Controle de ponto para motorista: Como acompanhar?

O controle de ponto para motorista gerou muitas dúvidas ao longo dos anos. Antes, eram registrados manualmente, hoje em dia, existem formas mais otimizadas e seguras. 

Se você chegou até esse conteúdo é porque ainda tem muitas dúvidas sobre o registro de ponto para motoristas. Por isso, nós vamos te contar tudo sobre o assunto! 

  • O que é controle de ponto 
  • O que diz a legislação sobre controle de ponto para motorista?
  • Porque é importante ter controle sobre a jornada de trabalho de motoristas?
  • Como funcionam as pausas e intervalos para motoristas? 

Vamos lá? 

\"controle

O que é controle de ponto? 

O controle de ponto, nada mais é do que um sistema usado para registrar a jornada de trabalho dos colaboradores de uma organização, devendo manter rigorosamente os seguintes dados: 

  • Quantidade de horas trabalhadas, 
  • Horas extras
  • Atrasos, 
  • Faltas;
  • Entre outras informações.

O controle de ponto surgiu nos anos 80, tornando-se uma obrigação da empresa com base no art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que definiu as regras para seu uso no mundo corporativo.

Logo em seu surgimento, diversos gestores começaram a ter problemas para fazer o controle de ponto. Isso porque na época, existiam formas pouco eficientes, principalmente para grandes empresas, de se registrar a carga horária de trabalho.

Por isso, inicialmente o controle de ponto era visto pelos empregadores apenas como uma obrigação legal. 

Mas, hoje em dia, com a evolução tecnológica e os avanços de pesquisa de gestão de pessoas, já há o entendimento de que adotar o controle de ponto pode trazer muitos benefícios para a organização.

Controle de ponto online

 Por meio de um software é capaz de se conectar com outros dispositivos móveis, sendo eles, celulares, tablets, computadores e também o relógio de ponto

No caso, o colaborador tira uma foto do seu rosto para registrar o seu ponto e automaticamente a informação é dada ao sistema. Outro fator importante é que as as horas atuais são contabilizadas com as anteriores. 

Em nosso sistema QR Point, por exemplo, além da foto, o funcionário também informa a sua geolocalização. Isso porque o registro de ponto fica ainda mais assertivo e confiável, evitando que o colaborador cometa fraudes. 

Mas se as informações estiverem erradas? Caso o empregado tente burlar as regras, o sistema enviará uma mensagem para o gestor, comunicando sobre o acontecido, tornando a comunicação mais eficaz.

Controle de ponto para motorista

Inicialmente, é permitido que o controle de ponto para motorista seja feito de forma manual ou eletrônica

O controle de ponto para motorista realizado manualmente oferece mais riscos de rasuras e dados inválidos. Além disso, o motorista deve ter uma boa memória para não se esquecer de seus horários e, consequentemente, não fazer as anotações.

Por isso, o melhor método para registrar esse tipo de jornada de trabalho externo é através um controle de ponto digital, que responda às mesmas exigências do ponto eletrônico. O benefício é maior quando utilizam-se softwares para a realização desse registro.

Um software, por exemplo, oferece uma solução prática e ágil para essa finalidade. Dessa forma, o sistema auxilia tanto o motorista quanto o setor de RH no momento de fazer o registo da jornada.

O que diz a legislação sobre controle de ponto para motorista? 

Segundo a legislação, o registro da carteira de trabalho de um motorista atribui alguns direitos e deveres, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Desse modo, as leis criadas para esse setor, tem como finalidade resguardar os motoristas em relação a saúde, segurança e bem estar. Além de evitar possíveis acidentes e garantir que os profissionais trabalhem com dignidade. 

A lei que é conhecida como “Lei do motorista” ou também “Lei do Caminhoneiro” foi instituída em 2012, mas em 2015 ela sofreu uma leve alteração, que trouxe como novidade, justamente o controle da jornada de trabalho para profissionais que trabalham em funções externas.

Agora se você quer entender o motivo de controlar a jornada de trabalho dos motoristas, leia o tópico a seguir e tire todas as suas dúvidas. 

Porque é importante ter controle sobre a jornada de trabalho de motoristas?

Isso é muito claro, toda empresa precisa cumprir o que diz as leis trabalhistas. Desse modo, para o controle de ponto dos motoristas, é necessário que tanto a empresa quanto o colaborador façam as respectivas partes. 

O controle de ponto para esse setor, pode garantir o cumprimento da lei e respeitar a jornada de trabalho do motorista fora de um local fixo de trabalho. Ou seja, é possível computar as horas extras, o tempo de descanso, entre outras práticas. 

Desse modo, é importante que você entenda o que a legislação trabalhista brasileira diz sobre jornada de trabalho. Acompanhe: 

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho do motorista, assim como outras categorias da CLT, não deve extrapolar 8 horas por dia. Ou caso seja realizado um acordo prévio, o colaborador poderá trabalhar numa jornada 12×36. 

Horas Extras

Outra possibilidade é o cumprimento de horas extras, dessa forma, a jornada de trabalho de um motorista pode ser estendida por mais 2 horas diárias. Mas caso acordado por alguma convenção ou acordo, essas horas podem ser de até 4 horas por dias. 

De toda forma, é válido ressaltar que, dependendo da rota que for percorrida pelo motorista, as horas extras podem ser adotadas em escalas de 12×36 e com o valor de 50% da hora fixa. 

Agora, caso suas dúvidas sejam direcionadas a intervalos e pausas, confira o próximo tópico. 

Como funcionam as pausas e intervalos para motoristas? 

Se você ainda tem dúvidas sobre como funcionam as pausas e intervalos para motoristas, os próximos tópicos vão te esclarecer. Confira tudo o que você precisa saber sobre a Pausa para refeições, descanso obrigatório e intervalo a cada jornada de trabalho. 

Pausa para refeições

Todo motorista tem o direito de tirar, pelo menos, uma hora diária para refeição. Nesse caso, pode ou não ser considerado o intervalo de parada obrigatória. 

Descanso obrigatório

Caso o motorista dirija por 4 horas seguidas, ele é obrigado a realizar a pausa de, pelo menos, 30 minutos. E essa norma está prevista na legislação trabalhista do país. 

Intervalo a cada jornada de trabalho

A cada 24h trabalhadas, o motorista tem o direito de tirar 11h descanso, e as mesmas podem ou não ser fracionadas. Isso dependerá se o profissional realizará as 8 horas de descanso diários, além de poder ser recebido dentro de um período de 16 horas após a jornada de trabalho em vigência. 

Em viagens longas, por exemplo, se ultrapasse 24 horas de trabalho, o profissional poderá descansar em local confiável e condições boas, sendo custeado pela empresa. 

Existem casos onde as viagens podem durar de sete dias para mais. Desse modo, todo o custo com alojamento e refeição deve ser direcionado a empresa. Além disso, o motorista poderá descansar num período fracionado ou não a cada 24 horas. 

Como a QR POINT pode auxiliar o controle de ponto de motoristas? 

Uma evolução da geolocalização é a cerca digital. Com ela, é possível delimitar uma área de no mínimo 50 metros de raio onde seus colaboradores devem registrar os pontos. 

Com isso, o gestor tem mais garantias de que seu colaborador está, de fato, presente no local de trabalho. Os supervisores são notificados se o ponto for registrado fora da área delimitada na cerca digital.

Essa inovação faz parte do exclusivo sistema de controle de anomalias da QR POINT. Por meio de várias funcionalidades exclusivas, como a cerca digital, a empresa e seu RH podem configurar o sistema e mapear qualquer atividade suspeita.

Qualquer alteração ou desvio pode ser verificado, facilitando o diálogo direto com o colaborador, e a tomada de providências quando necessário. 

O sistema oferecido pela QR POINT é benéfico para ambas as partes de um contrato de trabalho. Por um lado, o motorista assegura seus direitos através de um registro seguro de todas as suas atividades. 

Por outro lado, o empregador recebe todas as informações que precisa, mesmo que o funcionário não esteja na empresa.

\"controle

Passo a passo de como inserir o sistema da QR POINT na sua empresa?

Para ter um sistema robusto de controle de ponto na empresa não é preciso ser analista de TI: a contratação de um serviço como o da QR POINT exige apenas um smartphone.

Em primeiro lugar, os motoristas devem baixar o aplicativo da QR POINT em seu dispositivo móvel, como celular ou tablet, e marcar seus horários de acordo com a jornada, incluindo os intervalos.

Essa solução permite que o funcionário receba alertas em tempo real das atividades empresariais, veja relatórios e solicitações de pedido. 

Além disso, os gestores recebem notificações e alertas de registros de membros da equipe até mesmo em situação de urgência ou emergência. Tentativas de fraude também são sinalizadas pelo software. 

O aplicativo da QR POINT proporciona, também, o uso de reconhecimento facial para garantir a integridade dos registros. Essa tecnologia garante maior assertividade e praticidade, substituindo o uso de biometria – que, para motoristas da malha rodoviária, é impossível. 

A precisão das informações e dados evita qualquer tentativa de burlar o sistema por colaboradores que tenham intenções negativas. Assim, tanto os trabalhadores quanto a empresa estão assegurados da veracidade dos dados.

Além disso, a QR POINT também tem o serviço de geolocalização. Os gestores podem visualizar onde os funcionários estão realizando o controle de ponto em tempo real, com apenas um clique. 

Esse serviço é mais uma vantagem de controle e segurança para a fidelidade das informações e o combate a fraudes ou problemas com informações inconsistentes.

Através da geolocalização, a empresa consegue identificar onde está toda a equipe, seja ela interna ou externa. Além disso, o controle de ponto pode ser marcado mesmo com o dispositivo offline.

Quem somos? 

A QR POINT chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR POINT cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR POINT. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR POINT como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR POINT na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu sobre: Controle de ponto online! 

Este software é capaz de se conectar com outros dispositivos móveis, sendo eles, celulares, tablets, computadores e também o relógio de ponto

No caso, o colaborador tira uma foto do seu rosto para registrar o seu ponto e automaticamente a informação é dada ao sistema. Outro fator importante é que as as horas atuais são contabilizadas com as anteriores. 

Em nosso sistema QR POINT, por exemplo, além da foto, o funcionário também informa a sua geolocalização. Isso porque o registro de ponto fica ainda mais assertivo e confiável, evitando que o colaborador cometa fraudes. 

Mas se as informações estiverem erradas? Caso o empregado tente burlar as regras, o sistema enviará uma mensagem para o gestor, comunicando sobre o acontecido, tornando a comunicação mais eficaz. 

Clique aqui e confira o conteúdo completo!

Conheça outros artigos relacionados