Descrição de Cargos: Conheça o que é e saiba sua importância!

A descrição de cargos não é apenas uma formalidade nas empresas, ela é essencial para o setor de recursos humanos e gestão de pessoas. E no conteúdo de hoje vamos te explicar o porquê. 

Para adiantar, cada vez mais as empresas precisam de profissionais preparados para atender às possíveis necessidades dos cargos. Desse modo, com o intuito de formalizar o processo de contratação e deixar os candidatos cientes de suas atribuições, existe a descrição de cargos. 

Dito isto, durante o conteúdo de hoje te ensinaremos tudo sobre o assunto e qual é a sua verdadeira importância. Depois disso você saberá exatamente o que precisa ser feito para aplicar em sua empresa. 

Confira os tópicos a seguir: 

  • O que é descrição de cargos? 
  • Qual o objetivo da descrição de cargos? 
  • Como é realizada a descrição de cargos? 
  • Quais as funções da descrição de cargos? 
  • Qual a importância da descrição de cargos? 

Boa leitura! 

O que é descrição de cargos? 

A descrição de cargos nada mais é do que a formalização das posições ocupadas pelos profissionais de uma empresa. Ou seja, é a documentação das atribuições, competências, experiência profissional e formação acadêmica, entre outros diversos requisitos que um colaborador precisa preencher. 

 Além disso, é na descrição de cargos que deve conter os conhecimentos específicos da vaga ocupada ou a ser ocupada por alguém, para que ao entrar na empresa, o profissional se sinta ambientado com a rotina de atividades. 

Por isso, a descrição de cargos também visa facilitar a integração dos colaboradores de forma assertiva tanto ao cargo que irão ocupar quanto à cultura organizacional da empresa. Isso porque, é nela que contém a apresentação de todas as responsabilidades e competências que a empresa espera. 

Sendo assim, este é um documento fundamental para incluir todas as informações que qualquer colaborador ou candidato necessita desenvolver para ser eficiente em sua função. Além disso, ele também precisará entender que a descrição de cargos pode sofrer alterações e, por isso, ele deve se aperfeiçoar para as novas exigências. 

Portanto, essa prática deve acompanhar as exigências da empresa, isso porque, a mesma deve acompanhar as mudanças do mercado, tomando decisões estratégicas para o desenvolvimento da organização. 

Qual o objetivo da descrição de cargos? 

O principal objetivo da descrição de cargos é, justamente, deixar claro quais são as atividades que precisam ser desenvolvidas, além de alinhar as expectativas dos profissionais em relação à rotina de trabalho.

A descrição de cargos feita de forma completa e detalhada tem o poder de contribuir efetivamente para que os requisitos da vaga sejam cumpridos ao divulgá-la para os candidatos. 

Dessa forma, a padronização dessa prática além de gerar um processo mais habilidoso para o RH, também permite que os colaboradores se preparem para as aspirações e ambições descritas no cargo. 

Portanto, se realizada com o objetivo inicial, a descrição de cargos pode facilitar o entendimento das recomendações do desenvolvimento profissional que a empresa precisa naquele momento para o seu crescimento interno. 

Como é realizada a descrição de cargos? 

Antes de qualquer empresa começar a elaboração de descrição de cargos, é fundamental entender a estrutura de todos eles. Dessa forma, é possível verificar quais as exigências mais relevantes e que devem ser consideradas. 

É válido dizer que a descrição de cargos pode variar dependendo tanto da empresa quanto do tipo de negócio e ramo que a organização está inserida. 

Entretanto, existem algumas informações básicas, que, se seguidas, podem contribuir muito para uma descrição de cargos assertiva. Veja abaixo: 

Descrição de cargos

Identificação 

A identificação é o campo onde deverá constar o nome completo do cargo. Ou seja, esta nomenclatura deve estar conforme o perfil que tanto a empresa quanto o mercado já adotaram para ela. 

Se você precisa realizar a descrição de cargos da sua empresa, te indicamos não inventar nomes muito diferentes dos quais já são usados. Isso pode fazer com que o cargo fique um tanto quanto confuso para os candidatos. 

Organograma

Neste momento, você precisa inserir a posição hierárquica do cargo dentro da empresa. Ou seja, aqui precisa contar em qual lugar do organograma se encontra a posição do cargo, quem é o superior, quem é o subordinado e assim por diante. 

Missão de cargo 

Em missão de cargo é fundamental que seja definido o objetivo principal do cargo ofertado. Ou seja, aqui haverá uma breve descrição da atividade central e qual é objetivo da mesma para a empresa. 

É neste momento que, por exemplo, o candidato conseguirá definir se está apto ou não para o cargo, mas não é só isso, existe outro passo fundamental para a tomada de decisão e está no próximo tópico: Atividades do cargo. 

Atividades do cargo

Como dito anteriormente, atividades do cargo nada mais é do que uma explicação objetiva de todas as tarefas a serem desenvolvidas rotineiramente. Ou seja, aqui é o momento em que a empresa fica responsável por dividir todas as atividades que precisam ser realizadas dentro daquele cargo. 

Desse modo, como em missão de cargo, o candidato também saberá se é possível participar do processo seletivo para a seleção desta vaga em específico. 

Experiência 

A experiência profissional é necessária dentro da descrição de cargos, pois é o momento em que a empresa alinha as expectativas de competências e conhecimentos com os profissionais concorrentes ou contratados. 

Formação acadêmica

Em formação acadêmica, é preciso contar as características técnicas necessárias para o cargo. Aqui, elas podem ser adaptadas para formações acadêmicas específicas para cada setor. 

Por exemplo, determinado cargo pode exigir um nível de educação diferente do outro, que pode variar do nível básico, técnico ao superior. 

Competências 

Neste momento é fundamental que a empresa descreva as competências para o cargo, tanto técnicas quanto comportamentais. Além disso, é importante que a organização observe se o profissional candidato possui as exigências determinadas pela vaga. 

Esse tipo de organização, por exemplo, possibilita que as empresas escolham os seus talentos com maior cuidado e critério. 

Treinamentos

Por último, mas não menos importante, é importante que a empresa informe aos colaboradores se para o cargo em questão é necessário ter algum tipo de treinamento e/ou preparação. 

 Dito isto, caso seja necessário, este treinamento pode ser aplicado tanto antes da admissão como nas primeiras semanas de trabalho do novo colaborador. 

Quais as funções da descrição de cargos? 

Se você chegou até aqui já entende um pouco melhor sobre a utilidade da descrição de cargos, né? 

Isso porque caso essa prática seja assertiva dentro de uma empresa, muito provavelmente os seus colaboradores saberão exatamente quais são suas responsabilidades e funções lá dentro. 

Portanto, sabemos que esse é o principal objetivo da descrição de cargos, e sabendo disso, é fundamental que você entenda que neste processo existem outras questões importantes a serem avaliadas a partir da descrição de cargos. Veja a seguir quais são: 

Recrutamento e seleção 

Esse é o processo em que o RH da empresa fica responsável por trazer novos talentos ao time. Nele é realizada a triagem dos currículos, por exemplo. 

Caso a prática de descrição de cargos seja efetiva dentro da organização, este é o momento em que o gestor responsável por recrutamento e seleção terá mais eficiência para a conclusão do processo. 

Auditorias

Ao ser necessário aplicar auditorias em uma empresa, é muito provável que os auditores responsáveis por esse processo solicitem a descrição e cargos ao RH, além das documentações de funcionários.

Essa prática é comum para analisar e comparar as funções, cargos e salários de todos os funcionários que pertencem a um mesmo departamento. 

Avaliação de competências 

A descrição de cargos também é necessária no momento de avaliar as competências e habilidades, proporcionando, por exemplo, um processo mais rápido e dinâmico, além da assertividade que ele propõe.  

Desse modo, facilita os processos de avaliação de cada perfil e a identificação de possíveis potencialidades dentro dos times da organização. 

Qual a importância da descrição de cargos? 

Bom, existem muitos pontos positivos para uma empresa que investe em descrição de cargos, inclusive, a organização que tem como objetivo alcançar profissionais de destaque no mercado, deve cuidar da sua imagem e posicionamento. 

Sabendo disso, é importante frisar que o posicionamento de uma empresa deve acontecer de dentro para fora, ou seja, quanto mais alinhadas forem as expectativas com os então colaboradores, maiores as chances de futuros talentos aparecerem. 

E a descrição de cargos é parte fundamental neste processo. Isso porque feita de maneira assertiva, evita por exemplo, que funcionários expõem situações de desvio de função ou equiparação salarial

Mas também existem outros aspectos importantes de uma descrição de cargos, e abaixo te contaremos tudo sobre isso. Veja: 

Contribui com o plano de carreira 

A prática contribui com a construção de um plano de carreira dentro da organização. Isso porque com todas as posições da empresa descritas de forma assertiva, o colaborador poderá te orientar pelo organograma, por exemplo. 

Desse modo, é muito mais fácil traçar o plano de carreira dos profissionais que compõem a empresa, isso porque, o RH consegue ter uma visão muito mais possível das necessidades futuras de cada cargo ou talento dentro da organização.  

Direciona treinamentos mais assertivos 

Além dos pontos acima, a empresa também pode identificar as lacunas nos conhecimentos dos colaboradores mais facilmente, e feito isso, é possível disponibilizar treinamentos de conhecimentos e competências nas áreas de necessidades. 

Essa prática pode ser realizada pelo departamento de RH, onde os gestores do mesmo se responsabilizaram pelo desenvolvimento dos times através de capacitações e treinamentos. 

Desse modo, essas abordagens resultaram muito provavelmente em uma maior produtividade e motivação dos colaboradores, o que poderá, por exemplo, reduzir taxas de rotatividade e absenteísmo. 

Administrar as promoções e remunerações de maneira técnica 

Com a descrição de cargos também é possível que o departamento de gestão de pessoas tome decisões relacionadas a contratação, bônus e aumentos salariais e promoções. 

E vale reforçar que em relação a administração das carreiras de dentro da empresa, é fundamental que o RH adote procedimentos e sistemas que são adaptáveis às necessidades de seus talentos. 

Isso porque, para além de pensar nas políticas internas da empresa, é necessário pensar se os profissionais que trabalham ali estão conscientes dos processos de crescimento dentro da organização. 

Motivar o colaborador 

Por último, é possível que os colaboradores tenham a oportunidade de aprender sobre o seu próprio perfil profissional se a descrição de cargos for feita de forma assertiva. 

Isso quer dizer que eles serão capazes de perceber os pontos fortes e melhorias que ainda precisam para se desenvolver como gostariam profissionalmente. Sendo assim, aplicando esse método dentro da organização é possível que os colaboradores se sintam cada vez mais valorizados. 

É não tem erro! Quanto mais valorizado um profissional se sentir mais produtivo ele será para a organização. Isso porque ele estará numa posição de motivação para manter uma rotina de trabalho organizada e positiva. 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

Depois do conteúdo de hoje, tenho certeza que você aprendeu a importância de levar a descrição de cargos a sério em seu negócio. Mas sabemos que só esta prática não é o suficiente para que os resultados aconteçam de forma prática e assertiva. 

Por isso, a QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tudo o que você perdeu sobre Provisionamento! 

O provisionamento nada mais é do que a definição de variação patrimonial que pode ocorrer no futuro e gerar uma despesa para a organização. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para quando chegar o momento de colocar essa dívida em dia, só assim elas conseguirão arcar com os recursos necessários. 

Portanto, as provisões contábeis servem justamente para definir o valor aproximado que a empresa precisa reservar do seu capital ou dos ativos, mesmo que o valor exato desta dívida ainda não seja do seu conhecimento. 

É importante destacar a necessidade de realizar esta prática dentro da sua organização, para que a saúde financeira da mesma seja resguarda nestes momentos. 

Então, caso você se interesse pelo assunto, acesse o conteúdo completo em nosso site.

Conheça outros artigos relacionados