Motivação no trabalho: Conheça sua importância e saiba como desenvolvê-la!

Todos nós sabemos que a motivação no trabalho é uma das principais chaves para o sucesso profissional. Desse modo, podemos dizer que a motivação está alinhada com a produtividade e satisfação dos colaboradores. 

Entretanto é muito desafiador manter a motivação no trabalho em dia, isso porque além do seu esforço pessoal, depende muito de como a empresa se comporta nisso. Por isso, é fundamental que o RH  esteja sempre atento para transformar essa prática em rotina. 

Antigamente, a motivação no trabalho estava totalmente ligada ao salário que um colaborador recebia após todo esforço mensal. No entanto, hoje em dia, os profissionais não procuram apenas por saúde financeira, mas também por saúde mental. 

Então, se você quer entender mais sobre a motivação no trabalho, confira este conteúdo completo: 

  • O que é motivação no trabalho? 
  • Porque a motivação no trabalho é fundamental? 
  • Quais os principais tipos de motivação no trabalho? 
  • Como medir a motivação no trabalho? 
  • Como melhorar a motivação no trabalho? 
  • Qual o papel do RH para contribuir com a motivação no trabalho? 

Vamos lá? 

motivação no trabalho

O que é motivação no trabalho? 

A motivação pode ser resumida de uma forma bem objetiva, pois basicamente ela é um conjunto de fatores individuais e contextuais que determinam uma ação ou até mesmo a tomada de uma decisão. 

Em resumo, a motivação é o sinônimo daquilo que nos move para querermos realizar nossas metas e objetivos. Desse modo, a motivação no trabalho se dá pelo fato de o colaborador querer se manter no ambiente corporativo. Ou seja, é o sentimento que move as suas ações no trabalho. 

Basicamente, a motivação no trabalho é querer cumprir suas metas, ter bons resultados, produtividade, entre outros fatores que estimulam as questões externas e internas. No entanto, as ações para deixar os funcionários mais motivados não são tão utilizadas no ambiente de trabalho. 

Em resumo, ela impacta diretamente com o comportamento do colaborador no trabalho, além de ser um dos fatores principais para que eles se comprometam com o trabalho. Então, um funcionário motivado é capaz de desempenhar melhor suas funções e aumentar sua produtividade. 

Porque a motivação no trabalho é fundamental? 

Pelo ponto de vista da empresa, os colaboradores com falta de motivação, tem baixa produtividade, tornando o trabalho mais hostil. 

No entanto, quando falamos sobre a falta de motivação no trabalho, é possível entender como uma baixa autoestima profissional pode fazer com que o funcionário não se sinta valorizado pela organização. 

Com isso, os colaboradores podem fazer suas demandas com menos atenção e procrastinar todas as tarefas durante semanas, ou seja, nesses casos é muito comum cometer erros. 

Por isso, é muito importante manter a motivação da equipe tanto individualmente quanto em grupo. Afinal, quanto mais motivado o profissional está, melhores são os resultados e ações executadas. 

Além disso, a motivação pode trazer diversos benefícios, tais como:

  • Autoestima dos profissionais;
  • Otimização de tempo;
  • Crescimento pessoal e profissional do colaborador;
  • Relacionamentos interpessoais positivos;
  • Melhor desempenho nos trabalhos em equipe;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhores resultados da organização. 

Portanto, após entender melhor porque a motivação no trabalho é tão importante, conheça os tipos que são aplicados nos ambientes corporativos. 

Quais os principais tipos de motivação no trabalho? 

Até aqui você consegue perceber o quanto a motivação no trabalho é fundamental, não é mesmo? Desse modo, existem dois tipos de motivação que o RH da sua empresa pode utilizar com os colaboradores. 

Ou seja, não existe apenas um modo de colocar em prática uma boa motivação, veja a seguir o que temos a dizer sobre motivação intrínseca e motivação extrínseca. 

