Como pequenas empresas devem fazer controle de ponto?

Veja a maneira como pequenas empresas devem fazer controle de ponto e descubra as maneiras mais fáceis de realizar essa obrigação.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O controle de ponto é obrigatório para empresas que tenham dez ou mais funcionários, segundo o parágrafo 2 do artigo 74 da CLT. Porém, o registro da jornada de trabalho também deve ser feito em pequenas empresas. Afinal, ele garante a colaboradores e gestores o cumprimento correto da carga horária.

Quanto mais transparente for o controle de ponto, mais chances a empresa tem de ver sua equipe desempenhar as atividades de forma efetiva.

Por isso, vale a pena dispor de uma forma de controle. E, mesmo que sistema de ponto não seja necessário em organizações que possuam menos de dez colaboradores, existem diversas vantagens da documentação de registros. Dentre elas, podemos citar: 

  • o cálculo preciso e fácil de horas trabalhadas;
  • redução de erros por registro manual;
  • incapacitação de fraudes;
  • diminuição potencial de processos trabalhistas por horas de trabalho. 

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) autoriza que o controle de ponto seja feito de forma alternativa, permitindo às empresas contratem um sistema para a gestão da jornada conforme a demanda. Dessa forma, as organizações não precisam utilizar hardwares antigos e defasados - como, por exemplo, relógios de ponto ou folha de ponto manual.

O software de controle de ponto em pequenas empresas

A escolha por um software para a realização do controle de ponto oferece segurança para a  empresa, além de proteger e evitar futuros processos na área trabalhista. Um bom meio de registro proporciona agilidade e facilita os serviços do setor de RH, além de apresentar ótimo custo-benefício. 

Dentre os principais benefícios oferecidos por um sistema digital para controle de ponto, podemos destacar:

Segurança em casos de processos jurídicos

Com o armazenamento de todos os horários dos colaboradores, a empresa possui provas concretas frente à possibilidade de processos trabalhistas. O sistema não permite que os dados sejam alterados ou excluídos. Com isso, os registros são evidências concretas em processos por horas extras, por exemplo.

Economia de tempo

No final do mês, fechar a folha de pagamento torna-se um processo muito mais simples e fácil com o controle de ponto digital, já que esse processo fica automatizado pelo sistema.

O banco de horas, o pagamento de horas extras ou adicionais noturnos e a relação de faltas formam um relatório completo que fica disponível no sistema da empresa e pode ser verificado sempre que necessário.

Os dados registrados são confiáveis e não estão sujeitos ao erro humano, seja em casos de esquecimento, erros de digitação ou cálculo.

Diminuição de custos a longo prazo

O software de controle de ponto online contribui para que haja a diminuição de gastos inesperados, como indenizações judiciais ou pagamento de horas extras. 

Outro benefício de um sistema virtual de registro de jornada para a redução de custos é a ausência de gastos na instalação do sistema. Afinal, por se tratar de um aplicativo, o sistema necessita apenas de um dispositivo conectado à internet para começar a funcionar.

Melhor solução para controle de ponto online

A tecnologia, mais do que nunca, está acessível a quem quer abraçá-la. Basta fazer pesquisas para encontrar os melhores fornecedores em cada área.

No caso do controle de ponto online, a QRPOINT é uma excelente opção. Com nosso aplicativo é possível registrar toda a jornada de trabalho, independentemente de onde o funcionário estiver. Cada colaborador pode usar apenas um tablet, celular ou computador com internet para fazer seu registro.

Além disso, o sistema conta com ‍serviço de geolocalização, possibilitando o registro dos horários através do GPS. Esse recurso exclusivo da nossa solução facilita a verificação dos dados até quando o colaborador realiza serviços externos, como em regime de home office, por exemplo – tudo feito de forma prática e segura, 100% online. 

Ao adotar o sistema de ponto online, você torna a sua empresa mais moderna, além de ter controle apurado sobre as horas trabalhadas de cada funcionário. De forma econômica, nosso sistema facilita o funcionamento da instituição, preservando as leis e evitando processos trabalhistas.

A empresa e os gestores possuem acesso a todas as informações em tempo real, fazendo, assim, o cálculo automático de horas extras, adicionais noturnos, atualização o saldo e banco de horas. O app também gera relatório de espelho de ponto e oferece diversas outras funcionalidades exclusivas. 

Com a QRPOINT, o controle da jornada de trabalho da sua empresa se torna algo incrivelmente simples. A tecnologia voltada ao RH melhora as operações da empresa.

Para entender como essa solução pode ser incorporada em sua realidade, converse com alguém da nossa equipe e tire todas as dúvidas sobre o controle de ponto para pequenas empresas.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!