Como reduzir os custos da sua empresa com energia no pós pandemia?

A pandemia do coronavírus fez muitas empresas passarem por dificuldades. Em diversos setores e áreas encontramos problemas evidentes. O faturamento caiu e as contas não param de chegar. Muitos lugares ficaram fechados, o que aumentou ainda mais o desafio. Então, como você pode reduzir os custos da sua empresa?

Nesse momento de retomada, qualquer corte de custo já ajuda. E sabia que a conta de luz da sua empresa pode ser mais barata? E que, para isso, você não precisa fechar tudo nem desligar as luzes e equipamentos? 

Olhar a conta de luz de outra perspectiva pode fazer a sua empresa economizar até 30%. Mas como isso é possível? 

Para entender como reduzir a conta de luz, é preciso primeiro saber o básico de como a sua conta de luz é calculada. Toda conta é cobrada a partir de uma tarifa de energia.

Entenda mais sobre a tarifa de energia

Normalmente, as contas das pequenas empresas estão na tarifa convencional, em que você paga um valor fixo por cada kwh consumido. Não importa o momento do dia que a energia foi consumida, o valor a ser pago pelo kwh é sempre o mesmo. 

Mas, em 2018, foi criada uma nova modalidade de tarifa, mais barata, para incentivar a redução de consumo em horários de pico. 

A Tarifa Branca é uma modalidade tarifária em que se paga preços diferentes pelo kwh, dependendo do horário e do dia da semana. E é uma excelente opção para empresas que ficam abertas em horário comercial. 

Isso porque nessa modalidade, a tarifa de energia tem valores diferentes dependendo da hora do dia. Ele é dividido em três horários: ponta (tarifa mais cara), fora ponta (tarifa mais barata) e intermediária (tarifa de valor intermediário). 

Os horários dependem do estado, mas normalmente a tarifa fica mais cara depois das 18h, em dias de semana. Aos finais de semana, a energia é sempre mais barata.  

Restaurantes self service, padarias, concessionárias, salões de beleza e alguns escritórios podem economizar bastante com a Tarifa Branca. Em algumas cidades, a economia chega a 30%. 

Por ser uma tarifa nova e pouco difundida, poucas empresas optaram por ela nos últimos anos. Dados recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Eneel) mostram que apenas 50 mil unidades consumidoras fizeram essa opção.

E tem muita gente que faz a mudança para a Tarifa Branca (sem nenhum estudo prévio ou sem o auxílio de especialistas) e acaba tendo que mudar novamente para a convencional. 

Como mudar para a Tarifa Branca com segurança?

Mas é possível ter ajuda nesse processo. Recentemente, a startup Clarke Energia lançou um aplicativo que ajuda pequenas e médias empresas a economizarem energia na tarifa branca. E o melhor: o empresário só paga pelo serviço se conseguir economizar. 

Para descobrir se é uma boa opção, é possível fazer um teste gratuito e, em poucos minutos, contratar a Clarke Energia para ajudar nesse processo. Se você já é cliente da QR Point, terá atendimento prioritário na Clarke. 

Você já controla o ponto com maestria. Que tal agora economizar na conta de luz com a Clarke Energia? Acesse: clarke.com.br/qr-point/

Conheça outros artigos relacionados