Gamificação no RH: O que é e como aplicar?

A gamificação é uma ótima ferramenta para que você promova o desenvolvimento da equipe e aumente o engajamento de todos os colaboradores da sua empresa.

Na área de Recursos Humanos, a gamificação impacta diretamente na satisfação dos seus funcionários, reduzindo até os índices de turnover.

Gostou dos impactos que a gamificação pode trazer para a sua equipe? Então, continue lendo este artigo e descubra como transformar os resultados do seu negócio.

  • O que é gamificação no RH? 
  • Quais são os benefícios da gamificação no RH? 
  • Como implementar a gamificação no RH?
  • Como funciona a gamificação de RH? 

Vamos lá? 

\"gamificação

O que é gamificação no RH?

A gamificação usa estratégias de jogos para desafiar, estimular e engajar os colaboradores em diversos tipos de ações.

Para se ter uma ideia, a gamificação traz vários benefícios para uma empresa.

Os jogos incentivam o aprendizado, aumentam a performance, melhoram o engajamento do time, garantem a motivação dos colaboradores, potencializam a produtividade, trazem reconhecimento e aumentam até as vendas.

É fundamental deixar claro que a gamificação não é considerada um game. Ela apenas usa técnicas de jogos para que os colaboradores promovam várias ações.

Existem diversos processos que a gamificação pode ser implementada. O treinamento da sua equipe de marketing pode ter jogos e dinâmicas em grupo. Nela, os colaboradores somam pontos após terminar uma tarefa e conquistar o primeiro lugar da competição.

A estratégia também pode ser usada na área comercial. Cada venda que o profissional consegue concluir, o vendedor adquire pontos e pode conquistar o prêmio de melhor vendedor do time.

A gamificação é um sucesso porque alguns elementos como troféus, ranking e medalhas deixam a tecnologia mais empolgante.

Um grande erro dos profissionais de RH é acreditar que qualquer brincadeira pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. Pelo contrário, é fundamental definir regras, construir objetivos desafiadores e acompanhar a performance da gamificação junto com o diretor da empresa.

Quais são os benefícios da gamificação no RH?

Existem diversos benefícios pelos quais você deve implementar a gamificação em sua empresa.

Colaboradores mais estimulados

Um dos grandes erros das empresas é não estimular o desempenho do seu colaborador. Sem esse tipo de postura, a qualidade na entrega é reduzida, assim como a satisfação pelo trabalho.

A gamificação aumenta o estímulo dos colaboradores e melhora o clima interno na equipe.

Colaboradores mais criativos

Outro benefício é que a gamificação aumenta a criatividade no trabalho. Afinal, os colaboradores conseguem ter novas ideias com processos diferentes na organização.

Colaboradores mais empolgados

A gamificação deixa o ambiente de trabalho mais leve e divertido. Os colaboradores executam as suas atividades como se estivessem em um jogo. A rotina fica mais amena e os membros de cada time mais empolgados para executar as tarefas diárias.

Colaboradores mais competitivos

Os jogos permitem criar competições saudáveis entre os membros da equipe. Por meio dessa ferramenta, os colaboradores conseguem se aproximar, planejam as atividades em conjunto e buscam alcançar ótimos resultados.

A gamificação é responsável por fazer com que a sua empresa fique mais competitiva no mercado. Afinal, terá uma equipe satisfeita, criativa e bastante estimulada para os desafios diários.

Como implementar a gamificação no RH?

Agora que você já conhece o conceito de gamificação, como funciona e quais são os seus benefícios, que tal colocá-la em prática nas estratégias de RH?

A gamificação não é uma realidade tão distante da empresa. Para se ter uma ideia, quase 85% das nossas tarefas diárias terão as ferramentas de gamificação em sua rotina, de acordo com o Institute of Electrical and Electronics Engineers.

No entanto, não é necessário esperar o tempo passar para implementar a estratégia em sua empresa.

O lado positivo é que o processo é mais simples do que parece. Basta estipular um objetivo claro, definir os objetivos secundários, escolher o tipo de aplicação, as regras, as recompensas e os indicadores.

Os estímulos ajudam a despertar o interesse do colaborador nas ferramentas. Nesse caso, pense fora da caixa. O ideal é não focar em recompensas financeiras, mas sim em experiências como viagens.

Um checklist é uma ótima ferramenta para que você lembre de todos os itens que são muito importantes para a gamificação no RH.

Definir objetivos

É muito importante para o funcionamento dessa estratégia que seja definido um objetivo. Desse modo, ele é definido após a identificação de possíveis práticas que precisam ser aperfeiçoadas. 

Quando tiver essa identificação em mão, é preciso que o gestor responsável pense em qual será o público alvo dessa ação. E vale lembrar que ele pode ser tanto para um setor específico como para todos os setores da empresa. 

Portanto, definir bem os objetivos do projeto pode contribuir para o desenvolvimento e eficiência das ações. 

Estimular uma dinâmica saudável 

Outra forma de contribuir para a eficiência das ações de gamificação, é estimular a competição saudável entre os colaboradores. Isso aumenta a produtividade da equipe como um todo. 

Além disso, é possível que a partir desse e de outros elementos, os colaboradores compreendam a sua importância para a organização e trabalhem em prol de melhorar os seus processos cada vez mais. 

Monitorar de desempenho dos colaboradores

É fundamental dentro de uma empresa que investe na gamificação de RH, que o gestor responsável por esse processo saiba os resultados que o mesmo está gerando nas equipes. 

Dessa forma, é indispensável que a análise do desempenho dos profissionais seja feita dentro de uma periodicidade, e através dela, definir quais são os métodos que mais fazem sentido para os colaboradores. 