Intrínseca 

A motivação intrínseca está diretamente relacionada com a força interior de cada profissional. Isso significa que, apenas o indivíduo é responsável pelo que move ele. Ou seja, essa motivação é muito particular. 

No entanto, embora seja uma motivação individual, a do tipo intrínseca pode afetar tanto os fatores internos quanto os externos. Com isso, entendemos que ela pode ser estimulada por alguns vieses, veja: 

  • Objetivos;
  • Metas;
  • Interesses pessoais;
  • Sonhos;
  • Planos;
  • Entre outros. 

Por isso, mesmo focando mais no colaborador do que na empresa, ela pode ser influenciada pelo ambiente corporativo, mas, para mantê-la, não precisa do coletivo. 

Além disso, ela é excelente para dar mais produtividade e trazer reflexos positivos tanto para a empresa, quanto para o colaborador. 

Extrínseca 

Neste caso, ela está diretamente ligada aos fatores externos. Ou seja, ela é de responsabilidade da empresa criar formas de motivar os seus trabalhadores de forma coletiva, para que eles entreguem um serviço de qualidade. 

Ademais, a motivação também pode ser fomentada de algumas formas: 

  • Treinamentos;
  • Atividades diversificadas;
  • Premiações;
  • Bonificações;
  • Entre outras ações. 

Entretanto, é válido lembrar que as atividades não podem ser o único fator de motivação. Por isso a empresa deve investir em práticas como feedbacks e capacitações, por exemplo.

Como medir a motivação no trabalho? 

A motivação no trabalho é um dos principais fatores para o bom funcionamento da empresa. Além de tornar as relações mais agradáveis, os resultados costumam ser melhores. 

Entretanto, principalmente para uma grande empresa, é muito difícil avaliar se as ações de motivação estão sendo suficientes e constantes para todos os colaboradores. 

Por isso, vamos te contar agora mesmo as melhores formas de avaliar a sua equipe e manter uma boa motivação no trabalho, veja só: 

Produtividade

Para manter uma boa produtividade na equipe, é necessário que os colaboradores não percam o foco dos objetivos coletivos. 

Dessa forma, é de responsabilidade do gestor, gerenciar o pessoal e ficar atento a qualquer irregularidade relacionada ao desempenho e motivação de cada profissional. 

Outro ponto que pode contribuir muito para uma produtividade assertiva é ter pessoas com diferentes perfis e habilidades dentro da sua equipe. Para isso, basta você se atentar quais tarefas e demandas fazem mais sentido para cada personalidade. 

Ou seja, quanto mais alinhado com os perfis individuais dentro da equipe de trabalho você estiver, mais chance de manter o foco e produtividade  de todos, assim garantindo entregas com resultados animadores. 

Fique atento as dicas para evitar que sua equipe fique muito tempo dispersa das atividades: 

  • Evite passar muitas demandas ao mesmo tempo;
  • Diminua a quantidade de interrupções;
  • Evite o uso de celular e verificação de email no meio de uma execução;

Retenção de talentos 

Outra métrica fundamental para medir a motivação no trabalho, é analisar a retenção dos seus colaboradores. Isso porque, quando existe um nível alto de turnover, ou seja, índice de rotatividade na empresa, é sinal que ela não possui a motivação muito presente. 

Mas, isso é muito ruim, pois além de perder grandes funcionários, a empresa fica  desvalorizada no mercado de trabalho. 

Clima Organizacional 

O clima organizacional é um indicador ou mensurador de satisfação ou insatisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Isso significa que, também pode ser resumido como sobre a opinião dos funcionários em relação ao seu trabalho. 

Entretanto, através de algumas demandas e ações do cotidiano, os profissionais podem reagir de formas diferentes, através da personalidade e percepções de cada um, podendo transmitir um impacto negativo ou positivo para a organização. 

Para esse exemplo, nada melhor do que pegar uma empresa muito famosa por ter uma cultura e clima organizacional incríveis. Pode entrar, Google!

