Hunting em RH: como usar essa técnica no processo seletivo?

De fato, o processo de recrutamento e seleção é um dos mais desafiadores para o setor de recursos humanos. No entanto, o ponto principal é a necessidade de adotar uma forma adequada e que resulte em uma contratação assertiva, por meio de ferramentas que podem facilitar todo esse processo. O Hunting, por sua vez, é uma técnica para ajudar a empresa a alcançar esse objetivo. 

Dessa forma, o hunting em RH é um aliado do processo de recrutamento e seleção, afinal, além de trazer candidatos qualificados, traz muitos benefícios para a sua empresa. 

Por isso, neste artigo você conhecerá tudo sobre hunting e como essa técnica pode ser utilizada de forma estratégica na sua empresa. 

Podemos começar? 

O que é Hunting em RH?

Em primeiro lugar, “hunting” é um termo inglês, que significa “caça”. No entanto, quando  transferimos para o contexto do RH, faz muito sentido pelo fato de que o hunting é o processo pela busca do candidato ideal para a sua organização. 

Nesse sentido, o seu principal objetivo é encontrar os profissionais ideais para cada vaga, para que eles possam estar dentro da experiência desejada ao desempenhar as atividades semelhantes em questão com as que estão em aberto e caracterizadas por qualidades pessoais que estão em alinhamento com a organização.

Além disso, os agentes desse processo são chamados de headhunter ou consultores. Dessa forma, eles dão uma assessoria para o setor de recursos humanos. O resultado desse trabalho, por sua vez, é dar um atendimento de qualidade, mostrando como o mercado está atualmente e diminuir os riscos de uma contratação indesejada. 

Ademais, tudo isso deve ser feito com cautela, sigilo e agilidade, afinal, são os princípios básicos de quem trabalha com headhunter. Além de, claro, é muito importante contratar um serviço de recrutamento e seleção especializado, aumentando as chances de contratações mais assertivas. 

Como funciona o Hunting em RH?

Como já dissemos, é um desafio enorme encontrar os candidatos ideias para a sua empresa. Afinal, é necessário ter muito conhecimento para conseguir alcançar os resultados esperados. 

Geralmente, em um processo de recrutamento e seleção comum, tudo é feito de uma forma passiva. Por outro lado, com o hunting, o responsável precisa, primeiramente, realizar o mapeamento e localizá-lo, para depois buscar o profissional ideal. 

No entanto, para que todo o processo funcione é necessário chamar a atenção do possível candidato. Mas, tudo deve ser feito com muita cautela, normalmente, o trabalho de busca é realizado por meio de nichos, salários, funções, entre outros. 

Daqui a pouco, você vai entender melhor como funciona esse processo!

Hunting
Hunting

Qual é a diferença entre Search e Hunting?

A princípio, nós chamamos de Search o recrutamento tradicional. No entanto, para que você possa entender melhor, vamos colocar as diferenças detalhadas, entenda!

Search

Geralmente, o recrutamento tradicional é feito totalmente pelo departamento pessoal, ou seja, eles verificam os candidatos que estão disponíveis e que querem fazer parte da sua organização. 

Dessa forma, a empresa abre uma vaga e espera os candidatos mandarem os seus currículos ou preencherem formulários, disputando a oportunidade. De fato, o search não é uma péssima forma de fazer o recrutamento, pelo contrário, é super válido para vagas operacionais. 

Contudo, é possível melhorar e automatizar a forma de fazer o recrutamento. Portanto, vamos analisar o hunting. 

Hunting

Como falamos anteriormente, os agentes de hunting vão à caça de profissionais mais compatíveis com cada área, normalmente, por meio da sua rede de network, levando os principais pontos sobre a vaga, tais como: necessidades da vaga e da empresa no geral

No entanto, essa ferramenta faz com que o conceito seja aplicado em um recrutamento de executivos, trazendo para a vaga não só os desempregados, mas também para quem já está no mercado de trabalho. 

