Teste de avaliação concentrada: saiba o que é e para que serve!

Sem dúvida, um dos maiores desafios para uma empresa é encontrar o perfil de candidato ideal em um processo de recrutamento e seleção. No entanto, existem algumas ferramentas que podem ajudar, como por exemplo, o teste de avaliação concentrada. 

Entretanto, além de fazer uma avaliação comportamental no candidato, fazendo com que o mesmo interaja com os colegas de trabalho, também é um teste para entender se a pessoa se encaixa tanto na empresa quanto na equipe. 

Dessa forma, é possível evitar algumas situações, como por exemplo, de contratar o candidato e acabar demitindo-o após o período de experiência. 

Para que você entenda melhor, o teste de avaliação concentrada é um teste psicológico, ou seja, ele avalia as condições do indivíduo para ver a sua capacidade de focar por um período de tempo em alguns cenários. 

Por exemplo, geralmente esse teste avalia se o candidato consegue trabalhar sob pressão, se ele mantém o foco mesmo com uma rotina um pouco mais agitada. 

Sendo assim, caso você queira entender um pouco mais sobre o teste de avaliação concentrada, continue a leitura deste artigo! Mas antes, veja os tópicos que serão abordados:

  • O que é um teste de avaliação concentrada? 
  • Para que serve e como é avaliado o teste de avaliação concentrada? 
  • Qual é a melhor maneira de fazer a aplicação do teste de avaliação concentrada? 
  • Quais são os benefícios de um teste de avaliação concentrada? 
  • Por que o teste de avaliação concentrada é tão importante para as empresas? 
  • Qual é o papel do RH no teste de avaliação concentrada?

O que é um teste de avaliação concentrada?

candidatos esperando par realizar o teste de avaliação concentrada
Teste de avaliação concentrada

A princípio, como dissemos anteriormente, o teste de avaliação concentrada é um método que analisa a capacidade de concentração dos candidatos, ou seja, avalia se eles conseguem trabalhar com foco sob pressão por um tempo determinado.

Dessa forma, o teste de avaliação concentrada permite que o recrutador conheça melhor a personalidade do candidato, já que a dinâmica visa analisar as características cognitivas dos indivíduos. 

Portanto, caso o teste seja feito de forma correta, os resultados serão mais eficientes, já que as empresas conseguirão ter mais pessoas que se encaixem em seu perfil. 

Sem dúvida, encontrar o candidato ideal para a empresa é de tamanha importância e por isso, esse teste de avaliação concentrada é um dos melhores caminhos para que bons profissionais sejam captados. 

Além disso, é muito importante ressaltar que, como o teste de avaliação concentrada trata-se de uma avaliação psicológica, a dinâmica deve ser feita por um psicólogo. 

Sendo assim, a empresa consegue garantir que o teste seja feito com mais confiabilidade e assertividade. Por fim, é válido que a organização tenha um profissional de psicologia organizacional para conduzir a atividade. 

Para que serve e como é avaliado o teste de avaliação concentrada?

De fato, a empresa que investe no teste de avaliação concentrada terá ótimas respostas sobre a cognição e comportamento do candidato. Afinal, o teste serve para isto. 

Por isso, o profissional que faz o teste de avaliação concentrada, pode encontrar os seguintes resultados:

  • detalhistas: se o funcionário presta atenção em detalhes, pois em algumas funções é necessário que o colaborador seja detalhista. Então, para  teste, esse resultado positivo é ideal;
  • capacidade para raciocinar logicamente: a princípio, o teste também consegue identificar se o profissional é capaz de pensar de forma lógica e ágil. Por exemplo, uma ação para descobrir, é dar um desafio para o profissional e entender como ele faz para encontrar a solução;
  • capacidade cognitiva: basicamente, neste ponto é onde o psicólogo ou recrutador consegue avaliar se o candidato possui uma boa concentração;
  • comportamento: por fim, essa fase é para entender se o funcionário é capaz de solucionar problemas de forma rápida e simples. Ou seja, entender como ele age e como é a sua comunicação com a equipe. 

Além disso, o teste de avaliação concentrada também analisa a paciência do colaborador, ou seja, se ele possui calma para realizar as funções e até mesmo em situações mais complexas. 

