O que é gamificação no RH e como aplicar

Veja neste artigo o que é gamificação no RH e como aplicar isso para tornar o espaço de trabalho mais produtivo e eficiente para os colaboradores.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A gamificação é uma ótima ferramenta para que você promova o desenvolvimento da equipe e aumente o engajamento de todos os colaboradores da sua empresa.

Na área de Recursos Humanos, a gamificação impacta diretamente na satisfação dos seus funcionários, reduzindo até os índices de turnover.

Gostou dos impactos que a gamificação pode trazer para a sua equipe? Então, continue lendo artigo e descubra como transformar os resultados do seu negócio.

O que é gamificação no RH?

A gamificação usa estratégias de jogos para desafiar, estimular e engajar os colaboradores em diversos tipos de ações.

Para se ter uma ideia, a gamificação traz vários benefícios para uma empresa.

Os jogos incentivam o aprendizado, aumentam a performance, melhoram o engajamento do time, garantem a motivação dos colaboradores, potencializam a produtividade, trazem reconhecimento e aumentam até as vendas.

É fundamental deixar claro que a gamificação não é considerada um game. Ela apenas usa técnicas de jogos para que os colaboradores promovam várias ações.

Existem diversos processos que a gamificação pode ser implementada. O treinamento da sua equipe de marketing pode ter jogos e dinâmicas em grupo. Nela, os colaboradores somam pontos após terminar uma tarefa e conquistar o primeiro lugar da competição.

A estratégia também pode ser usada na área comercial. Cada venda que o profissional consegue concluir, o vendedor adquire pontos e pode conquistar o prêmio de melhor vendedor do time.

A gamificação é um sucesso porque alguns elementos como troféus, ranking e medalhas deixam a tecnologia mais empolgante.

Um grande erro dos profissionais de RH é acreditar que qualquer brincadeira pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. Pelo contrário, é fundamental definir regras, construir objetivos desafiadores a acompanhar a performance da gamificação junto com o diretor da empresa.

Quais são os benefícios da gamificação no RH?

Existem diversos benefícios pelos quais você deve implementar a gamificação em sua empresa.

Colaboradores mais estimulados

Um dos grandes erros da empresas é não estimular o desempenho do seu colaborador. Sem esse tipo de postura, a qualidade na entrega é reduzida assim como a satisfação pelo trabalho.

A gamificação aumenta o estímulo dos colaboradores e melhorar o clima interno na equipe.

Colaboradores mais criativos

Outro benefício é que a gamificação aumenta a criatividade no trabalho. Afinal, os colaboradores conseguem ter novas ideias com processos diferentes na organização.

Colaboradores mais empolgados

A gamificação deixa o ambiente de trabalho mais leve e divertido. Os colaboradores executam as suas atividades como se estivessem em um jogo. A rotina fica mais amena e os membros de cada time mais empolgados para executar as tarefas diárias.

Colaboradores mais competitivos

Os jogos permitem criar competições saudáveis entre os membros da equipe. Por meio dessa ferramenta, os colaboradores conseguem se aproximar, planejam as atividades em conjunto e buscam alcançar ótimos resultados.

A gamificação é responsável por fazer com que a sua empresa fique mais competitiva no mercado. Afinal, terá uma equipe satisfeita, criativa e bastante estimulada para os desafios diários.

Como implementar a gamificação no RH?

Agora que você já conhece o conceito de gamificação, como funciona e quais são os seus benefícios, que tal colocá-la em prática nas estratégias de RH?

A gamificação não é uma realidade tão distante da empresa. Para se ter uma ideia, quase 85% das nossas tarefas diárias terão as ferramentas de gamificação em sua rotina, de acordo com o Institute of Electrical and Electronics Engineers.

No entanto, não é necessário esperar o tempo passar para implementar a estratégia em sua empresa.

O lado positivo é que o processo é mais simples do que parece. Basta estipular um objetivo claro, definir os objetivos secundários, escolher o tipo de aplicação, as regras, as recompensas e os indicadores.

Os estímulos ajudam a despertar o interesse do colaborador nas ferramenta. Nesse caso, pense fora da caixa. O ideal é não focar em recompensas financeiras, mas sim em experiências como viagens.

Um checklist é uma ótima ferramenta para que você lembre de todos os itens que são muito importante para a gamificação no RH.

  • Objetivo principal e secundário;
  • Dinâmica que será desenvolvida;
  • Definição de recompensas;
  • Monitoramento de resultados;
  • Compartilhamento de resultados com outros membros da equipe.

A gamificação pode ser aplicada com o apoio da tecnologia. Existem empresas com excelentes sistemas que executam todo o processo do início ao fim.

Essa tecnologia é capaz de aumentar o engajamento dos colaboradores em treinamentos, além de fazer com que o aprendizado seja retido com mais facilidade.

Foi-se o tempo em que os colaboradores se adequavam aos processos antigos e enferrujados da organização. Afinal, eles não geram resultados e profissionais não conseguem pensar fora da caixa.

Portanto, invista em técnicas mais modernas como a gamificação para conquistar diversos benefícios em sua empresa.

E você, tem mais dúvidas sobre a Gamificação no RH, compartilhe conosco nos comentários abaixo!

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