Relógio de ponto x aplicativo de controle de ponto: qual o melhor?

Se você é gestor de RH, ou tem outra responsabilidade dentro do departamento pessoal, sabe que registrar o ponto de seus colaboradores nem sempre é uma escolha. De acordo com as leis trabalhistas, empresas com mais de 20 funcionários com carteira assinada devem ter um sistema eficiente para marcar os horários de entrada, saída e horas extras.

A marcação de ponto deve ser feita diariamente, levando em consideração a jornada de trabalho estipulada para cada funcionário. Para tanto, a empresa deve orientar seus colaboradores a fazerem o registro da seguinte forma:

  • Entrada no trabalho;
  • Período de descanso matutino, quando houver;
  • Horário de almoço;
  • Período de lanche ou descanso, quando houver;
  • Saída do trabalho;
  • Horas extras.

O setor responsável por administrar o ponto dos funcionários deve contabilizar as horas, observando o cumprimento do horário, bem como faltas, atrasos e horas extras. Ao final do período de registro, o RH deve calcular os valores a serem pagos a cada empregado no final do mês.

Contudo, para que esse processo funcione de forma redonda, a organização deve escolher a ferramenta de registro de ponto que traz o melhor custo benefício para o negócio.

Para o controle, a empresa pode utilizar a opção tradicional, que é o relógio de ponto. O aplicativo de controle de ponto, considerado um avanço tecnológico para o setor de RH, também pode ser uma excelente alternativa. 

Relógio de ponto ou aplicativo de controle de ponto: qual é o melhor?

A inovação é uma aliada dos processos gerenciais e, com a área de recursos humanos, não poderia ser diferente. Atualmente existem muitas opções no mercado para controlar o ponto dos funcionários de maneira precisa, evitando fraudes ou falhas que custem caro às organizações. 

Ainda que muitas pessoas ainda usem o ponto manual para registrar horários, a forma campeã, no Brasil, é o relógio de ponto, que já é bastante conhecido. O aplicativo de controle de ponto nada mais é que um sistema de relógio de ponto, só que mais moderno – e em dia com a tendência tecnológica.

Mas, para que você não tenha dúvidas dessa afirmação, vamos falar um pouco mais sobre as duas possibilidades. 

Relógio de ponto

O relógio de ponto biométrico é uma evolução do relógio mecânico (aquele com fichinhas). Ele é mais preciso, ágil e torna e empresa mais segura contra fraudes. Uma das mais comuns é o preenchimento errado da folha de ponto, contando horas a mais para o funcionário.

Outro fator de relevância do relógio de ponto biométrico é que, como ele identifica o funcionário pela impressão digital, fica mais difícil tentar o esquema de bater o ponto para o colaborador que não esteve presente no dia de trabalho. 

Com essa solução, para fechar o ponto no final do mês, basta fazer o download das marcações. Não há necessidade de conferência manual do cartão de ponto. Isso otimiza muito o tempo dos profissionais de RH, área geralmente bem demandada pela empresa.

No entanto, o relógio de ponto, mesmo o biométrico, não é capaz de registrar os horários de funcionários que estão fora da empresa, tais como vendedores, consultores e técnicos. Além disso, como muitas empresas estão adotando o modelo de trabalho home office, ter um relógio fixo, e querer que as informações sejam precisas, é impraticável. 

Outro aspecto a se considerar é o preço. Além do valor da máquina, que custa em torno de R$1.500,00, a empresa ainda precisa pagar pelas manutenções, possíveis reparos e compra de bobinas de papel para emissão de comprovantes.

Aplicativo de controle de ponto

O aplicativo de controle de ponto, ou ponto online, é um sistema inteligente, confiável e fácil de usar. É, hoje, a ferramenta mais moderna de que se tem notícia para que a empresa inove nessa funcionalidade.

Como o recurso é totalmente virtual, contando com armazenamento em nuvem, ele permite o acesso de dados em tempo real. Basta, para tal, que a pessoa a registrar o ponto tenha acesso à internet, seja pelo computador ou smartphone. 

Assim, a aquisição da ferramenta se torna uma opção econômica, pois não exige investimento para compras de equipamentos e bobinas. Basta baixar o aplicativo no computador, tablet ou celular e começar a usar.

Ele é muito confiável, com mecanismos à prova de fraude, agilidade de registro e ainda pode gerar uma economia de até 80% em relação ao relógio de ponto. Isso porque o aplicativo reduz em até 4 vezes o fechamento médio da folha de pagamento.

Controle de ponto com a COVID-19

Uma das vantagens do ponto online, como o desenvolvido pela QRPoint, é que o funcionário tem a possibilidade de registrar o ponto de onde ele estiver. Para o regime home office (teletrabalho), essa é a solução perfeita, já que o app reduz o custo de deslocamento – que a empresa deve pagar – apenas para que um colaborador ateste ter ido trabalhar.

Além disso, o empregador optando pelo QRPoint, a flexibilidade no registro do ponto, que pode ser realizado por um celular, tablete ou computador. Pelo smatphone de uso individual, se minimiza drasticamente o risco contato e contaminação, algo praticamente impossível com o relógio de ponto.

Veredito final

Na comparação direta entre as duas soluções, o aplicativo de controle de ponto leva a melhor. Em relação ao custo, ele é bem mais acessível do que o relógio de ponto biométrico. O sistema da QRPoint, por exemplo, tem um valor fixo de plano: R$6,90 por pessoa para empresas com até 10 funcionários, custo que diminui para organizações com mais colaboradores.

E, de forma geral, a empresa que o adquire não precisa pagar por manutenção ou compra de papéis e outros acessórios para a finalidade de registrar a jornada de trabalho. Além disso, favorece o correto registro de funcionários que, por motivos de mobilidade, não podem estar na sede da organização. Reforça-se ainda o fato, de ser altamente flexível no controle de ponto para o home office, opção muito procurada por conta da COVID-19.

E aí, você já decidiu qual controle é mais viável para sua empresa: relógio de ponto x aplicativo de controle de ponto? Por aqui, você sabe o que a gente pensa: modernizar a marcação de ponto dos seus funcionários é uma forma de reduzir custos operacionais, além de facilitar o trabalho do RH.

Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato com a QRPoint e vamos conversar.

Conheça outros artigos relacionados