Além disso, o teste AC avalia se o profissional em potencial se preocupa com o seu desempenho, pois imagine uma pessoa que faz revisão de texto sem se preocupar com detalhes, não ter concentração? 

Provavelmente, o texto teria muitos erros ortográficos, o que impactaria muito negativamente no resultado final. 

Qual é a melhor maneira de fazer a aplicação do teste de avaliação concentrada?

De fato, existem muitas formas de fazer avaliação dos candidatos, sejam elas:

  • por meio de redes sociais;
  • recrutamento online;
  • processo de seleção tradicional;
  • entre outros.

No entanto, independente de qual forma for avaliada, a regra é clara: todas possuem o teste de avaliação psicológica como uma atividade comum. 

Por isso, nós preparamos algumas dicas muito importantes, que vão ajudar você na hora de aplicar o teste de avaliação concentrada. Confira!

Encontre o local ideal para fazer o teste

Sem dúvida, a escolha do local faz muita diferença para o resultado final, por tanto, sempre escolha um lugar:

  • limpo;
  • arejado;
  • tranquilo;
  • leve;
  • entre outros.

Afinal, prestar atenção em barulhos, iluminação, ou seja, ter estímulos visuais e auditivos fazem grande diferença para o objetivo final do teste. 

Portanto, esses pontos são essenciais para garantir que o teste seja realizado da forma correta e que os candidatos tenham mais concentração em todo o processo. 

Dessa forma, é muito importante encontrar um local mais silencioso, sem muitos ruídos e com pouca interferência ou interrupções. 

Elaborar um plano de ação

À primeira vista, o plano de ação determina quais fatores técnicos são necessários para realizar o teste, tais como:

  • O teste será feito em grupo ou individualmente?
  • Quanto tempo o teste irá durar? 

Ao definir esses e outros critérios, será necessário para ter a resposta do local ideal, qual tipo de seleção será aplicada, entre outros. 

Portanto, ao descobrir as características do candidato ideal para a sua empresa, ficará mais fácil analisar o comportamento e desempenho dos candidatos dispostos a preencher a vaga.  

Deixe todo o processo mais claro e objetivo

Em primeiro lugar, é muito importante entender que existem candidatos que não se sentem muito confortáveis com testes, ou seja, ficam mais preocupados. Por isso, a empatia é sempre necessária.

Sem dúvida, o teste de avaliação concentrada, não é apenas um teste comportamental, mas também um teste de carreira, disputado por diversas pessoas, ou seja, envolve ansiedade. 

Por isso, quando falamos sobre o local, a duração do teste e o contexto todo antes de aplicá-lo, é porque todos esses aspectos podem afetar o resultado final. 

Além disso, é importante reforçar ao candidato que esse teste é apenas uma fase do processo de recrutamento e seleção. Então, basicamente é uma dinâmica complementar. 

Ademais, o teste também não busca entender o “certo” e o “errado”, mas sim encontrar os candidatos que tenham características mais próximas a que a empresa precisa. 

Contudo, para que você entenda melhor, deixaremos alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  • verifique o tempo que durou para o teste ser feito;
  • quais foram os resultados alcançados;
  • por fim, quais foram as reações do candidato durante o teste.

Quais são os benefícios de um teste de avaliação concentrada?

Primeiramente, é importante lembrar que encontrar a pessoa certa para a empresa é uma tarefa muito desafiadora. Por isso, são utilizados testes, como o teste de avaliação concentrada, para ajudar a encontrar características ideais dos candidatos. 

Além disso, utilizar o teste AC para avaliar a concentração dos possíveis colaboradores, pode trazer inúmeros benefícios, veja os principais:

Escolha correta do Perfil do Candidato

De fato, com um processo de recrutamento e seleção e um teste de avaliação concentrada organizados e planejados, fica muito mais fácil descobrir o candidato ideal. 

Ou seja, isso maximiza as possibilidades de os recrutadores escolherem o candidato ideal, impactando a empresa positivamente. 

Melhor Formação de Equipes

Sem dúvida, para fazer o teste de avaliação concentrada ou qualquer outro teste, os recrutadores precisam saber qual é o perfil que a empresa necessita para preencher a vaga.

Afinal, é por meio dessas informações que as organizações conseguem ter melhores resultados no processo de recrutamento e seleção

Além disso, quando uma companhia consegue encontrar os melhores profissionais para a sua organização, fica bem mais fácil formar equipes mais alinhadas com a cultura organizacional da empresa. 

Saber sobre o Comportamento do Candidato

A princípio, esse teste de avaliação concentrada permite que os recrutadores avaliem o comportamento dos candidatos. No entanto, caso o profissional que está aplicando o teste não observe esta característica, ele pode se frustrar. 

Pois bem, imagine se a empresa contrata o colaborador, mas no período de experiência percebe que ele não tem um bom comportamento? Seria mais gasto com a demissão do funcionário e ainda ter que contratar outro. Você concorda? 

Por isso, é muito importante avaliar o comportamento do candidato durante o processo de recrutamento e seleção, justamente para não se surpreender negativamente com a postura do potencial colaborador em relação a diversas situações. 

Por que o teste de avaliação concentrada é tão importante para as empresas?

A princípio, o teste de avaliação concentrada é muito importante em vários aspectos para as empresas. Em primeiro lugar, o teste AC traz mais confiabilidade e agilidade no processo de recrutamento e seleção. 

Ou seja, é possível colher informações muito ricas para escolher o perfil ideal para a empresa, como por exemplo, soft skills, que além de habilidades interpessoais, também dizem muito sobre alguns fatores da personalidade do candidato. 

Afinal, a coleta de dados dos participantes do processo seletivo também impactam diretamente no desempenho e entrega, ou seja, é válido para um melhor recrutamento. 

Além disso, as características coletadas também podem servir para contratações futuras. Pois é, mesmo que o recrutador não queira contratar o candidato, os soft skills dele, podem gerar oportunidades “lá na frente”.

Ademais, utilizar as informações obtidas no teste de avaliação concentrada é muito importante para reduzir a rotatividade na empresa e também contratar funcionários mais satisfeitos. 

Qual é o papel do RH no teste de avaliação concentrada? 

De fato, quem trabalha com recursos humanos sabe que encontrar os candidatos ideais para a organização é uma tarefa muito desafiadora.

Afinal, não é apenas um investimento financeiro, mas também tentar encontrar alguém que tenha as características que a empresa precisa para preencher a vaga. 

Então, uma opção é o teste de avaliação concentrada, que é um tipo de teste psicológico determinante para saber se a pessoa vai passar da primeira fase do processo seletivo. 

No entanto, a empresa também precisa se planejar e analisar todos os pontos que os departamentos precisam para fazer a escolha correta. Por isso, a tarefa do RH é realizar um plano de ação para aplicar o teste de forma assertiva. 

Dessa forma, após a aplicação do teste, o setor de recursos humanos deve avaliar atentamente todas as informações geradas e avaliar os resultados. 

Lembre-se, as necessidades são da empresa e isso é o fator determinante para saber qual caminho escolher. 

Além disso, para que o setor de recursos humanos possa dar mais foco para as pessoas, é importante automatizar os processos de RH, por isso, temos uma dica para você: conheça a QRPoint!

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Recrutamento e Seleção: tudo o que você precisa saber!

Qual é a empresa que não quer formar uma boa equipe e valorizar bons talentos para manter a sua vantagem competitiva no mercado, não é verdade?

Pois bem! Embora pareça fácil, essa é uma das tarefas mais desafiadoras para qualquer setor de recursos humanos ou departamento pessoal.

Afinal, o departamento de recrutamento e seleção possui a responsabilidade de contratar as pessoas ideais para cada vaga.

Mas será que basta ligar para os possíveis candidatos e marcar uma entrevista? É, se você pensa desta forma, você se enganou!

O departamento de recrutamento e seleção possui diversas tarefas que não são nada simples. Além disso, até chegar no momento da entrevista, existem muitos processos a serem feitos. 

Se você quer saber quais são as principais atividades da área de recrutamento e seleção, todas as suas técnicas e estruturações, continue lendo este artigo!

Nós preparamos um conteúdo recheado de informações importantes especialmente para você!

Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui agora e saiba tudo sobre o processo de recrutamento e seleção!

Conheça outros artigos relacionados