sabe exatamente a importância do teste QUATI, pois é essencial testar o perfil comportamental do candidato antes da contratação. 

Com isso, também podemos dizer que é essencial fazer uma avaliação assertiva sobre os funcionários atuais, para saber quais resultados poderão qualificar ainda mais os times e o departamento de recrutamento e seleção, seja ele online ou presencial. 

Além disso, é importante ressaltar que o teste QUATI possui também, outras finalidades. Isso significa que, o mesmo não se resume apenas a analisar o perfil comportamental, apesar de ser uma das suas principais funções. 

Portanto, se você quer saber o que é um teste QUATI e entender como funciona na prática para melhorar os processos da sua empresa através de um teste de perfil comportamental, esse post foi feito para você! 

Quer entender melhor sobre essa avaliação psicológica? Leia o nosso artigo completo agora mesmo!

Conheça outros artigos relacionados