Como o controle de ponto online pode te ajudar a economizar?

O registro da jornada de trabalho é uma obrigação. Saiba mais sobre como o controle de ponto online pode te ajudar a economizar.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Todo mundo sabe que o registro da jornada de trabalho é uma obrigação, conforme artigo 74 da CLT, para toda empresa com mais de 20 funcionários. E, para que tenha validade, ele deve ser feito em folha de papel, relógio de ponto mecânico ou eletrônico ou, até mesmo, com recurso de controle de ponto online.

Sim, isso existe. 

O RH vem vivenciando uma fase de transformação e desenvolvimento com as ferramentas virtuais, e o controle de ponto online é mais uma delas. Esse recurso otimiza o trabalho do setor, fornece informações mais fidedignas sobre a jornada individual de trabalho e, ainda, pode ajudar a empresa a economizar.

Entenda o controle de ponto online

Quase todo mundo conhece o relógio de ponto. Ele geralmente fica na entrada da empresa e, à medida que os funcionários vão chegando, “batem o cartão” no relógio, que registra o início da jornada.

Mas esse modelo ficou ultrapassado, pela falta de flexibilidade e alto custos com manutenção e compras de cartões de ponto. Com o desenvolvimento tecnológico e o uso cada vez maior de aplicativos, foi possível inovar no registro de ponto a partir de um sistema online.

O uso do aplicativo para o registro de ponto é um salto em inovação para o controle da jornada dos colaboradores. Com ele, é possível marcar o ponto até mesmo de funcionários que estejam em serviço fora do escritório, como caminhoneiros, vendedores externos e consultores.

Em 2020, com a adoção em massa do home office, esse recurso se provou eficiente e economicamente interessante a empresas de todo porte. 

A marcação do ponto através de um app, como o do QRPoint, é muito rápida. Em menos de seis segundos a jornada é registrada com foto e geolocalização, utilizando um computador ou um smartphone. 

Da parte da empresa, o gestor consegue acompanhar os quadros – ou dashboards – de absenteísmo do dia, verificar quem está de férias e configurar as regras do banco de horas para atendimento às necessidades da empresa.

Economia com controle de ponto online

O aplicativo da QRPoint possui uma série de funcionalidades que otimiza o tempo e gera confiabilidade e assertividade ao registro do ponto. No entanto, de que maneira esse controle pode ajudar a empresa a economizar? 

A boa notícia é que você pode ver, na prática, essas melhorias:

Gerenciamento do banco de horas

É possível configurar o sistema para atender as necessidades da empresa, criando regras de horas adicionais e escolhendo se elas seguirão premissas de banco de horas ou de pagamento de horas extras.

Cálculo de horas, adicionais ou faltas

A tecnologia ajuda a poupar dinheiro, já que todas as variáveis são calculadas automaticamente pelo sistema, de acordo com o período solicitado. Isso gera uma economia não só financeira, mas, também, de tempo. Afinal, quantas pessoas a empresa necessitaria para calcular as horas trabalhadas dos colaboradores todos os meses?

Com o aplicativo, o quadro de pessoal pode ser reduzido sem gerar prejuízo no fechamento da folha de ponto.

Impede fraudes

O ponto convencional permite que colaboradores registrem o ponto para colegas. De certa forma, isso gera prejuízo para a organização, já que uma pessoa pode ter chegado atrasada, ou nem ter ido trabalhar, mas recebeu o pagamento integral porque a marcação da jornada foi realizada normalmente.

Outra situação são as folhas de ponto registradas manualmente: os horários marcados ali podem ser imprecisos, já que o colaborador pode registrar o número que quiser. 

Situações assim não ocorrem com o ponto online, pois a ferramenta possui geolocalização, sistema que registra o trabalho em tempo real. Dessa forma, é possível saber exatamente onde cada colaborador está, garantindo fidelidade das informações, evita fraudes e dados inconsistentes.

Segurança no controle de ponto online

Outra funcionalidade que impede falsificações na marcação de ponto é o reconhecimento facial, que garante mais segurança para a empresa. A biometria facial tem maior assertividade e praticidade, assegurando que é, de fato, o colaborador que está registrando o ponto.

Essa é uma ferramenta que certifica, em caso de trabalhadores externos, que eles estão mesmo exercendo suas atividades e que a empresa está realmente pagando pelo serviço prestado.

O controle de ponto online ajuda as organizações a economizar, para além de seu orçamento interno, em eventuais processos trabalhistas. Isso porque, com o sistema digital, é possível fazer um gerenciamento mais inteligente, simplificado e automatizado, dando acesso em tempo real a diversas informações sobre o colaborador, como assiduidade, horas extras e atestados médicos, entre outros.

Se você tem interesse em poupar tempo e dinheiro para sua empresa, comece agora a usar o QRPoint. Faça o cadastro em nosso site e teste o app gratuitamente por 10 dias!

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!