Provisionamento: Saiba o que e como realizá-lo em sua empresa!

Manter a saúde financeira da sua empresa pode ser algo muito desafiador, por isso, é necessário investir em um bom planejamento com recursos que sejam assertivos para a rotina do negócio. Desse modo, um dos métodos mais transparentes é o Provisionamento. 

Essa prática nada mais é do que a previsão de uma quantia de dinheiro destinada a dívidas futuras que uma empresa precisa pagar. Mas para que você entenda da forma mais completa possível, vamos te explicar tudo sobre o assunto a seguir: 

  • O que é provisionamento? 
  • Porque é necessário fazer o provisionamento?
  • Quais são as classificações de risco do provisionamento? 
  • Quais são os tipos de provisionamento? 
  • Como realizar o provisionamento financeiro? 
  • Como a tecnologia pode ser usada no provisionamento? 

Boa leitura! 

Provisonamento
Business concept. Business people discussing the charts and graphs showing the results of their successful teamwork.

O que é provisionamento? 

O provisionamento nada mais é do que a definição de variação patrimonial que pode ocorrer no futuro e gerar uma despesa para a organização. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para quando chegar o momento de colocar essa dívida em dia, só assim elas conseguirão arcar com os recursos necessários. 

Portanto, as provisões contábeis servem justamente para definir o valor aproximado que a empresa precisa reservar do seu capital ou dos ativos, mesmo que o valor exato desta dívida ainda não seja do seu conhecimento. 

É importante destacar a necessidade de realizar esta prática dentro da sua organização, para que a saúde financeira da mesma seja resguarda nestes momentos. 

Porque é necessário fazer o provisionamento?

Sabemos que o gestor financeiro de uma empresa precisa ser transparente sobre o seu trabalho e os recursos que a organização tem. Isso é necessário porque qualquer negócio tem a responsabilidade de saber quais os próximos passos financeiros. 

Desse modo, essa prática é fundamental porque saber quanto uma empresa precisa desembolsar no futuro pode contribuir muito para um planejamento assertivo. Algumas questões, por exemplo, quanto a empresa pode investir em determinados setores da empresa podem ser respondidas no planejamento de provisionamento. 

Além disso, o provisionamento pode garantir uma proteção das reservas financeiras de uma instituição. Isso porque com ele é possível ter uma maior estabilidade e prevenir certos riscos nas tomadas de decisão da instituição. 

Agora ficou bem mais fácil de entender como o provisionamento pode ser fundamental em seu negócio, né? Saiba a seguir quais são as classificações de risco desta prática. 

Quais são as classificações de risco do provisionamento? 

Como já dissemos anteriormente, o cálculo de risco do provisionamento é uma estimativa de quanto a empresa precisa reservar para caso precise pagar alguma dívida futura. Ou seja, o cálculo que prevê as chances da mesma perder ou não uma causa judicial. 

Existem também uma série de critérios que são adotados nestes casos para determinar aproximadamente de quanto será a perda se ela acontecer. Desse modo, o departamento jurídico de uma organização classifica em uma escala de três, veja a seguir: 

Provável 

O risco provável indica uma probabilidade maior de perda. Ou seja, o provisionamento precisa ser considerado como provável dentro da organização porque a probabilidade desse evento acontecer no futuro é muito alta. 

Existem algumas ações que são determinadas como risco provável, veja só: 

  • Desfavor da empresa em primeiro grau;
  • Histórico de desfavor a empresa em outras causas;
  • Percentual de perda elevado para determinada ação;
  • Entre outros. 

Desse modo, para setores jurídico e financeiro da empresa, uma causa com característica de risco provável deve ser considerada pela empresa. Ou seja, a organização não deve subestimar, nem superestimar a perda. 

Possível

O risco possível é uma posição que não tem como prever de antemão se a causa é ganha ou não para a empresa. Ela pode ser utilizada, por exemplo, em casos onde a perda é menos provável mas que ainda tem chance de acontecer. 

Dessa forma, é uma ação que pode ser utilizada quando a causa ainda não foi julgada em nenhuma instância. E por mais que não seja uma regra, é mais comum nesse tipo de caso que as perdas sejam registradas apenas em notas explicativas.  

Remoto 

No caso do risco remoto, ele pode ser atribuído a causas em que a empresa tem muitas chances de obter um resultado favorável, aqui também existem algumas ações prováveis, veja quais são: 

  • Quando a empresa recebeu decisão favorável em primeira instância;
  • Quando a empresa possui um histórico favorável nesse tipo de causa

Portanto, tanto para o departamento financeiro quanto para o jurídico, o provisionamento de risco remoto não precisa ter a obrigatoriedade de ser discriminado no balanço da empresa. 

Entretanto, ainda é fundamental que o jurídico consiga manter um controle sobre os riscos remotos, isso porque pode ser mais fácil de acompanhar e analisar as ações ao longo do tempo. 

Quais são os tipos de provisionamento? 