Com isso, podemos dizer que com o hunting, não existe divulgar a vaga, mas sim vender o cargo e a imagem da organização. Por isso, é necessário que a forma de abordagem seja atraente e fuja do comum de que o mercado tende a oferecer, afinal, é preciso atrair o talento. 

Além disso, existem algumas habilidades que são consideradas cruciais na hora de um headhunter fazer a caça, veja só:

  • empatia;
  • foco no resultado;
  • motivação;
  • inteligência emocional;
  • atitude de líder;
  • posicionamento ético;
  • conduta de trabalho.

O que torna o Hunting em RH um processo diferenciado?

Antes de mais nada, vamos aos pontos que pesam no orçamento de qualquer empresa:

  • processos seletivos;
  • capacitação de funcionários;
  • treinamentos;
  • integração;
  • despesas da admissão;
  • gastos com rotatividade/ índice de turnover.

Nesse sentido, o hunting pode ser considerado como um investimento. A busca inteligente por profissionais de forma estratégica, faz com que a visão desta atividade seja de: segura e eficiente. Ou seja, tem o poder de potencializar os resultados da organização. 

Dessa forma, o que torna o hunting uma atividade diferenciada é o fato de poder transformar uma busca simples em uma caça por um colaborador que realmente tem uma compatibilidade com a empresa e com o mercado. Um verdadeiro talento!

Então, para que o processo faça a diferença, ele deve considerar alguns critérios, que são:

  • estudar o mercado de trabalho;
  • avaliar os profissionais disponíveis;
  • e o que podem oferecer. 

Ao contrário disso, um candidato pode se espantar com a vaga. Por isso, o hunting se diferencia, pois a escolha do candidato precisa ser minuciosa, baseada em pesquisas e fatos. Além disso, sem a consideração desses pontos, o índice de rotatividade pode aumentar e muito. 

Por que o Hunting em RH é importante para a sua empresa?

Agora que você já entendeu melhor sobre o que é hunting, fica muito mais fácil compreender a sua importância. Pois bem, diferente do processo de recrutamento e seleção, o hunting é muito mais complexo, afinal, as ações dessa técnica são específicas. 

No caso, o processo de hunting prioriza a necessidade do preenchimento da vaga, mesmo o candidato se interessando ou não. Por isso, o objetivo é encontrar os profissionais com competências ideias. 

No entanto, isso gera gastos e, por esta razão, o processo de hunting é mais adequado para cargos de alta gerência. 

Quais são os principais benefícios de Hunting em RH?

Chegamos até aqui, e já é possível compreender as inúmeras vantagens que a técnica de hunting pode trazer não só para o RH, mas também para a empresa como um todo. 

Mas, para que você entenda melhor, selecionamos os principais benefícios, vamos ver quais são?

Detalhamento das Necessidades das Vagas

À primeira vista, o conhecimento e experiência para detalhar todas as necessidades das vagas, sem dúvidas, é um dos principais benefícios. No entanto, existem dois pontos dentro dessa vantagem que são cruciais para entender as reais necessidades do negócio:

  • perceber as demandas da empresa de acordo com a cultura organizacional;
  • considerar os principais aspectos profissionais e técnicos para desempenhar uma função. 

Entretanto, essas atitudes já são vantajosas por si só, mas, quando aprofundadas todas as questões relativas, as chances de errar em uma contratação podem reduzir. Com isso, é possível evitar tais situações como:

  • gastos com demissões cíclicas;
  • alto nível de rotatividade;
  • novos processos seletivos que tendem a ser mais caros.

Outro ponto importante é o fato de que com o hunting é possível mostrar a força da vaga que está em aberto, fazendo com que os candidatos em potencial também sejam de alto escalão. 

Dessa forma, a empresa não corre o risco de contratar os profissionais que estão preparados para ter essas responsabilidades, como por exemplo, a de assumir um cargo tão importante. Afinal, isso pode ser muito prejudicial para a imagem da empresa, além do risco financeiro. 