O Google possui características de clima organizacional que são essenciais para os funcionários, veja só:

  • Os ambientes são confortáveis e agradáveis;
  • Nos intervalos, os funcionários possuem um espaço somente para descanso e lazer;
  • Os horários de trabalho são flexíveis;
  • Disponibilizaram autonomia e mais liberdade aos colaboradores. 

Como melhorar a motivação no trabalho?

Agora, vamos te contar algumas práticas fundamentais para caso a empresa queira melhorar a sua produtividade e motivação no trabalho. Veja a seguir: 

Tratar a motivação como algo coletivo e pessoal 

A motivação pessoal é fundamental para que o colaborador acredite nas suas próprias expectativas. 

Por isso, é muito importante que o colaborador entenda o que o motiva para continuar em busca das suas realizações pessoais e profissionais. Além disso, a vida pessoal do colaborador afeta diretamente a vida profissional dele. 

Além de tudo, a empresa precisa tratar os funcionários de forma igual, mas saber que cada ser humano é um indivíduo com questões diferentes e nem sempre irão reagir da mesma forma. 

Tenha objetivos bem estabelecidos 

As metas e ações coletivas podem ser essenciais para a motivação dos colaboradores. Afinal, tendo em vista que eles se sentem mais motivados quando conseguem perceber que seu trabalho impactou positivamente a empresa. 

Por isso,  ter os objetivos bem estabelecidos para os seus colaboradores, pode contribuir com as expectativas tanto da empresa quanto dos próprios profissionais. 

Estude metas alcançáveis para a sua equipe

Cada equipe deve ter metas, objetivos e expectativas devidamente estabelecidas para todos. Dessa forma, os propósitos dos funcionários ficam alinhados aos da empresa.

Nesse contexto, é importante atentar-se para que as metas sejam coerentes e relevantes para cada setor, já que cada área exige uma responsabilidade específica. 

Com a clareza do que cada um deve cumprir, fica mais fácil, ao colaborador, realizar suas atividades. Da mesma forma, também é possível mensurar os indicadores de empenho, pois sabe-se quem está alcançando as metas – e, em casos de falhas, pode-se investigar a razão do gargalo. 

Essa forma de mensurar a produtividade constitui-se em um gerenciamento por objetivo, em que os colaboradores devem se reunir com seus supervisores regularmente para expor e discutir seu progresso. Através dessa gestão, líderes e equipes podem procurar, juntos, soluções necessárias. 

Dê feedbacks constantes 

É fundamental que a prática de feedbacks aconteça dentro de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Ou seja, uma boa liderança faz dessa prática uma rotina dentro do seu time de trabalho. 

Desse modo, ela gerencia os resultados tanto coletivos quanto individuais de sua equipe e repassa para a equipe os resultados do desempenho geral e individual nas ações. 

Garantindo assim, que os pontos positivos continuam sendo executados e que os negativos sejam analisados e corrigidos da melhor maneira, podendo melhorar muito a motivação no trabalho.

Plano de carreira dentro da organização 

O plano de carreira traz uma série de benefícios para a sua empresa, além de, claro, servir como uma motivação no trabalho para os profissionais. Veja abaixo algumas vantagens: 

  • Planejamento financeiro;
  • Aumento da produtividade;
  • Retenção de talentos;
  • Atração de novos talentos;

Dito isto, não existe um modelo específico para montar um plano de carreiras. No entanto, você pode usar ferramentas como o Excel para realizar esse processo. 

Abaixo, colocaremos alguns pontos principais que precisam ter na sua tabela:

  • Cargos;
  • Nível do cargo;
  • Quantidade de vagas;
  • Salário unitário;
  • Salário por cargo;
  • Competências.

No caso das competências, é para colocar quais são as habilidades e conhecimentos exigidos para tal vaga. 

Invista no trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma virtude e a gestão de pessoas é a responsável por criar espaços dentro da empresa que são propícios ao incentivo dos colaboradores. 