O provisionamento pode ser dividido entre duas categorias diferentes, veja só: 

Para exigibilidades

São todas as provisões de pagamentos para empregados, como gratificações, 13° salário, encargos trabalhistas, férias e imposto de renda, por exemplo. É importante dizer que todas as obrigações de uma organização entram nesta categoria.  

Para perdas no ativo 

No caso do provisionamento de perdas no ativo, é considerado as estimativas das prováveis perdas que uma empresa poderá ter ao realizar, por exemplo, um novo investimento. 

Então aqui, é importante dizer que nesta categoria está presente todas as ações que não possuem uma obrigatoriedade por parte da empresa. 

Como realizar o provisionamento financeiro?

Se você precisa realizar um provisionamento na sua empresa, este é o momento de aprender. Desse modo, é fundamental que sejam seguidas três condições para que essa prática funcione de forma assertiva. Veja a seguir: 

  • A empresa assumir a obrigação de realizar o provisionamento, por resultados passados;
  • A empresa precisa contar com recursos de saída para que a provisão seja realizada;
  • A estimativa do valor precisa ser realizada de forma confiável e assertiva. 

Outro ponto a  ser considerado é que o provisionamento não define nenhum tipo de limite para a quantia a ser reservada, então é fundamental que a empresa obedeça às recomendações da norma técnica. 

A seguir vamos te contar algumas situações passíveis da realização do provisionamento. Confira:

Provisionamento de Férias

A contabilidade mensal da sua empresa precisa prever, por exemplo, o cálculo de férias de todos os funcionários. Isso porque, a cada mês trabalhado, os colaboradores têm o direito de receberem férias proporcionais. 

Desse modo, se a empresa tem a obrigação de realizar este pagamento, ela precisa ter a verba necessária para quitar todos eles, e é nesse momento que o provisionamento entra. 

Portanto, esta prática está baseada no salário atual de cada colaborador e é possível prever através dele quanto será a estimativa do valor a pagar aos profissionais. 

Provisionamento de despesas

No caso do provisionado de despesas, existe uma confusão em relação a ele e as provisões e reservas de contingência. Desse modo, é válido dizer que contingência está mais relacionada a situações onde os resultados dependem de um futuro incerto e que não pode ser baseado em casos de estimativa provável, por exemplo. 

Segundo a legislação, a assembleia geral tem a possibilidade de destinar parte do lucro líquido a reservas que tem o objetivo de compensar a diminuição deste lucro no futuro. 

Portanto, esta ação se difere de modelos de provisionamento, por exemplo. Sendo assim, o provisionamento é definido como uma prática de auxílio na equilíbrio das finanças de uma organização, como deixar a empresa preparada para os futuros gastos. 

Como a tecnologia pode ser usada no provisionamento?

Agora você já sabe sobre a importância de realizar o provisionamento em sua empresa e todos os benefícios que ele pode garantir para ela, né? Essa prática realizada de maneira assertiva, pode, inclusive, garantir o equilíbrio financeiro para o negócio. 

Desse modo, para que tanto os donos quanto os gestores tenham segurança ao realizar o provisionamento, é fundamental que confiem em contabilidades seguras e também em ferramentas que são utilizadas para essa atividade. 

Sabendo disso e entendendo o movimento da tecnologia na atualidade, existem no mercado softwares de integração de gestão, que permitem, por exemplo, que todos os lançamentos sejam lançados previamente de maneira correta. 

Além disso,  existem outros tipos de softwares que podem contribuir com a rotina tanto do RH quanto do financeiro, que é o caso das ferramentas de controle de jornada de trabalho. Veja a seguir como a QRPoint funciona e como ela pode contribuir para o sucesso da sua empresa. 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tudo o que você perdeu sobre Rotinas do setor financeiro! 

Antes de mais nada, é muito importante nós contextualizarmos o que são as rotinas do setor financeiro, certo?

Pois bem, as rotinas do setor financeiro são conjuntos de práticas que tem como objetivo gerenciar as atividades do setor de finanças. 

Dessa forma, as rotinas do setor financeiro podem ser planejadas em curto, médio ou longo prazo. 

Além disso, devem estar sempre em busca de fazer uma análise financeira da instituição, agindo de forma equilibrada para obter lucros. 

Como ela funciona? 

Na prática, é importante entender que cada organização possui a sua configuração, ou seja, a forma de se trabalhar. No entanto, existem algumas atividades principais, como vamos ver daqui a pouco. 

Entretanto, podemos dizer que o setor financeiro da empresa pode se alinhar às estratégias dela, afinal, se trata de um departamento que controla as finanças da empresa e ajuda na tomada de decisões. 

Com certeza, dividir o departamento financeiro para cada atividade é um diferencial para qualquer empresa, como por exemplo:

  • tesouraria;
  • contabilidade;
  • controladoria;
  • auditoria (na maioria das vezes é terceirizada).

Inclusive, no caso das micros, pequenas e médias empresas a divisão pode ser feita conforme vai aumentando a complexidade de tarefas, ou seja, no momento em que a empresa enxergar a necessidade. Agora, se você quer saber mais sobre o dia a dia do setor financeiro, acesse o link com o conteúdo completo.

Conheça outros artigos relacionados