Recrutamentos mais Acertados

O processo de hunting, por sua vez, é baseado em informações muito detalhistas, ou seja, minuciosas e que são previamente traçadas. Então, se os perfis dos candidatos em potencial não tiverem um bom fit, o agente de hunting precisará localizar qual profissional chega mais próximo a esses detalhes. 

Dessa forma, os recrutamentos se tornam mais eficientes.

Processo Seletivo Ágil 

Como falamos anteriormente, o processo de hunting é considerado minucioso, no entanto ele também pode ser considerado objetivo, já que o agente de hunting consegue ir direto ao ponto no momento de fazer o recrutamento e seleção do executivo. 

Por isso, ao colocar a responsabilidade de escolher um candidato em um headhunter, a expectativa é que esses profissionais sejam localizados de forma rápida e que a contratação também seja feita com agilidade. 

Além disso, é muito importante considerar a otimização de custos. Afinal, a coleta de currículos e entrevistas são supridas pelos agentes de hunting, então o processo sai bem mais barato. 

Êxito no preenchimento de vagas estratégicas

De fato, todas as questões faladas anteriormente, dizem muito sobre este benefício. No caso, o formato que é feito o processo de hunting, já atrai os profissionais, fazendo com que eles sejam localizados de forma mais prática. 

Normalmente, esses candidatos estão em busca de empresas que fujam justamente do recrutamento tradicional, pois já estão cientes de que possui uma vaga em aberto em uma empresa e já sabem que possuem um cargo de destaque. 

Contudo, esse comportamento estratégico, faz com que todo o processo se torne um sucesso. 

Como utilizar o Hunting no processo de Recrutamento e Seleção? 

Para que você entenda melhor, nós separamos uma forma mais fácil de você entender como é feito o processo de hunting no recrutamento e seleção de talentos. 

Perfil da Vaga

Em primeiro lugar, é muito importante estabelecer o perfil que a sua empresa necessita para cada vaga. No caso, é papel da organização definir o tipo de profissional que fará parte da equipe. 

No entanto, para ajudar você, separamos alguns pontos importantes para o perfil da vaga:

  • aspectos relacionados às características comportamentais e conhecimentos técnicos;
  • expectativas para o futuro profissional;
  • experiência e visão de mercado;
  • fit cultural.

Portanto, é muito importante ter todos esses pontos bem definidos, para que a escolha do perfil que vai preencher a vaga possa suprir todas as necessidades da organização. Além disso, para fazer com que a contratação seja um bom investimento, ou seja, que gere um retorno.

Levantamento de Critérios

O profissional de headhunter, por sua vez, já precisa ter muitos critérios, então, é muito justo que eles façam um levantamento dos pontos ideais a serem considerados dentro da organização. Ou seja, pode ser tanto sobre a política da empresa, quanto pela forma que a função precisa ser desempenhada. 

Então, quando o perfil da vaga for estabelecido, a empresa não só precisa considerar as competências técnicas e pessoais, como também a experiência do profissional no mercado. Mas qual critério é utilizado para saber se as informações são realmente verdadeiras? 

  1. Entrar em contato com as empresas que o profissional já exerceu atividades?
  2. Buscar registro nas redes sociais?
  3. Tudo depende da atual situação do candidato em potencial? 

De fato, tudo depende da situação do candidato. Afinal, não é uma boa ideia perguntar para o chefe do profissional algumas questões, principalmente se o candidato trabalha há muitos anos na empresa. 

A verdade é que um bom headhunter saberá exatamente conduzir todas as situações. 

Mapeamento do Mercado

Na verdade, um agente de hunting é muito dedicado para descobrir alguns critérios, como por exemplo:

  • Qual faixa salarial é ideal para ser oferecida?;
  • Quais são os tipos de especializações mais adequadas para os objetivos da organização?;
  • O que a empresa deve fazer em relação aos benefícios e plano de carreira para não só atrair, mas também reter os talentos?

