Controle de ponto para funcionários terceirizados: quem é responsável?

Veja como fazer o controle de ponto para funcionários terceirizados e quem é responsável por essa marcação: o contratante ou o contratado.
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Uma forma bastante utilizada pelas empresas para reduzir custos com vínculos empregatícios, treinamentos e outras despesas trabalhistas, a longo prazo, é a terceirização dos serviços. 

Mas, ainda que essa escolha facilite bastante a rotina das organizações, o controle de ponto para funcionários terceirizados ainda é uma dúvida que, se não for sanada rapidamente, pode se tornar um problema para os empregadores.

A relação entre contratante e o colaborador terceirizado é estabelecida através de um acordo entre ambas as partes. No contrato de trabalho, a empresa contrata um funcionário de outra empresa - geralmente, a terceirizadora - para prestar os serviços requeridos.

O vínculo empregatício, nesse caso, se dá apenas entre funcionário e a empresa que disponibiliza seus serviços, quando esse modelo se aplicar. Assim, as responsabilidades trabalhistas de um regime CLT padrão não se aplicam ao contratante. 

Vantagens da contratação de terceirizados

Antigamente, na maioria das vezes, os funcionários terceirizados faziam parte de atividades-meio da corporação. Os serviços mais comuns eram os de limpeza, recepção ou qualquer exercício que não estivesse ligado ao funcionamento final do lugar.

Contudo, em julho de 2017, foi sancionada a Lei n° 13.467, que autoriza a participação da terceirização em atividades-fim da organização. Ou seja, a empresa pode contratar terceirizados para atuar nas funções que direcionam seu ramo de atividades.

Para a empresa que contratou o serviço, a grande vantagem da escolha é reduzir os custos na admissão de funcionários. Já para o colaborador, o principal benefício é a mobilidade para desempenhar tarefas periódicas ou, até, fornecer força de trabalho a mais de uma empresa por vez.

Controle de ponto para funcionários terceirizados é essencial

O monitoramento do controle de ponto  para funcionários terceirizados deve ser feito pela empresa que foi contratada a realizar as atividades. Ou seja, não é da contratante o ônus da prova das horas trabalhadas.

A prestadora dos serviços que atua com terceirização faz, obrigatoriamente, a fiscalização das horas, já que é ela quem se encarrega dos gastos com horas extras, pagamentos de benefícios e descontos por faltas. Por isso, fazer o controle de ponto, registrando a jornada dos terceirizados, é tão importante.

E como fazer isso?

As empresas com mais de 20 colaboradores podem utilizar o controle de ponto digital para facilitar a gestão de todos os funcionários. 

É válido lembrar que o controle de ponto para funcionários terceirizados deve ser separado do controle dos funcionários da empresa contratante dos serviços. 

Realizar esse controle garante que o contrato será cumprido, principalmente em relação às horas trabalhadas no ambiente empresarial. Além disso, o contratante consegue os dados reais para fazer análises e concluir se a terceirização oferece vantagens para o negócio.

Portanto, prefira um controle de ponto digital

Optar por um controle de ponto digital significa ter acesso aos pontos dos funcionários em tempo real, fazer solicitações de serviço de forma imediata e até constatar se um terceirizado não está no local correto dentro de seu horário de trabalho.

A utilização de um bom sistema reduz as chances de processos trabalhistas e garante não haver pagamentos a mais ou a menos, ou atividades indevidas. Além disso, deve-se levar em consideração a possibilidade de os funcionários terceirizados prestarem serviços externos. 

Investir em um software eletrônico é uma ferramenta que auxilia na organização e manutenção de horários de uma empresa. 

O sistema da QRPOINT oferece diversos benefícios. Veja, abaixo, os principais. 

Mobilidade

Em caso de terceirização para trabalho externo, ou atividades que não necessitam de presença física do funcionário na empresa, os terceirizados não precisam se deslocar até a sede para fazer o registro de ponto. Ele pode ser feito de forma online, tanto no início quanto no final do expediente.

Essa funcionalidade pode aumentar a economia de tempo e dinheiro, já que é permitido marcar o ponto digital a partir de qualquer dispositivo móvel.

Marcação offline

A ausência de uma conexão com a internet não é um empecilho para não ter o registro de ponto digital. O aplicativo da QRPOINT, por exemplo, permite que a marcação seja feita offline e, quando houver uma conexão, as informações já estarão presentes no programa.

Sistema de segurança

Nosso sistema impede qualquer tipo de tentativa de fraude ou atividade suspeita. Um dos mecanismos apresentados é o de reconhecimento facial, para garantir que quem está atualizando o sistema é o colaborador responsável por ele.

A ferramenta de reconhecimento facial substitui a biometria com assertividade e praticidade. É uma garantia de que é o colaborador da empresa que está registrando o ponto, assegurando as informações e dados, possibilitando a ação da empresa em qualquer tentativa de fraude. 

Vale lembrar que o aplicativo da QRPOINT atesta ao terceirizado que todas as suas horas vão estar registradas e contabilizadas no final de cada período de trabalho. Como consequência, a folha de pagamentos irá apresentará dados consistentes e trará benefícios a todos.

A QRPOINT possui a tecnologia indispensável para o controle de ponto para funcionários terceirizados. Esse software foi desenvolvido como uma forma de poupar tempo, dinheiro e evitar possíveis reclamações trabalhistas.

A modernização na forma de registrar a jornada de trabalho é acessível a todas as empresas, independente do tamanho ou mercado. A QRPOINT descomplica o controle de ponto e, melhor ainda, se encaixa no orçamento do seu negócio.

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