Mesmo que todos os profissionais dentro de uma empresa possuam objetivos e metas em comum, é importante que a Gestão de Pessoas perceba os estímulos pessoais de cada um ali dentro. Só assim é possível que a organização faça os ajustes necessários para que todos trabalhem bem naquilo que desejam. 

Desse modo, entre as práticas de gestão de pessoas, encorajar o espírito colaborativo pode ajudar a minimizar os conflitos e engajar os profissionais para que todos se desenvolvam dentro de um único propósito.

Por fim, as ações mais assertivas neste caso são os momentos de integração, como por exemplo, as organizações de happy hours e outros tipos de comemorações, as dinâmicas em grupos e todas as outras oportunidades de descontração.

Essas práticas contribuem para a geração de uma ambiente profissional mais empático.

motivação no trabalho
Successful and happy business team

Invista em certificação e capacitação para os funcionários

O primeiro ponto que merece destaque neste pilar é: O seu funcionário não está pronto! É importante que a organização cuide do desenvolvimento técnico do colaborador. Promover rodas de conversa, cursos de capacitação entre outras ações, podem colaborar para o amadurecimento das competências de cada profissional. 

Dito isto, a empresa que garante a valorização dos colaboradores, garante também que os mesmos se mantenham motivados dentro da organização. E é por isso que o papel da gestão de pessoas é importante, pois através dessa função, a empresa entende quais são as necessidades de cada um dos seus colaboradores.

Mas como posso atribuir os conhecimentos e competências dos meus colaboradores? 

Pois bem, a Gestão de Pessoas da sua empresa pode conseguir esses dados através de uma avaliação de desempenho periódica, por exemplo.

Nela é possível definir quais são as principais competências de cada área da organização e, após isso, aplicar aos colaboradores. Dessa forma, é possível enxergar o que de fato, ainda precisa ser desenvolvido. 

Qual o papel do RH para contribuir com a motivação no trabalho? 

Existem alguns fatores essenciais para ajudar no aumento da motivação dos profissionais em um ambiente de trabalho. Alguns deles são:

  • Líderes que incentivam positivamente seus liderados;
  • Gestores que dão autonomia e espaço para os colaboradores darem novas ideias e opiniões;
  • Além disso, reconhecer a do trabalho da equipe e do indivíduo;
  • E também, ter um ambiente de trabalho e harmonioso;
  • Por fim, feedbacks constantes. 

Sendo assim, a partir desses pontos, a responsabilidade é do setor de recursos humanos de manter os profissionais com motivação no trabalho. Por consequência disso, tornando esses colaboradores mais produtivos e satisfeitos. 

Além de tudo, uma outra forma é contratar um sistema de controle de ponto online. Com o nosso sistema de controle de ponto, por exemplo, o setor de RH da sua empresa pode focar mais nas pessoas, já que o nosso softwares faz todos os processos de RH. 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre motivação no trabalho, saiba como um controle de ponto online pode levar praticidade ao seu RH para que ele cuide tanto dos processos burocráticos quanto das pessoas da organização. 

Por isso, a QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tudo o que você perdeu sobre a jornada de equipe! 

A jornada de equipe nada mais é do que a carga horária trabalhada de cada colaborador dentro de uma organização. Segundo a legislação trabalhista, ela é composta por 44 horas semanais, sendo 8 horas diárias. 

No entanto, este não é o único formato previsto em lei e por isso, a jornada de equipe não é tão fácil de administrar quanto parece. Desse modo, podemos ressaltar que existem empresas que criam alguns acordos com os funcionários, o banco de horas é um deles. 

Desse modo, existem algumas práticas para controlar a jornada de trabalho que são bem complexas, a escala é uma delas. Isso porque é importante ficar atento aos dias de folga de cada colaborador, as férias e todas as outras demandas legislativas que fazem parte do trabalho do RH.  

Portanto, é fundamental que tanto a empresa quanto o colaborador além de estabelecerem um acordo, também obedeçam às regras trabalhistas. 

Para entender mais sobre o assunto, clique aqui!

Conheça outros artigos relacionados