Rotinas de RH: Conheça as principais funções desse setor!

É muito importante para qualquer organização, que a rotina de RH seja feita de forma assertiva. Isso porque esse é o setor responsável pelo capital mais importante dentro de uma empresa: o humano. 

Ou seja, o setor de RH é o principal responsável pela gestão de todas as pessoas dentro de uma empresa, seja para cuidar da carreira dos colaboradores ou das questões mais burocráticas, como folha de pagamento e gestão de cargos, por exemplo

Pensando nisso, a QRPoint preparou um artigo para tratar das principais funções dessa área. Aqui vamos contar para você como funciona a rotina de RH e tudo o que o gestor desse setor precisa fazer dentro de uma empresa. 

Confira os tópicos a seguir: 

  • Como surgiu o setor de Recursos Humanos?
  • Qual a importância da rotina de RH? 
  • O que um profissional precisa ter para garantir uma rotina de RH assertiva? 
  • Quais são as principais funções da rotina de RH? 
  • Como a rotina de RH pode influenciar o resultado da empresa? 
  • Como uma empresa pode otimizar a rotina de RH? 

Boa leitura!

Como surgiu o setor de Recursos Humanos?

Esse é um setor relativamente novo dentro das empresas, isso porque surgiu em meados do séc. XX com a finalidade de resolver as questões envolvendo a empresa e os empregados. 

Após alguns anos, essa área teve um crescimento considerável, trazendo para si mais desafios e responsabilidades. 

Dessa forma, todas as decisões estratégicas de uma empresa começaram a contar com métricas importantes do setor de RH. Ou seja, a rotina de RH passou a estar presente em todas as áreas de uma empresa. 

Isso porque, o gestor de RH se tornou ao longo do tempo, o responsável por todas as questões de valorização de carreira dos colaboradores de qualquer organização. 

Portanto, pode-se concluir que o RH é o setor que serviu de interface entre o trabalho e o capital. Isso porque existem muitas divergências e conflitos entre eles. 

A partir dos anos 90 então, muitas empresas começaram a investir num RH e eles carregavam nomes diversos. Entretanto, mesmo com nomes diferentes, eles defendiam o mesmo posicionamento. 

Desse modo, podemos dizer que atualmente, o RH é o setor mais estratégico dentro de uma organização. Além dele ser o principal caminho para o desenvolvimento e sustentabilidade de um negócio. 

Se você sabe como surgiu esse setor mas ainda não compreendeu a importância de sua rotina dentro de uma empresa, confira o próximo tópico. 

Qual a importância da rotina de RH? 

O desenvolvimento e a sustentabilidade de qualquer organização depende muito do empenho e preparo dos profissionais do setor de RH. 

Isso porque são eles os responsáveis por garantir um bom alinhamento do capital humano e ações estratégicas de uma empresa. 

Por isso, uma rotina de RH bem estruturada é fundamental para o trabalho de todas as equipes. Veja a seguir quais são as principais responsabilidades do setor: 

  • Garantir que a empresa esteja alinhada com a legislação trabalhista;
  • Estabelece um controle assertivo tanto dos processos de admissão, demissão e benefícios, quanto folha de pagamentos, encargos sociais e relações com o sindicato. 
  • Garantir o pagamento em dia de todo e qualquer tipo de remuneração dos colaboradores, como férias, transporte, e salários, por exemplo;
  • Cuidar da jornada de trabalho de todos os colaboradores;
  • Organizar e manter em dia todos os documentos individuais de cada colaborador;
  • Contribuir com ações estratégicas que visam o melhor desempenho das equipes, além de fomentar o cuidado com as pessoas da organização;
  • Realizar a vigilância e garantir que todas as normas de higiene e segurança do trabalho estão em dia dentro da organização. 

Dito isto, podemos dizer que todo o desempenho burocrático de responsabilidade do RH necessita de muita atenção e conhecimento técnico. 

Isso porque, qualquer irregularidade dentro desse setor pode ter resultados não muito agradáveis para a organização. Eventuais causas trabalhistas e/ou prejuízos financeiros são exemplos disso. 

Para que um profissional mantenha a rotina de RH dentro das conformidades, confira o que precisa ser feito no tópico a seguir. 

O que um profissional precisa ter para garantir uma rotina de RH assertiva? 

Para manter a rotina de RH dentro das conformidades tanto dentro da empresa quanto para o que exige a legislação trabalhista, esse profissional precisa estar atento a algumas necessidades. 

Um dos principais requisitos de um gestor de RH é saber lidar com pessoas. Isso porque é com o pessoal de uma empresa o seu maior compromisso. Além, é lógico, de contribuir com as estratégias e estar atento às novas tecnologias.