Com isso, todos os pontos considerados na etapa anterior devem compatibilizar com o mercado de trabalho, por isso, o mapeamento do mercado é extremamente importante. 

Além disso, para que a abordagem seja feita com sucesso, é necessário que a oferta seja oferecida acima dos recrutamentos tradicionais. O agente de hunting, precisa encontrar o profissional que possui um diferencial competitivo. 

Abordagem dos Potenciais Candidatos

Chegou a hora de abordar todos os candidatos em potencial, após todas as etapas serem finalizadas. Normalmente, a primeira conversa com o profissional em potencial é muito informal, já que é só para conhecer os candidatos e dizer a ele todas as necessidades da organização. 

Portanto, a finalidade dessa etapa é fazer o ranqueamento dos profissionais mais adequados para a vaga, tendo uma visão estratégica se a contratação pode ser um sucesso. 

Proposta Final

Após concluir todas as etapas do processo, o agente de hunting mostra aos diretores da empresa e responsáveis pelo setor de recursos humanos, uma lista com todos os candidatos finalistas. 

É válido ressaltar que, todos os pontos fortes e fracos dos profissionais devem ser destacados, para que o melhor candidato seja escolhido. Ou seja, o profissional deve estar além de um encontro com o mercado de trabalho, mas também deve atender às expectativas da empresa. 

Além disso, todos os profissionais envolvidos na contratação do colaborador devem estar juntos no momento da tomada de decisão. 

Como contratar uma empresa de HeadHunter?

Sem dúvidas, para que todos os benefícios citados acima sejam alcançados, é necessário ter uma empresa de confiança para fazer todos os processos de hunting. Geralmente, os recrutadores são terceirizados. Veja quais são os critérios:

Conhecimento e a Experiência de Mercado

Em primeiro lugar, é fundamental que a empresa conheça todas as características dos ramos de atuação. Afinal, todas as áreas possuem suas particularidades, por isso, experiência e conhecimento no recrutamento e seleção são essenciais para contratar os profissionais ideias para a vaga. 

Liderança de Mercado

De fato, já provamos que encontrar um candidato ideal para a sua empresa é um trabalho desafiador. E claro, quanto maior for a complexidade do cargo, mais exigências o profissional terá para apresentar os resultados desejados. 

Sem dúvidas, recrutamentos desse nível exigem uma relação muito boa entre o profissional de recrutamento e seleção e o candidato em potencial para a vaga em aberto. Por isso, o processo de hunting visa trazer profissionais que vão fazer a diferença na empresa, com um diferencial competitivo. 

Hunting em Competitividade no Mercado

A princípio, não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho é altamente competitivo. No entanto, é muito comum pensar que isso significa que apenas os candidatos estão “brigando” por vagas, quando na verdade, as empresas também “lutam” por bons candidatos. 

Nos dias atuais, o salário já não é o único fator que conta para “ganhar” essa disputa, ou seja, existem uma série de fatores que precisam ser apresentados e argumentados durante a negociação. 

No entanto, para que exista a negociação, sua organização não pode ficar esperando que um bom profissional resolva sair da sua empresa atual por algum motivo e, dessa forma, fique disponível no mercado. 

Com o hunting, a abordagem é mais agressiva, justamente para que a empresa consiga juntar grandes profissionais em pouco tempo. Lembrando que, essa forma agressiva é estratégica!

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Qual é a empresa que não quer formar uma boa equipe e valorizar bons talentos para manter a sua vantagem competitiva no mercado, não é verdade? Pois bem! Embora pareça fácil, essa é uma das tarefas mais desafiadoras para qualquer setor de recursos humanos ou departamento pessoal. Afinal, o departamento de recrutamento e seleção possui a responsabilidade de contratar as pessoas ideais para cada vaga.

Mas será que basta ligar para os possíveis candidatos e marcar uma entrevista? É, se você pensa desta forma, você se enganou! O departamento de recrutamento e seleção possui diversas tarefas que não são nada simples. Além disso, até chegar no momento da entrevista, existem muitos processos a serem feitos. 

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