Teste de Integridade: para que serve e como aplicar na sua empresa?

Você sabe o que é Teste de Integridade? Nos dias atuais, o setor de RH possui diversos processos burocráticos para resolver e, um deles, é o processo de recrutamento e seleção. No entanto, os recrutadores modernos não avaliam apenas habilidades técnicas e comportamentais, mas sim se o potencial colaborador está alinhado com o Fit Cultural da empresa. 

Mas, sabemos que profissionais que estão em busca de empregos, geralmente já estão preparados para falar o que “talvez” a empresa gostaria de ouvir e, por isso, a análise feita de qualquer forma pode influenciar em resultados negativos. 

Nesse sentido, para que o recrutador possa mapear o comportamento ético do colaborador ou do potencial profissional de forma assertiva, ele precisa utilizar a ferramenta de Teste de Integridade. 

O teste de integridade, por sua vez, é uma avaliação que ajuda os o setor de recursos humanos a identificar alguns padrões comportamentais, como por exemplo, a ética e moral dos indivíduos. 

Se você quer saber como o teste de integridade pode ser utilizado de forma estratégica na sua empresa, está no lugar certo! Para saber tudo sobre essa avaliação, leia o artigo que preparamos especialmente para você. 

Antes disso, veja quais são os conteúdos que você vai encontrar por aqui:

  • O que é Teste de Integridade?
  • Como funciona o Teste de Integridade e como aplicar na sua empresa?
  • O que é avaliado em um Teste de Integridade?
  • Quais são as vantagens do Teste de Integridade?
  • Quais perguntas são feitas em um Teste de Integridade?

O que é Teste de Integridade?

O teste de integridade é um exame para identificar as atitudes e comportamentos inapropriados dos profissionais diante de algum cenário de conflito dentro de uma organização. Ou seja, ele serve como um fortalecimento para a cultura da empresa, alinhando com as expectativas criadas sobre a moral dos colaboradores. 

Nesse sentido, a análise é feita através de embasamento psicológico e identifica o comportamento dos colaboradores. Dessa forma, o teste pode identificar as condutas negativas dos funcionários já contratados ou dos que estão participando do processo de recrutamento e seleção. 

Sendo assim, as empresas esperam que a reação dos potenciais profissionais estejam de acordo com os princípios e valores da companhia, ajudando o RH a reconhecer algumas características, tais como:

  • caráter;
  • resiliência;
  • proatividade;
  • liderança;
  • linguagem corporal;
  • soft skills. 

Agora que você já entendeu o que é o teste de integridade, veja como ele funciona na prática!

Como funciona o Teste de Integridade e como aplicar na sua empresa?

A princípio, a forma mais comum de realizar um teste de integridade é por meio de questionários de múltipla escolha, onde os profissionais precisam responder as decisões que tomariam diante de algumas situações. 

Nesse sentido, os candidatos são avaliados para que os recrutadores entendam quais são suas condutas perante a dilemas éticos, como por exemplo, como o candidato se comportaria na atitude de uma pessoa antiética. 

Dessa forma, a avaliação de integridade visa abrir espaços para que a empresa não tenha fraudes, corrupção, almejando sempre uma conduta íntegra.

Além disso, outra forma de realizar o teste, é fazendo perguntas mais abertas, como se o candidato não percebesse que as perguntas estão somente relacionadas a situações de ética. 

Para que você entenda melhor essa e as outras formas de realizar o teste de integridade, continue a leitura e entenda como mapear o perfil ético dos seus colaboradores. 

Provas Situacionais

Em primeiro lugar, temos as provas para avaliar possíveis cenários. Por exemplo, geralmente os recrutadores criam uma situação e observam como o candidato está resolvendo e tomando as decisões para a resolução dela. 

No entanto, é válido ressaltar que esse tipo de teste pode ser levado como um aprendizado tanto para o colaborador quanto para a organização. 

Potencial de Integridade Resiliente (PIR)

A princípio, essa avaliação de integridade é embasada psicologicamente e é utilizada como uma forma de prevenção. Ou seja, ela é capaz de identificar comportamentos e padrões que mostram os problemas éticos dos funcionários. 

No entanto, esse método é bem mais específico comparado aos outros, pois ele auxilia as organizações a identificar quais situações podem ser prejudiciais para o ambiente de trabalho. 

Questionários 

Como dissemos anteriormente, esse é o teste de integridade mais comum de ser aplicado nas empresas. Ou seja, os recrutadores colocam perguntas que precisam ser respondidas de forma bem objetiva e rápida. 

No entanto, os responsáveis por aplicar o teste podem fazer perguntas situacionais um pouco mais amplas para que os candidatos possam dar respostas mais elaboradas. 

Além disso, é importante ressaltar que as respostas podem gerar ideias estratégicas para que a empresa saiba como auxiliar na melhora do comportamento dos candidatos até chegar em um alinhamento com as expectativas da organização.

Gravações de Vídeos

De fato, psicólogos comportamentais sabem identificar o que o corpo está “falando”. Por isso, esse teste pode ser aplicado por vídeo, tornando possível avaliar aspectos verbais e não verbais.

Por exemplo, essa avaliação pode ser feita após o teste já aplicado com respostas mais objetivas. Ou seja, pode ser utilizada como uma confirmação das respostas que já foram ditas. 

O que é avaliado em um Teste de Integridade?

Como dissemos anteriormente, o teste é aplicado para identificar possíveis comportamentos dos indivíduos em relação a algumas situações que podem ocorrer em um ambiente de trabalho. 

No entanto, algumas características devem ser avaliadas, principalmente sobre os níveis morais de pensamentos e tomadas de decisão de cada profissional. Pensando nisso, separamos os principais:

  • pré-convencional: geralmente, faz uma avaliação sobre a reciprocidade, ou seja, a recompensa ou a falta de troca e o quão é importante esse gatilho para as pessoas; 
  • convencional: está totalmente ligado a convenções sociais e ordem perante ao comportamento da sociedade. Aqui, o indivíduo não possui tantas dúvidas do que é certo ou errado. 
  • pós-convencional: por fim, o nível para avaliar os princípios éticos e valores, onde  moralidade é internalizada. 

Quais são as vantagens do Teste de Integridade?

Sem dúvida, conhecer os profissionais que a sua empresa está contratando pode impactar nos resultados do seu negócio. Na verdade, conhecer até mesmo as pessoas que já são contratadas é estar em evolução. 

O teste de integridade é uma ferramenta capaz de identificar os princípios éticos e morais de cada perfil e, com certeza, isso pode tornar as suas decisões mais precisas.

Além de melhorar a imagem do seu negócio e alinhar os valores dos profissionais com o Fit Cultural da empresa, também é possível perceber a melhora no clima organizacional

Confira os principais benefícios de implementar o teste de integridade na sua empresa!

Redução de fraudes

A princípio, o teste de integridade dá a oportunidade de os gestores reconhecerem se o profissional está desviando o seu caráter em alguma situação. Afinal, sabemos que atitudes fraudulentas podem causar problemas para a organização e seus colaboradores. 

Tenha um sistema de teste de integridade e tenha colaboradores mais transparentes e honestos. 

Prevenção de atitudes negativas

Sem dúvida, é muito importante evitar que as atitudes inadequadas sejam tomadas em diversas situações. Por isso, é importante utilizar o teste de integridade para prevenir que os comportamentos sejam motivados por caráter negativo.

Além disso, você pode evitar erros e ações corruptas dentro da sua empresa. Aplique o teste e tenha colaboradores em conformidade com os valores da sua empresa. 

Quais perguntas são feitas em um Teste de Integridade?

Confira as principais perguntas que você pode fazer em um teste de integridade:

  • Comente sobre um momento que você precisou lidar com um problema que desafiava questões éticas. O que aconteceu e como você agiu?
  • Qual foi a última vez que você quebrou regras? Explique como aconteceu!
  • Conte-me sobre a situação em que você viu um colega de trabalho quebrando regras. Qual atitude você tomou?
  • Você já contou mentiras para resolver um problema ou ajudar seu cliente? Justifique. 
  • Na sua opinião, qual relacionamento é ideal para trabalhar com pessoas?
  • Quais são os valores que você mais valoriza no ambiente corporativo?
  • Você aceitaria suborno? O que impede você de receber?

Observe e veja como essas perguntas não se limitam a um “sim” ou a um “não”. Ou seja, elas não podem ser binárias, precisam dar espaço para que venham seguidas de explicações. 

Por exemplo, se você apenas pergunta “você aceitaria suborno?”, a resposta seria automática e colocaria o candidato em um contexto muito confortável. Contudo, o objetivo é que as perguntas façam o indivíduo sair da sua zona de conforto e ser o mais sincero possível.

Conclusão

De fato, o teste de integridade é uma ferramenta perfeita para auxiliar o setor de recursos humanos no processo de recrutamento e seleção, principalmente, para que eles entendam os princípios éticos e morais de cada perfil profissional. 

Sem dúvida, esse método é essencial para que a empresa consiga mapear assertivamente as atitudes dos profissionais e alinhar todos os valores com os da organização. 

Além disso, não existe uma atitude totalmente certa ou totalmente errada, mas sim as que estão de acordo com os princípios e cultura da organização. Então, evite riscos na sua empresa. 

Ademais, sabemos que o RH já possui diversos processos e esse teste pode ser uma sobrecarga. Por isso, temos uma solução para você. 

Quem define o sucesso de uma organização, são as pessoas que trabalham nela, você concorda? Pois bem, nós temos a oportunidade perfeita para você deixar de sofrer com processos burocráticos e focar no pilar mais importante para a sua organização: cuidar das pessoas

O software de controle de ponto da QRPoint possui diversas funcionalidades capaz de fazer todos os processos de RH da sua empresa e agora com novas funções. Quer conhecer mais? Vamos te contar tudo! 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Teste Palográfico: como essa avaliação pode ajudar seu RH?

O teste palográfico é caracterizado como uma avaliação de personalidade. No processo de recrutamento e seleção, esse teste é utilizado para mensurar se o candidato possui foco, se é extrovertido e se tem equilíbrio emocional para lidar com as situações. 

Dessa forma, esse teste é muito escolhido para ser aplicado no processo seletivo, justamente pela sua praticidade e simplicidade. Além disso, sabemos que testes psicológicos agregam muito no capital humano da empresa. 

Afinal, esse tipo de análise faz uma avaliação comportamental mais profunda e pode ajudar não só na tomada de decisão de melhores profissionais, mas também ajudar os colaboradores que já fazem parte da organização. 

Se você quer entender como esse teste pode ajudar a sua empresa, assim como o teste de integridade, leia o nosso artigo agora mesmo, É GRÁTIS!

QUERO LER O ARTIGO COMPLETO

Conheça outros artigos relacionados