Desse modo, é fundamental que esse profissional seja volátil e que esteja aberto a aprender e a reaprender o tempo todo. Isso porque, o setor de RH vem sofrendo grandes avanços ao longo do tempo e é necessário que as empresas os acompanhem. 

Outra característica que é muito marcante nesse profissional é a liderança. Ou seja, a capacidade de direcionar processos para outras pessoas. 

Entretanto, liderar deve ser um exemplo diário de um gestor de RH, e somente ordenar que outras pessoas façam algo que o mesmo deveria fazer. 

Agora que você já conhece as características desse profissional, conheça também as principais funções dele na rotina de RH. 

Quais são as principais funções da rotina de RH? 

Todas as tarefas dentro da rotina de RH estão de algum modo, ligado às pessoas da organização. E é muito comum, que atualmente tenham profissionais dessa área engajados e trabalhando com endomarketing e employer branding, por exemplo. 

A seguir vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre as principais funções na rotina de Recursos Humanos de uma empresa, veja só: 

Recrutamento e Seleção de Talentos 

Esse é um momento muito importante dentro de uma organização. Isso porque esta é a chance que o RH tem em recrutar talentos que irão contribuir na construção da empresa e ao mesmo tempo abraçar a política organizacional. 

Ou seja, um RH que não faça uma contratação que vá de encontro com os vieses da empresa, pode ao contrário de contribuir, atrapalhar as ações estratégicas da organização e mudar os rumos de seus resultados. 

Por isso, é fundamental que o profissional de RH esteja bem alinhado e organizado com os perfis necessários para a empresa. Só assim, ele poderá garantir contratações com muito mais acertos do que erros. 

Portanto, podemos concluir que nesse momento, o RH precisa estar alinhado com algumas práticas, veja a seguir: 

  • Construir bem a vaga;
  • Analisar o perfil ideal para a empresa;
  • Criar um ambiente de troca durante as entrevistas;
  • Manter a entrevista pessoal em, pelo menos, uma etapa do processo. 

Esses pontos que citamos acima podem contribuir muito para um recrutamento e seleção de talentos feito da maneira mais assertiva possível. 

Cuidar da comunicação Interpessoal da empresa 

É fundamental que na rotina de RH de qualquer empresa, esteja incluso o cuidado com a comunicação interpessoal dentro da mesma. 

Isso porque ele é o responsável por criar um ambiente de trabalho harmonioso para todos os colaboradores. 

Por isso, é fundamental que junto aos gestores de cada equipe, o RH se atente e conheça as motivações individuais de cada profissional de dentro da organização. 

Dito isto, é necessário reconhecer as diferenças entre cada colaborador, justamente, para encontrar caminhos que mantém, cada um em sua particularidade, motivados e engajados. 

Além de contribuir com a retenção de talentos dentro da organização, outro ponto também importante, é a construção de dinâmicas que contribuam para o relacionamento entre equipes de trabalho. 

Isso porque, estimula os colaboradores a trabalhar com pessoas diferentes, contribuindo com a confiança individual e valorização de todos as ideias e opiniões.

Se você está interessado pelo assunto, clique aqui e acompanhe nosso conteúdo completo sobre comunicação Interpessoal!  

Garantir precisão nos cargos e salários dos colaboradores

Cuidar dos cargos e salários dos colaboradores também é essencial dentro de um RH. Dessa forma, essa prática poderá guiar os gestores para futuros processos de recrutamento e seleção, facilitando a descrição das possíveis vagas e o que espera de cada candidato. 

Além disso, é uma prática fundamental para auxiliar o setor de RH na avaliação de desempenho dos profissionais, já que a partir disso, é possível saber detalhes de cada função e responsabilidade dos cargos. 

Outras características dessa prática são: 

  • Validação ou ajustes de definição de cargos;
  • Averiguar quais são as atividades cumpridas e não cumpridas de cada cargo;
  • Mensurar o que é feito além do esperado por cada cargo. 

Todas essas práticas são analisadas rotineiramente dentro do setor de recursos humanos. 

Treinar e capacitar as equipes de trabalho

O treinamento tanto de novos colaboradores quanto de equipes já formadas é fundamental em qualquer ambiente de trabalho, e os responsáveis por realizá-lo são os profissionais de RH. 

Com isso, é de praxe do RH que ele promova palestras, workshops, treinos técnicos e outros tipos de atividades para os demais colaboradores. A fim de permitir que todos os profissionais se sintam acolhidos pela organização. 

Desse modo, a escolha de temáticas e conteúdos dessas atividades, pode ser considerada através de possíveis métricas analisadas pelo setor de RH. 

Com isso, esse gestor poderá ofertar aos seus colaboradores aquilo que analisar um déficit dentro da organização.  

