O uso da tecnologia no RH: mude o desempenho da sua empresa

Se você é gestor de RH sabe que, em determinados momentos, as atividades se acumulam em montes de papéis. É aí que entra a tecnologia no RH.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Se você é gestor de RH sabe que, em determinados momentos, as atividades se acumulam em montes de papéis a serem preenchidos - e é aí que o desespero aparece. Contudo, se o uso de ferramentas de automação fosse feito - para tarefas repetitivas, por exemplo -, muitas dessas atividades poderiam ser simplificadas. O tempo gasto com elas também seria mais curto. 

Felizmente, a tecnologia no RH não nos deixa na mão. Sempre existe uma novidade capaz de impactar todos os setores de uma corporação. Diversas inovações já estão disponíveis para quem faz controle da jornada, satisfação e pormenores dos colaboradores.

Investir em tecnologia no RH pode ser uma dúvida, mas há um ponto a se levar em consideração: quanto mais fluido for o trabalho do setor, melhor desempenho a empresa pode ter.

Assim, é essencial que a empresa invista em tecnologia no RH, porque é daí que pode sair o aumento de produtividade do setor. Para entender isso melhor, basta pensar nas possibilidades de automatização e praticidade oferecidas pelas ferramentas disponíveis.

Comunicação

Em primeira análise, dentro da corporação, as tecnologias facilitam a comunicação entre o setor de RH e os outros colaboradores. 

Com as possibilidades de troca de mensagens por meio de aplicativos, e-mail, hangouts, entre outros, as informações são passadas de forma prática, eficiente e, muitas vezes, com mais velocidade. 

Além da comunicação interna, o RH também precisa estabelecer contato externo, como no caso de um processo seletivo, por exemplo. Nessa situação, as tecnologias também facilitam o contato, permitindo a comunicação em canais remotos e acelerando o fornecimento de feedbacks. 

Proteção de dados

Com algumas tecnologias de automação, fica bem mais fácil, para o RH, coletar e registrar informações dos colaboradores. 

Entretanto, nem sempre tecnologia significa privacidade. Por isso, existe a necessidade de proteger devidamente os dados, o que exige da empresa investimento em um sistema de segurança das informações. Ele pode evitar riscos à empresa e aos funcionários.

Alcance do público-alvo 

Lançando mão da presença nas mídias sociais, o setor de RH pode anunciar, online, as vagas de emprego, detalhando as informações e buscando candidatos adequados para cada uma delas. 

Contratação

Graças à Inteligência Artificial, já existem ferramentas que ajudam no processo de recrutamento. Softwares especializados podem rastrear informações relevantes em currículos,avaliá-los automaticamente e, claro, selecionar os perfis que melhor atendem às especificações da vaga. 

Além disso, o RH pode contar com sistemas que permitem a aplicação de testes de habilidades online que sejam capazes de evidenciar as competências dos candidatos. Dessa forma, algumas etapas da contratação são automatizadas e, por consequência, o trabalho do RH é facilitado. 

Análise do desempenho dos colaboradores 

Outra possibilidade que as tecnologias oferecem é a facilidade na análise do desempenho dos colaboradores. Para isso existem os aplicativos de automação, que facilitam alguns processos dentro da empresa e fornecem relatórios periódicos com métricas e indicadores.  

A partir desses aplicativos, torna-se possível observar o rendimento dos funcionários para, posteriormente, investir em treinamentos, desenvolver as equipes e aprimorar suas habilidades. Esses treinamentos podem ser feitos de forma online.

Em conclusão, as atividades inerentes ao setor de RH, ao serem automatizadas, permitem que o monitoramento de cada uma seja feito de forma bem mais clara. Além disso, os procedimentos triviais da área, como o de análise de perfis e personalidades, podem se descomplicar, a partir do emprego de ferramentas tecnológicas. Tudo isso favorece o trabalho, acelera os processos e aumenta a produtividade do RH.

Para contribuir com sua equipe de RH e melhorar o desempenho da sua empresa, conte com a QRPOINT. Nosso aplicativo oferece funcionalidades para melhorar processos, inclusive no acompanhamento do registro da jornada de trabalho em tempos de quarentena.
Quer fazer um teste grátis dessa solução? Experimente clicando aqui!

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!