Gente e Gestão: Conheça tudo sobre essa profissão!

Se você acompanhou a leitura sobre Gestão de Pessoas, já ouviu falar nesse tipo de estrutura organizacional. Ela surgiu antes do século XX e de lá pra cá muitas mudanças aconteceram. 

Leia o artigo, Gestão de Pessoas: Entenda o Conceito! 

Os colaboradores que antes eram vistos apenas como reprodutores de capital, hoje se tornaram a peça-chave para o sucesso da empresa. Isso porque o cuidado com o desenvolvimento profissional e humano atrelado ao trabalho em equipe podem garantir bons resultados. 

Desse modo, o resultado positivo não é só para a empresa, mas também para os profissionais que ajudam a impulsioná-la. 

E é por isso que existe o profissional de Gente e Gestão, é ele o responsável pela área de gestão de pessoas e é ele que contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os colaboradores de uma organização.

O que faz o profissional de Gente e Gestão? 

A área de gente e gestão surgiu depois de muitos anos evoluindo o setor de recursos humanos das empresas, que a princípio servia apenas para avaliar o desempenho dos colaboradores em relação ao alcance de resultados da empresa. 

Mas, com o tempo, o foco passou a ser nas pessoas que fazem parte da organização, na capacitação e no plano de carreira das mesmas. E é exatamente isso que faz o profissional de gente e gestão.

Dessa forma, esse profissional trabalha exclusivamente na personalização de ações que motivam e engajam os demais colaboradores. Além disso, buscam capacitação e benefícios inovadores para atender as demandas de toda a equipe. 

Por fim, podemos dizer que o trabalho do profissional de gente e gestão é fundamental na atração e retenção de talentos, sejam eles novos ou de colaboradores que já estão na instituição. 

Quais são as atividades do profissional de Gente e Gestão? 

Como já acompanhamos até aqui, o profissional de gente e gestão é responsável por cuidar das pessoas e garantir que o ambiente de trabalho seja saudável para os profissionais.

Para que isso aconteça da melhor forma possível, é necessário destacar alguns pontos essenciais na rotina desse profissional. Acompanhe abaixo alguns deles: 

Capacitar os profissionais

Um dos pilares principais para o desenvolvimento das pessoas dentro de uma empresa é exatamente dar a elas os recursos necessários para melhorar suas habilidades. Além disso, essa ação também pode incentivar os colaboradores a buscarem por novas áreas de trabalho e a se tornarem mais engajados e produtivos. 

Por isso, é importante que o profissional de gente e gestão adote algumas rotinas, como por exemplo: 

  • Dar feedbacks para os profissionais, a fim de incentivá-los a melhorar;
  • Apoiar as individualidades de cada profissional;
  • Garantir capacitação e treinamentos às equipes de trabalho;
  • Incentivar e apoiar projetos desenvolvidos pelos colaboradores;
  • Dar oportunidades de aprendizagens aos profissionais por meio da empresa. 

Se a gestão de pessoas da sua empresa estiver comprometida e alinhada com esses princípios, por ter certeza de que esse setor está entregando de forma assertiva uma das principais características. 

Garantir um bom clima organizacional

Garantir um bom clima organizacional é um dos pilares importantíssimos para manter os colaboradores motivados e engajados nos projetos da organização. Exemplos de lideranças instáveis, equipes com muitos atritos e metas inalcançáveis são alguns dos motivos que impactam fortemente na produtividade e qualidade de vida dos colaboradores

Por isso, é importante que esse profissional observe as causas que geram desconforto na equipe como um todo. E partindo daí, ele será capaz de promover um ambiente harmônico e cooperativo. 

Uma forma de garantir o cuidado com o clima organizacional dentro da organização, e exatamente a troca de feedbacks. O profissional de gente e gestão tem como objetivo entregar os feedbacks para cada pessoa que compõe a equipe, mas ele também precisa pedir que elas expõem suas percepções sobre a rotina de trabalho. 

Nesse sentido, é válido que ele execute pequenas ações ressaltando a cultura e os valores da empresa, tanto com os colaboradores veteranos quanto com aqueles que estão chegando.  

Acompanhar o desenvolvimento dos líderes

Assim como os tópicos acima, é de competência do profissional de gente e gestão garantir qualificações de liderança aos profissionais que atendem por esse cargo na empresa. Desse modo, um bom líder é aquele que além de delegar as funções e cobrar resultados, estimula o crescimento individual dos colaboradores que fazem parte do seu gerenciamento. 