Portanto, a partir desse movimento é possível realizar estratégias com um direcionamento assertivo muito maior. 

Controlar a jornada de trabalho dos colaboradores

Outro ponto importante dentro da rotina de RH é o controle da jornada de trabalho de todos os colaboradores de uma empresa. Sejam feitos de forma manual ou automatizada. 

Isso porque, essa prática pode minimizar muito as chances de possíveis processos trabalhistas contra a empresa. Esta condição também está prevista na legislação, inclusive. 

Portanto é possível que uma organização opte por um controle de ponto automatizado, para garantir que todos esses processos irão ser feitos de forma mais assertiva. 

Mensuração de horas extras e folha de ponto são exemplos de processos que podem ser feitos de forma automatizada, melhorando o desempenho do RH de uma empresa.  

Garantir o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores

Além de todas as questões burocráticas que já trouxemos aqui, é importante que o RH cuide das pessoas. 

Por isso, é essencial que além de olhar para o profissional, oferecendo treinamentos, cursos e atividades, o gestor de RH se atente ao desenvolvimento pessoal de cada colaborador. 

Como fazer isso? Vamos te contar quais são as práticas mais fundamentais numa rotina de RH focada em pessoas: 

  • Garantir a conscientização da cultura organizacional; 
  • Organizar as tarefas e desempenho individual;
  • Integração entre equipes de trabalho;
  • Cuidar da identidade corporativa;
  • Realizar plano de carreira com os profissionais;
  • Fomentar o trabalho em equipe;
  • Cuidar do clima organizacional

Todas essas práticas podem contribuir para a otimização dos resultados que o RH precisa. Isso porque agindo assim, os profissionais de RH educam os demais colaboradores sobre o papel individual e coletivo dentro da organização.

rotina de rh

Processo demissional 

Geralmente, o processo demissional é uma prática dentro da rotina de RH que requer muito cuidado. Isso porque ele é muito burocrático tanto para a empresa quanto para o funcionário em processo de desligamento. 

Dito isto, o gestor de RH precisa estar atento aos cálculos e pagamentos a serem feitos ao colaborador em questão. Além de cuidar de outros fatores tão importantes quanto e evitar que a empresa possa sofrer possíveis processos trabalhistas. 

Além disso, um RH preocupado com o seu pessoal, tem como rotina de trabalho a “Entrevista demissional” para entender os motivos da saída de determinado colaborador. 

Dessa forma, essa prática pode contribuir estrategicamente com a empresa. Isso porque a partir dela poderá ser feito uma análise do que precisa de atenção aos próximos processos seletivos. Além de permitir que o profissional explique suas motivações para o acontecimento. 

Para aprender como é feito o cálculo de rescisão, leia este conteúdo

Como a rotina de RH pode influenciar o resultado da empresa? 

A rotina de RH pode influenciar muito no desempenho de uma empresa. Isso porque, todas as práticas que são aplicadas dentro dessa rotina percorrem toda a empresa. 

Dito isto, dentro da rotina de RH as atividades são muito amplas mas todas muito importantes. vão desde o planejamento estratégico da empresa até as questões mais burocráticas e que podem ser automatizadas. 

Todas essas atividades podem influenciar diretamente nos resultados da empresa. Além disso, os resultados de importância que saem do RH estão também ligados ao desempenho dos funcionários. 

Portanto podemos concluir que quanto mais organizado e objetivos for o RH de uma organização, mais assertivos vão ser todos os processos dentro da mesma. 

É importante lembrar que dentro desse setor, é imprescindível determinar tarefas a cada profissional, isso porque não é possível que a mesma pessoa realize todos os processos dessa área. 

Como uma empresa pode otimizar a rotina de RH? 

E, justamente, por ser muitos processos para apenas um profissional. Ou, dependendo da equipe de RH, ainda ser insuficiente para o tamanho de determinada empresa, é possível otimizar alguns processos. 

Além disso, a automatização de processos, impede por exemplo, possíveis erros humanos. Isso pode contribuir muito para a gestão tanto dos processos quanto das pessoas dentro de uma organização. 

Desse modo, mesmo que alguns processos sejam automatizados é fundamental que o RH esteja claro de suas metas, seus resultados e feedbacks. 

Trabalhando assim, é possível que todas as áreas de uma empresa sejam beneficiadas. Isso porque o setor de RH estará gerenciando e liderando todas as métricas para manter o sucesso da organização. 

Como o QR POINT pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre a rotina de RH, sabe também que automatizar os processos deste setor pode contribuir muito para o desenvolvimento de toda a empresa. E é por isso que você pode contar com a QRPoint. 

Nós chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR POINT cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR POINT. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR POINT como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR POINT funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR POINT na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados