Controle de ponto para motorista

Veja como realizar o controle de ponto para motorista e facilite ainda mais as funções de RH na sua empresa ao manter as horas trabalhadas registradas.
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Embora façam parte do quadro de funcionários da empresa, os motoristas são considerados trabalhadores externos. Isso porque realizam suas atividades fora do ambiente empresarial, pela própria natureza do serviço. 

Até pouco tempo atrás, os motoristas eram contratados de forma terceirizada. Nesse modelo, as empresas contratantes não se viam na obrigação de realizar o controle de ponto.

A ausência de horários fixos e leis consistentes colocava em risco não só a integridade física do próprio trabalhador, mas também prejudicavam as operações da organização. Isso fez com que muitas empresas passassem a ter os motoristas dentro do seu quadro de funcionários.

Atualmente, a Lei nº 13.103, de 2 de Março de 2015 regula a atividade de motoristas independentemente do veículo. Ela inclui aqueles que operam através do território rodoviário, utilizando veículo do negócio ou realizando transporte de cargas ou pessoas, e os que trabalham em perímetro urbano.

A legislação prevê alguns pontos importantes para o cumprimento da jornada de trabalho desses funcionários, dentre eles destacamos:

  • A jornada deve durar 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais;
  • O tempo de espera não se aplica a duração das horas de trabalho, ou seja, nos momentos em que o contribuinte aguarda o veículo ser carregado ou descarregado, ou em casos de fiscalização;
  • O motorista é obrigado a pausar o serviço após dirigir por cinco horas e meia;
  • É permitido fazer horas extras podendo ter no máximo 2 horas de duração e acréscimo de 50% da hora, no mínimo;
  • É obrigação do empregador controlar a jornada de trabalho também.

Além disso, é obrigatório que os motoristas recebam o benefício do seguro de contratação. O serviço é custeado pela empresa e cobre os riscos ligados às suas atividades, como invalidez total ou parcial, decorrente de acidente, cobertura de morte, natural ou por acidente, traslado e auxílio para funeral.

O valor mínimo corresponde a dez vezes do piso salarial, dependendo de sua categoria, ou valor superior, decidido em convenção ou acordo coletivo.

Como fazer o controle de ponto para motorista

A Legislação brasileira permite que o controle de ponto para os motoristas seja feito de forma manual ou eletrônica.

O controle realizado manualmente oferece mais riscos de rasuras e dados inválidos. Além disso, o motorista deve ter uma boa memória para não se esquecer de seus horários e, consequentemente, não fazer as anotações.

Por isso, o melhor método para registrar esse tipo de jornada de trabalho externo é através um controle de ponto digital, que responda às mesmas exigências do ponto eletrônico. O benefício é maior quando utilizam-se softwares para a realização desse registro.

A QRPOINT, por exemplo, oferece uma solução prática e ágil para essa finalidade. Nosso sistema auxilia tanto o motorista quanto o setor de RH no momento de fazer o registo da jornada.

Como inserir o sistema da QRPOINT na sua empresa

Para ter um sistema robusto de controle de ponto na empresa não é preciso ser analista de TI: a contratação de um serviço como o da QRPOINT exige apenas um smartphone.

Os motoristas devem baixar o aplicativo da QRPOINT em seu dispositivo móvel, como celular ou tablet, e marcar seus horários de acordo com a jornada, incluindo os intervalos.

Essa solução permite que o funcionário receba alertas em tempo real das atividades empresariais, veja relatórios e solicitações de pedido. 

Além disso, os gestores recebem notificações e alertas de registros de membros da equipe até mesmo em situação de urgência ou emergência. Tentativas de fraude também são sinalizadas pelo software. 

O aplicativo da QRPOINT proporciona, também, o uso de reconhecimento facial para garantir a integridade dos registros. Essa tecnologia garante maior assertividade e praticidade, substituindo o uso de biometria - que, para motoristas da malha rodoviária, é impossível. 

A precisão das informações e dados evita qualquer tentativa de burlar o sistema por colaboradores que tenham intenções negativas. Assim, tanto os trabalhadores quanto a empresa estão assegurados da veracidade dos dados.

Além disso, a QRPOINT também tem o serviço de geolocalização. Os gestores podem visualizar onde os funcionários estão realizando o controle de ponto em tempo real, com apenas um clique. Esse serviço é mais uma vantagem de controle e segurança para a fidelidade das informações e o combate a fraudes ou problemas com informações inconsistentes.

Através da geolocalização, a empresa consegue identificar onde está toda a equipe, seja ela interna ou externa. Além disso, o controle de ponto pode ser marcado mesmo com o dispositivo offline.

Um controle de ponto cada vez mais inovador

Uma evolução da geolocalização é a cerca digital. Com ela, é possível delimitar uma área de no mínimo 50 metros de raio onde seus colaboradores devem registrar os pontos. 

Com isso, o gestor tem mais garantias de que seu colaborador está, de fato, presente no local de trabalho. Os supervisores são notificados se o ponto for registrado fora da área delimitada na cerca digital.

Essa inovação faz parte do exclusivo sistema de controle de anomalias da QRPOINT. Por meio de várias funcionalidades exclusivas, como a cerca digital, a empresa e seu RH podem configurar o sistema e mapear qualquer atividade suspeita.

Qualquer alteração ou desvio pode ser verificado, facilitando o diálogo direto com o colaborador, e a tomada de providências quando necessário. 

O sistema oferecido pela QRPOINT é benéfico para ambas as partes de um contrato de trabalho. Por um lado, o motorista assegura seus direitos através de um registro seguro de todas as suas atividades. Por outro, o empregador recebe todas as informações que precisa, mesmo que o funcionário não esteja na empresa.

Quer saber mais sobre o funcionamento do controle de ponto para motoristas - e como ele pode ser implementado na realidade da sua organização? Fale com nossos especialistas, tire todas as suas dúvidas e mude a forma de registro de ponto para melhor. 

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!