Existem algumas características que o setor de gente e gestão precisa perceber e/ou desenvolver nesses profissionais. são elas: 

  • Treinar as habilidades importantes de cada líder;
  • Estimular uma comunicação horizontal entre eles e a equipe que gerenciam;
  • Garantir uma boa inteligência emocional para a tomada de decisão e gerenciamento de conflitos.

Se está gostando da leitura até aqui, descubra agora como motivar a sua equipe. 

Motivar as equipes

Uma das atribuições com foco nas pessoas é a motivação das equipes. Embora ela complementa outras funções do profissional de gente e gestão, é válido que esse setor fique atento às particularidades de cada colaborador e estude, junto a ele, formas de mantê-lo motivado dentro da organização.

A falta de engajamento nos processos da empresa influencia diretamente na produtividade de seus colaboradores. Desse modo, o profissional de gente e gestão precisa motivar e acompanhar o restante da equipe em suas atividades. 

Mediar os conflitos

É natural que em algum momento surja algum conflito entre os colaboradores de uma organização, mesmo em empresas que já adotaram as boas práticas de gestão de pessoas. Mas nesses momentos é fundamental que o profissional de gente e gestão esteja preparado para lidar e mediar essas questões. Isso, a fim de manter o ambiente de trabalho num clima saudável. 

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Gente e Gestão

Como o RH e o Gente e Gestão podem trabalhar juntos? 

Apesar dos dois profissionais terem focos diferentes, essas áreas se correlacionam e precisam estar alinhadas dentro das demandas da organização. Isso porque ambas cuidam do que mais importa dentro de uma empresa: O capital humano! 

É importante que ambas trabalhem juntas, pois ao mesmo tempo que o foco de recursos humanos está diretamente ligado ao planejamento e controle de processos dos colaboradores, o profissional de gente e gestão está preocupado em alinhar o desenvolvimento e engajamento pessoal de cada funcionário da organização

E por fim, cuidar das pessoas é o que realmente importa! Então alinhe o seu RH com esse profissional, para que juntos, eles pensem nas melhores e mais eficientes estratégias, que fazem sentido dentro da sua empresa, e apliquem de forma assertiva na rotina de trabalho, a fim de promover o bem estar para todos os colaboradores

Características indispensáveis para o profissional de Gente e Gestão

Para finalizar, destacamos abaixo as principais características que o profissional de gente e gestão precisa ter para contribuir de forma efetiva nas ações de uma organização

Conhecimento técnico

Para ser um bom profissional de gente e gestão, é necessário buscar informações e capacitações referente às áreas, como por exemplo, bons cursos de recrutamento e seleção, de avaliação de desempenho e etc.

Ler, participar de eventos, busca por conhecimento. Estes são alguns dos pilares para adquirir conhecimento técnico 

Boa comunicação

Saber se comunicar, saber ouvir, saber conviver com as diferentes características pessoais. São pontos indispensáveis para o profissional de gente e gestão. O gestor de pessoas precisa ser o exemplo dentro da organização. Caso contrário as ações para motivar e engajar a equipe não terão resultados desejáveis. 

Comprometimento

Esse profissional deve ser engajado e inquieto. Focar nos resultados é imprescindível para a rotina deste setor. 

Procurar por melhorias e estar atento às novas tendências no mercado de trabalho faz parte de suas competências e essas ações colaboram para a eficiência dos profissionais de toda a organização

Capacidade de Inovar

É válido que esse profissional fique atento às atividades que promove para a equipe e tenha a desenvoltura para inová-las. Conhecer as últimas tendências é uma boa saída se você está sem criatividade. 

Além disso, atualizar e adotar novos softwares para gerenciar o setor também contribui para a organização se destacar no mercado. 

Sabedoria e dedicação

E por último mas não menos importante, saber lidar com suas emoções e egos também é necessário. Para ser um bom profissional de gente e gestão, você precisa ter bom senso para lidar com as adversidades. Se colocar no lugar do outro e conquistar a confiança dos colaboradores são duas das características mais necessárias para este profissional.  

Gostou da leitura? Acompanhe também nosso conteúdo sobre OKR’s! 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

Agora você já sabe todos os segredos para contratar um bom profissional de gente e gestão, os seus pilares indispensáveis e como destacar sua organização no mercado. 

Por isso, a QRPoint chegou para garantir que na sua empresa todas as normas da legislação trabalhista serão seguidas, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas.

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

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