Passo a passo: Como fazer o controle de ponto no Excel

Aprenda a fazer o controle de ponto no Excel em um passo a passo dinâmico e rápido para facilitar sua gestão ainda sem a ferramenta apropriada.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O registro da jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa é conhecido como controle de ponto. A expressão “bater ponto” consiste no registro de todos os horários que compõem o dia de trabalho, geralmente considerando a entrada, intervalo, retorno do intervalo e fim do expediente.

A CLT prevê pelo Art.74ª a obrigatoriedade das empresas que empregam mais de 10 funcionários em registrar o registro de ponto de seus colaboradores. Em 2011, a Portaria 373 do MTE promulgou uma resolução para descomplicar algumas exigências até então instituídas. Através dessa legislação foram permitidas algumas alternativas para o controle de ponto dos funcionários.

Quando esse controle é feito de forma manual ou analógica, as determinações da lei são atendidas. No entanto, são formas suscetíveis a fraudes, uma vez que estão sujeitas ao preenchimento indevido ou ao registro por terceiros. Além disso, a conferência da carga horária ao fim do mês é dispendiosa e passível de erros operacionais.

Transcrever os registros em uma planilha do Excel pode ser uma boa forma de otimizar o tempo dedicado ao fechamento da folha de ponto. Dessa forma, os cálculos são automaticamente realizados pelo editor da Microsoft de acordo com fórmulas previamente inseridas. Este processo também minimiza as chances dos prováveis erros de cálculo.

Controle de ponto através do Excel: como funciona na prática?

Comece pela Coluna A, Linha 1 e insira os seguintes elementos, individualmente em células separadas:

DATA, ENTRADA, SAIDA PARA INTERVALO, RETORNO DO INTERVALO, FIM DO EXPEDIENTE, HORAS TRABALHADAS, CARGA HORÁRIA, SALDO DE HORAS.

Adapte as nomenclaturas que achar melhor para cada um desses momentos.

Em seguida, insira as fórmulas. Esse processo vai permitir o cálculo do saldo de horas automaticamente quando você preencher todos os dados.

Na coluna HORAS TRABALHADAS, insira a fórmula correspondente a:

=(Letra e número da Coluna correspondente a saída para o intervalo – Letra e número da Coluna correspondente a entrada)+(letra e número da Coluna correspondente ao fim do expediente–letra e número da Coluna correspondente ao retorno do intervalo).

Na coluna CARGA HORÁRIA preencha quantas horas por dia o colaborador deve trabalhar.

Na coluna SALDO insira a fórmula correspondente à

=(letra e número da coluna correspondente a horas trabalhadas)-(letra e número da coluna correspondente a carga horária)

Descomplicando o controle de ponto

Se você não tem familiaridade com a utilização das ferramentas do Excel, é possível encontrar instruções na internet para a quebra das dúvidas. Além dos tutoriais no YouTube, em uma rápida pesquisa no Google você consegue encontrar e baixar modelos prontos.

A partir daí, é só habilitar a edição para fazer o preenchimento da planilha.

Mas, se não quiser gastar tempo apenas para entender como criar uma planilha, existe uma forma muito mais fácil de gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários da sua empresa.

A QRPOINT desenvolveu um software completo para gestão de RH, trazendo ao ambiente corporativo uma forma inovadora de registro de ponto. A plataforma gera a folha de ponto de forma automatizada. O espelho é emitido com o saldo do banco de horas, horas extras e adicional noturno.

Além disso, a QRPOINT também conta com a tecnologia de geolocalização, possibilitando que a jornada de trabalho seja contabilizada mesmo quando executada fora da sede.

O recurso de reconhecimento facial para o registro de ponto também representa uma segurança adicional, para evitar qualquer tentativa de fraude.

E não precisa temer infrações nas leis trabalhistas, já que essa solução tecnológica obedece aos padrões legislativos estabelecidos e é homologada pela portaria 373 do Ministério do Trabalho.

Gostou da proposta de ter um controle de ponto mais eficaz? É possível testar nosso serviço gratuitamente por 10 dias!

Entre em contato conosco para saber todos os detalhes e otimizar seu tempo de gerenciamento de RH. 

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!