Gestão de desempenho: o que é e como fazer?

Acompanhar o desempenho dos colaboradores é tarefa indispensável para a rotina das empresas. É para isso que existe a gestão de desempenho.
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Acompanhar o desempenho dos colaboradores é tarefa indispensável para a rotina das empresas. Afinal, trata-se de um dos termômetros da produtividade e, também, uma das formas mais eficientes de evitar gargalos. Na maioria das vezes, o acompanhamento é feito por um representante do setor de Recursos Humanos (RH) ou por um supervisor direto da equipe. 

Contudo, mesmo as pequenas empresas, que não contam com esses profissionais, podem acompanhar o desempenho de seu time de forma eficaz.

Vale lembrar, contudo, que é um erro pensar que o gerenciamento de funcionários se resume a uma avaliação de performance: a abordagem da gestão de desempenho é muito diferente. O objetivo principal, nesse cenário, é motivar o colaborador a explorar suas habilidades e alinhá-las aos interesses da empresa.

Como esse acompanhamento tem uma abordagem mais ampla, deve realizado sempre que possível, e não só em determinados períodos. E como fazer? Para te ajudar a escolher o momento ideal e a metodologia certa, vamos explicar, nesse artigo, como a gestão de desempenho funciona.

Principais características da gestão de desempenho 

A gestão de desempenho é um processo de identificação e avaliação da performance dos colaboradores de uma empresa. Essa técnica se diferencia da avaliação de desempenho "usual" por ter uma abordagem estratégica mais abrangente.

Em outras palavras, a gestão do desempenho busca gerenciar o progresso dos funcionários a partir do acompanhamento de seus potenciais e dificuldades, oferecendo soluções para os resultados sejam os melhores possíveis. 

Para tanto, o método de gestão individual dos colaboradores deve estar de acordo com os objetivos da organização, igualando os interesses das equipes às metas da empresa.

Essa metodologia organizacional busca aproximar ao máximo o relacionamento entre as equipes, o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e a gestão propriamente dita - envolvendo os diretores e líderes. O resultado esperado dessa equação é mais engajamento profissional, priorizando a alta performance e atuações de destaque.

Como aplicar a gestão de desempenho na minha empresa? 

A gestão de desempenho - em cenários que de fato se beneficiam dela - cria um ambiente de trabalho mais harmônico, onde os colaboradores podem potencializar suas habilidades.

A partir do momento em que os funcionários compartilham seus valores pessoais com os objetivos empresa, e vice-versa, é mais factível alcançar um cenário organizacional estável. Para chegar nesse ponto é interessante seguir alguns passos gerenciais, como os que exemplificamos abaixo. 

Alinhe a proposta aos objetivos da empresa

O primeiro passo para desenvolver a gestão de desempenho é alinhar as propostas do planejamento aos objetivos da empresa, sejam eles determinados a curto ou longo prazo. 

A importância desse tópico é simples: trata-se de uma forma de orientar os colaboradores em suas atividades, fazendo com que eles contribuam com o crescimento da empresa e, assim, sintam-se engrandecidos como profissionais. É, basicamente, uma via de mão dupla. 

Para dar certo, é essencial realizar reuniões periódicas com a gerência e os representantes da diretoria para entender os pontos-chave a serem trabalhados. É válido, também, que essa etapa esteja presente no planejamento estratégico da empresa.

Avalie o desempenho dos funcionários

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que a avaliação e gestão de desempenho são duas coisas diferentes. Enquanto a avaliação tem uma abordagem mais pontual, a gestão analisa e se encarrega de melhorar a performance dos funcionários amplamente. 

Mesmo quem os dois possuam pontos diferentes, avaliar o desempenho dos colaboradores é essencial para entender como cada um está trabalhando. Sendo assim, aplicar as avaliações, dentro do projeto da gestão, ajuda a compreender quais são as metas de cada um e como fazer para alinhá-las aos interesses das equipes. 

Dê um retorno aos colaboradores

Sempre falamos, nos nossos artigos, sobre a importância de dar feedbacks. A prática é essencial para que cada funcionário entenda o seu desempenho dentro da empresa.

Por isso, ao consolidar a gestão de desempenho, é interessante dar um retorno do processo aos colaboradores e gestores de cada equipe. Isso vai ajudá-los a ter uma visão externa do seu desempenho e fazer com que o grupo se empenhe em melhorar cada vez mais.

Invista na gestão comportamental 

Quando a empresa não é composta de apenas uma pessoa, é preciso fazer com que todos os funcionários trabalhem juntos, por um mesmo objetivo final. Do mesmo modo, cada pessoa possui características, competências e comportamentos diferentes, que devem ser levados em consideração. 

Por essa razão, não é recomendado realizar os mesmos treinamentos e aplicar as mesmas estratégias de gestão para todo mundo e esperar que o efeito seja o mesmo em todos. 

Sendo assim, a solução é investir na gestão comportamental individualizada. Com a ajuda de profissionais competentes para o cargo - como psicólogos, por exemplo -, é possível criar o ambiente propício a uma gestão de pessoas eficiente e bem direcionada.

Conte com a ajuda de um software de gestão

Com o uso de um bom aplicativo de gerenciamento de equipes é possível elaborar e colocar em prática o controle de desempenho. Afinal, a tecnologia está aí para ser usada em prol da facilitação de processos, e o RH certamente pode se beneficiar dessa "ajudinha".

A QRPOINT oferece um programa de gestão de pessoas com funcionalidades específicas para mensurar a gestão de desempenho da empresa. É um investimento acessível que pode gerar bastante economia a longo prazo. 
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