Levantar feedback sobre os resultados

Como dito no tópico anterior, é fundamental que aconteça a análise dos resultados da gamificação dentro de uma empresa. Isso porque só assim é possível que todos os esforços envolvidos nessa prática sejam aproveitados. 

Por isso, é importante que o RH tenha acesso e controle sobre todo o desempenho de cada funcionário durante a execução do projeto. Essa prática é indispensável dentro de uma empresa, visto que o RH precisa registrar e armazenar tudo sobre a gamificação. 

Como funciona a Gamificação de RH?

Dito isto, a gamificação pode ser aplicada com o apoio da tecnologia. Existem empresas com excelentes sistemas que executam todo o processo do início ao fim.

Essa tecnologia é capaz de aumentar o engajamento dos colaboradores em treinamentos, além de fazer com que o aprendizado seja retido com mais facilidade.

Foi-se o tempo em que os colaboradores se adequaram aos processos antigos e enferrujados da organização. Afinal, eles não geram resultados e os profissionais não conseguem pensar fora da caixa.

Portanto, invista em técnicas mais modernas como a gamificação para conquistar diversos benefícios em sua empresa.

Como manter a motivação dos colaboradores? 

A desmotivação é um tiro no pé para qualquer empresa, por isso, iremos mostrar algumas formas de aumentar a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho. Vamos lá?

Tenha objetivos claros

De fato, as metas e ações coletivas podem ser essenciais para a motivação dos colaboradores. Afinal, tendo em vista que eles se sentem mais motivados quando conseguem perceber que seu trabalho impactou positivamente a empresa. 

Pois então, quando for colocar as atividades para os seus colaboradores fazerem, lembre-se de falar o que espera deles e como eles podem elaborar tais atividades. 

Trabalhe com metas alcançáveis

Infelizmente, fazer metas que não podem ser realizadas, que são irreais e fazer só por achar que está inovando mais do que os outros colegas de trabalho, é um tanto frustrante. Afinal, metas que não são alcançáveis tendem a desgastar mais os colaboradores. 

Por isso, sempre tenha suas metas claras e com o pé no chão. 

Ofereça feedbacks constantes

De forma geral, o feedback é um dos maiores métodos para a motivação dos funcionários. Claro, não é sempre que eles são positivos, mas é muito bom quando as críticas, independentemente de serem negativas ou positivas, sejam em primeiro lugar construtivas. 

\"gamificação

Crie planos de carreiras

De fato, um dos maiores problemas das empresas nos dias atuais, é a falta de um plano de carreira. Afinal, é muito importante que um colaborador entenda que ele pode crescer dentro da sua empresa e também de que forma ele pode fazer isso. 

Por isso, o plano de carreira é excelente tanto para o crescimento profissional do colaborador, quanto para o crescimento pessoal. 

Certifique a definição de cargos

Hoje em dia, muitas empresas possuem funcionários com funções que não fazem sentido para eles. E claro, isso pode ser um grande incentivo para a falta de motivação no ambiente de trabalho. 

Afinal, é muito importante trabalhar não só com o que se gosta, mas também com o que faz sentido para o profissional, de acordo com suas habilidades, competências, experiências, entre outros fatores. 

Invista em treinamentos

A princípio, é muito motivador aprender algo novo, não é verdade? Além de ter mais conhecimento, é possível aumentar as chances do seu colaborador crescer no ambiente de trabalho e oferecer um serviço de melhor qualidade. 

Quer aprender mais sobre Motivação? Clique aqui e veja o conteúdo completo!

Como o QR POINT pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre gamificação de RH, saiba também como a QR POINT pode contribuir para o desenvolvimento estratégico do time de RH da sua empresa. 

Nós chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR POINT cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR POINT. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR POINT como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR POINT funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR POINT na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu sobre os indicadores de RH?

Os Indicadores de RH são fundamentais para traçar estratégias dentro de uma empresa, e você já deve ter ouvido falar neles, né? 

Isso porque cada vez mais o capital humano se torna a ferramenta mais preciosa das empresas, e para administrá-lo bem é necessário se atentar aos índices e métricas que os indicadores de RH proporcionam. 

Dito isto, para o sucesso estratégico de uma corporação  é fundamental que índices como satisfação, motivação e produtividade sejam supervisionados por uma boa gestão, desse modo tal ferramenta surgiu como forma facilitadora desse trabalho. 

Porque eles são importantes dentro de uma empresa? 

Os indicadores de RH são fundamentais para melhorar o desempenho do setor de gestão de pessoas de uma empresa. Isso porque com ele, é possível otimizar processos, reduzir custos e, por isso, aumentar a produtividade dos colaboradores

Sendo assim, apenas contratar e pagar salários dos profissionais não são ações suficientes para cuidar do capital humano da empresa. 

É fundamental que o setor de gestão de pessoas sempre fique atento ao desempenho, motivação e engajamento dos funcionários, e por isso é necessário trabalhar com ferramentas como os Indicadores de RH. 

Desse modo, o uso dessas ferramentas pode contribuir muito com práticas que são realmente efetivas quando se trata de planejamentos estratégicos para a empresa, isso porque, analisando os indicadores corretamente é possível saber, por exemplo: 

  • Quais setores precisam de ajustes;
  • Quais são as falhas nos planejamentos;
  • Os níveis de satisfação e comprometimentos das equipes;
  • Entre outros movimentos. 

Portanto é válido lembrar que é imprescindível que os gestores de RH façam escolhas de Indicadores que serão efetivos dentro de uma organização.

Se interessou pelo assunto? Acesse aqui o conteúdo completo!

Conheça outros artigos relacionados