Experiência do candidato: Saiba como garantir a satisfação dos candidatos no processo seletivo!

Todo empresa deve se preocupar com a experiência do candidato. Isso porque em um processo de recrutamento e seleção é fundamental que o setor de recursos humanos tenha uma postura positiva, humana e estratégica com todos os concorrentes. 

Essa prática é importante porque a percepção de um candidato durante este processo define, por exemplo, como ele enxergará a empresa. Sendo assim, o RH deve cuidar e respeitar cada etapa, até a integração dos candidatos selecionados. 

Pensando em tudo isso, no artigo de hoje você vai entender da melhor forma possível qual a importância da experiência do candidato e quais as vantagens de uma empresa que investe nessa prática. Confira: 

  • O que é experiência do candidato? 
  • Qual a importância da experiência do candidato? 
  • Porque investir na experiência do candidato? 
  • Quais são as principais dicas para proporcionar uma boa experiência do candidato? 

Vamos lá! 

O que é experiência do candidato? 

Para dar início, a experiência do candidato diz respeito às percepções e reações do próprio candidato ao processo seletivo. Ou seja, quais foram as impressões do candidato do momento inicial ao momento final do processo de recrutamento, além de sua integração na empresa também. 

A preocupação com a experiência do candidato durante este processo é muito importante, porque é o momento principal que a empresa poderá criar vínculo com os candidatos, fazendo com que eles sintam vontade de integrar parte da equipe da organização. 

Sendo assim, podemos dizer que quanto maior for a atratividade do responsável pela vaga, maior o incentivo para os candidatos durante o processo seletivo. 

Entretanto, existem outros fatores essenciais no processo de experiência do candidato, e vamos te mostrar logo abaixo. 

Qual a importância da experiência do candidato? 

A experiência do candidato é tão importante para a empresa quanto para os concorrentes. Isso porque caso um candidato tenha uma experiência ruim durante este momento, pode causar uma má impressão da organização. 

Além disso, os candidatos que não passarem no atual processo seletivo, podem se recusar a participar de outros no futuro, podendo ainda levantar críticas e feedbacks negativos à empresa.

Desse modo, ter como prática a boa experiência do candidato pode contribuir com as impressões positivas durante o processo, e mesmo que este candidato não conquiste a vaga almejada, ele estará feliz em ter feito parte do processo de recrutamento. 

Isso faz com que além da sua própria impressão, ele tenha bons elogios e feedbacks à empresa e se sinta entusiasmado com outras oportunidades dentro da mesma organização. 

Agora que você já entende a importância da experiência do candidato, conheça outros motivos positivos de investir nessa prática. Te contaremos no próximo tópico. 

Experiência do candidato

Porque investir na experiência do candidato? 

Além de todos os pontos importantes que já trouxemos acima, investir na experiência do candidato pode fazer com que sua empresa alcance outros patamares no mercado e crie uma marca respeitada e consistente. 

Outro ponto fundamental de ser pensando é em uma possível redução de custos, pois atrair os melhores profissionais e oferecer um espaço vantajoso para eles, faz com que além de aparecer, cada vez mais, melhores candidatos, a empresa detenha também seus talentos. 

Uma boa experiência do candidato, portanto, conta com benefícios e salários alinhados com o mercado, além de um processo mais objetivo e rápido, fazendo com que seus candidatos não percam o interesse em participar. 

Por último, mas não menos importante, toda organização deve defender os seus valores, além de se comprometer com a sua responsabilidade social. Desse modo, investir na experiência do candidato, por exemplo, pode contribuir com o perfil da organização no mercado de trabalho. 

Agora que você já conhece as vantagens tanto para a empresa quanto para os candidatos, é importante saber quais são as principais dicas para aplicar em um processo seletivo de sucesso. No próximo tópico iremos contar tudo sobre o assunto. 

Quais são as principais dicas para proporcionar uma boa experiência do candidato? 

Bom, agora que você já sabe o que é e qual a importância de proporcionar uma boa experiência ao candidato, abaixo vamos te contar as melhores dicas para o seu RH aplicar nos processos de recrutamento e seleção. Acompanhe: 

1. Disponibilize boas tecnologias de cadastramento 

O momento de cadastramento do candidato para uma vaga já é o início do processo de recrutamento e seleção. Por isso, os procedimentos devem ser o mais objetivo possível, sem que gere uma frustração naquele indivíduo. 

Desse modo, práticas que devem automatizar este processo é o mais indicado. Use a tecnologia a favor da empresa. Páginas de carreira da própria organização, formulários que contém apenas informações relevantes e opções objetivas sobre cargos e experiências anteriores são a melhor saída. 

Portanto, é importante que o RH da sua empresa esteja atento às melhores adaptações para os processos seletivos da empresa, colocando em primeiro lugar a experiência do candidato. 

Seja em uma plataforma interna ou softwares que automatizam este processo, existem inúmeras opções no mercado atual que possibilita os gestores de RH deixarem de lado práticas arcaicas e focarem no que realmente interessa: As pessoas.  

2. Anuncie as vagas de forma objetiva 

Seja objetivo ao anunciar as vagas da empresa em que trabalha. Mantenha o importante: 

  • Propósitos e valores da empresa;
  • Atividades que farão parte da rotina;
  • Plano de salário e benefícios

Assim, um gestor que levar estes pontos em consideração, pode evitar que candidatos bons não desistam de se candidatar às vagas oferecidas. Uma comunicação clara e objetiva é fundamental para a experiência do candidato

3. Informe os propósitos e valores da empresa 

Informar os propósitos e valores da empresa é fundamental para que o candidato se mantenha engajado no processo seletivo. Essa prática induz a curiosidade do mesmo sobre os principais assuntos relacionados à organização. 

Atualmente o mercado de trabalho tem funcionado de uma maneira bem mais dinâmica e humana. Se preocupar com o bem estar não só dos colaboradores como também dos candidatos tem feito parte da rotina de muitas empresas. 

Por isso é fundamental contar aos candidatos quais são os propósitos e valores da organização, para que assim, seja feito um alinhamento de expectativa que contribua com a experiência do candidato de forma positiva. 

4. Cumpra com os horários 

Um bom planejamento também é contabilizado para a experiência do candidato. Sendo assim, o processo seletivo de qualquer empresa deve ser bem executado pelo RH, principalmente quando se trata dos horários marcados para cada etapa. 

É importante que a empresa compreenda que além do processo seletivo, os candidatos podem ter uma série de outras obrigações e, por isso, ser pontual com cada um deles é fundamental. Não faça seu candidato aguardar. 

Mas é válido ressaltar que imprevistos podem acontecer, e por isso, mais uma vez vamos te lembrar que a comunicação é essencial para um processo de recrutamento e seleção. Isso porque, ao sinal de qualquer problema, o RH ou gestor responsável pela entrevista, deverá avisar o candidato, e vice-versa. 

5. Disponibilize depoimentos dos colaboradores 

Não é uma prática obrigatória, mas como forma de incentivo aos candidatos, a empresa pode optar por selecionar depoimentos de alguns talentos que já trabalham nela. 

Ao ver depoimentos motivadores e positivos, os candidatos tendem a permanecer entusiasmados e positivos com a ideia de trabalhar em determinada organização, e por isso a experiência do mesmo será muito válida. 

6. Monitore a experiência do candidato 

Além de trabalhar com a prática de feedbacks para todos os candidatos, tanto aos que avançam no processo quanto para os que não continuam nele, é fundamental que a empresa cuide da experiência do candidato, monitorando-a de perto. 

Analisar quem ainda permanece no processo, quem desistiu ou quem não passou para as próximas etapas é uma forma de fazer isso. Isso é importante para que a organização entenda de o processo é demorado demais ou se os feedbacks não são objetivos. 

Outra forma de monitorar a experiência do candidato é por pesquisa de satisfação. Ela serve para a empresa ter ciência de como foi o processo para os candidatos, até mesmo os eliminados. Essa prática além de encurtar a comunicação entre as partes, possibilita que as organizações cuidem cada vez mais de seus processos seletivos. 

Legal, né? Depois de ler este conteúdo completo você já sabe como é importante cuidar da experiência do candidato. 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

Ter ferramentas que cuidem dos processos burocráticos da sua empresa é uma mão na roda para todo RH. Por isso, a QRPoint chegou para garantir que o seu negócio siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tudo o que você perdeu sobre Chief Human Resources Officer!

Chief Human Resources Officer nada mais é do que o Líder de Recursos Humanos. É o profissional com uma das maiores relevâncias dentro de uma organização, isso porque é ele quem irá garantir a melhor conduta em liderança, plano de carreira e motivação dos profissionais

Antes de qualquer coisa é importante entender que todas as profissões passam por grandes transformações ao longo do tempo, e pensando nisso, a necessidade de usar recursos tecnológicos como otimização de trabalho e tempo passou a ser cada vez mais presente e essencial para os negócios. 

Dessa forma, ficou cada vez mais difícil pensar em formas de trabalho que se distanciasse da era da tecnologia e da internet. Ou seja, é muito comum profissionais de qualquer setor se conectarem com um mundo de possibilidades, que antes eram limitados aos seus locais físicos de trabalho. 

Pensando exatamente nesse desenvolvimento surgiu o CHRO, esse profissional tem como objetivo, por exemplo, aplicar as ferramentas tecnológicas em sua rotina de trabalho para facilitar tanto no setor burocrático quanto no desenvolvimento e gestão das pessoas de uma organização. 

Agora, se você ainda está em dúvidas sobre o assunto, confira o conteúdo completo em nosso blog.

Conheça outros artigos relacionados