O Brasil é o país campeão em reclamações trabalhistas com mais 3 Milhões registradas nos TRTs!

Segundo o especialista em relações de trabalho Professor José Pastore em 2016 o Brasil já computava mais 3,9 milhões de reclamação trabalhistas na justiça do trabalho, grande parte desses processos tem litigio em torno de horas extras, adicional noturno, DSR (descanso semanal remunerado) e consequentemente seus reflexos em todas as verbas trabalhistas.

As horas extras, por exemplo, são uma das principais causas de reclamação trabalhistas, não só pela dificuldade e fazer o correto calculo e seguir as determinações dos acordos coletivos, mas principalmente pela dificuldade em fazer o correto e efetivo controle dessas horas extras e do seu impacto dentro da jornada de trabalho.

Como evitar isso em sua empresa?

As empresas que não fazem o correto controle de ponto de sua equipe ficam extremamente vulneráveis em relação a possíveis reclamações trabalhistas. Até 2011 as empresas contavam apenas com duas possibilidades para fazer o controle de ponto:

  • O relógio de ponto eletrônico;
  • A folha de ponto com registro manual.

Os antigos e tradicionais REP (Relógio eletrônico de ponto) são uma alternativa de alto custo, tanto para aquisição como para manutenção deste equipamento, além de ter várias outras dificuldades, como a falta de mobilidade, custo com manutenções constantes e necessidade de compra de bobinas de papel.

A folha de ponto manual não representa nenhuma vantagem competitiva para as empresas além de ser um potencial risco, pois não existem garantias de que as informações colocadas na folha de ponto sejam verdadeiras.

Essas soluções tradicionais ficam cada vez mais para trás, principalmente por não conseguir mais acompanhar o avança da dinâmica relação trabalhista que ocorre hoje no mercado de trabalho entre empresas e colaboradores que demandam cada vez mais simplificação, informações e dados.

Em um mundo digital como o de hoje, as empresas não podem se contentar em ser apenas eletrônicas. O controle de ponto digital, através de sistemas alternativos de controle de jornada, representa a melhor solução para um RH digital e moderno.

Hoje os empreendedores podem contar com melhores soluções para controlar o ponto?

O QRPOINT é amparado pela portaria 373 que permite controle de ponto alternativo desde 2011, com o sistema digital é possível fazer um controle mais inteligente e simplificado da jornada de trabalho, automatizando os processos do RH e dando acesso em tempo real a informações como Horas extras, assiduidade, reconhecimento facial e geolocalização, entre outros.

\"\"
Legislação trabalhistas contribui para que o Brasil seja campeão em reclamações trabalhistas.

É necessário um cuidado muito grande em relação a todos os procedimentos que envolve contratações de pessoas dentro das empresas, levando em consideração a complexa legislação brasileira é crucial que as empresas tenham em seu quadro interno, ou consultores externos, que consigam dar conta de executar todos esses procedimentos admissionais e demissionais com o maior critério possível.

Como melhorar esses procedimentos?  

Existe hoje uma séria de ferramentas que auxiliam o empreendedor para evitar qualquer desvio da legislação trabalhista, essas ferramentas tem muita relevância, como ERPs de folhas de pagamento, sistemas de recrutamento e seleção, porém é muito importante também o acompanhamento de Advogados e Contadores especializados.

Com a automatização de processos ocorre um aumento considerável da produtividade do setor e consequentemente na diminuição de custo para as empresas, que ainda pode ganhar mais um aliado para a prevenção de possíveis falhas e omissões que geralmente ocasionam em reclamação trabalhistas.

https://www.josepastore.com.br/

Eduardo Fiuza Lobo – CEO QRPOINT

Conheça outros artigos relacionados