Como evitar processos trabalhistas relacionados à controle de ponto

O registro diário do ponto é uma questão obrigatória para as empresas que tenham mais de 10 funcionários. Portanto, tal prática está prevista na legislação trabalhista e conta com possíveis penalidades caso não sejam cumpridas todas as exigências previstas em lei.

Dessa forma, é preciso entender como fazer corretamente o controle de ponto e evitar os processos trabalhistas. Ou seja, toda organização que tenha mais de dez funcionários precisa ter, invariavelmente, um sistema de controle das jornadas de trabalho de seus colaboradores. Esse sistema auxilia o gestor nos seguintes processos: 

  • Fechar a folha de pagamento;
  • Calcular as horas extras e faltas;
  • Registrar frequência e cumprimento de normas.

Desse modo, ter uma comprovação legal em caso de processo judicial é imprescindível para resguardar tanto a empresa quanto os funcionários de seus direitos e deveres, e por isso, a gestão da folha de ponto é tão importante.

Isso porque, em caso de resolução judicial, se o juiz decide por erro gerencial no lançamento das horas de trabalho, pode até mesmo levar a empresa à falência ou deixá-la no vermelho por um bom tempo.

Processos Trabalhistas no Brasil 

Até meados de 2018, mais de 2 bilhões de reais já haviam sido pagos em processos trabalhistas no Brasil inteiro. Para compreender melhor a seriedade dessa situação, só em 2017 foram mais de 277 mil novos processos protocolados, representando um aumento de 13% em relação a 2016.

Isso levou nosso país a ser considerado o campeão em reclamações trabalhistas, com mais de 3 milhões registradas nos TRT de cada estado. Porém, o que talvez nem todos os gestores e empresários saibam é que cerca de ¼ dessas ações estão relacionadas a controle de ponto, principalmente em relação ao não-pagamento de horas extras.

Com essas informações, fica a pergunta: como registrar corretamente as horas de trabalho, e assim, evitar os processos trabalhistas? A resposta é tão simples quanto a solução, confira o conteúdo a seguir: 

\"processos

O que é gestão de controle de ponto? 

O controle de ponto é o processo de gestão de jornada de uma organização. Em resumo, ele documenta a entrada e saída dos colaboradores de uma empresa. Então, por meio deste sistema, é possível fazer a gestão de todos os funcionários, contabilizar as horas trabalhadas e as escalas da equipe. 

É fato que a criação do controle de ponto foi essencial para as empresas, afinal, como seria hoje em dia sem esse controle, para uma empresa grande controlar toda a jornada dos seus colaboradores? Não dá nem para imaginar, né? 

Mas quando foi criado esse sistema? Pois bem, o surgimento do controle de ponto foi por volta de 1930 e 1940. Tudo começou, quando um funcionário de uma empresa ficava de olho no relógio de ponto e na movimentação da organização, analisando de que horas a que horas os funcionários trabalhavam na empresa. Então, ele anotava todas as informações em um papel. 

Com o passar dos anos, as companhias começaram a adotar um novo método, o qual os próprios colaboradores anotavam em um caderno, seus horários de entrada e saída. Apesar desta forma ser totalmente aberta para qualquer tipo de fraude, infelizmente, ainda é utilizada até hoje por empresas antigas e conservadoras. Por isso, hoje existe uma alternativa mais segura e prática, confira a seguir: 

Controle de ponto online 

Para dar início, o sistema de controle de ponto online é a forma mais fácil, simples, prática e moderna de controlar a entrada e saída dos colaboradores da empresa. Além disso, esse software armazena todas as informações da jornada do colaborador na nuvem e, consequentemente, pode ser conectado a muitos dispositivos, coletando os dados necessários dos funcionários. 

Para entender melhor sobre o assunto, clique aqui

Quais são as maiores causas de processos trabalhistas?

A legislação brasileira é muito criteriosa e importante para garantir os direitos tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores. Caso elas não sejam cumpridas é muito provável que a relação de ambas as partes seja resolvida na justiça. Confira abaixo as causas mais recorrentes. 

  • Verbas rescisórias; 
  • Danos morais (Assédio moral e sexual, Acidentes de trabalho, Descumprimentos de contratos);
  • Horas extras;
  • Ausência de registro;
  • Insalubridade e periculosidade;
  • Desvio ou acúmulo de função.

Acima destacamos as causas mais prováveis de processos trabalhistas no Brasil atualmente. Agora, vamos te contar tudo o que você precisa saber para melhorar a gestão dos processos de seu RH e evitar que esses processos aconteçam dentro da sua empresa. 

Como melhorar a gestão do controle de ponto?

A gestão incorreta do relógio de ponto pode trazer dores de cabeça para a empresa, levando-a gastar uma pequena fortuna com advogados e custos com os processos caso algum colaborador opte por levar a questão para a justiça.

Veja a seguir quais são as principais razões que dão margem a esse problema: 

Preenchimento incorreto da folha de ponto

A folha de ponto é um documento legal que serve de prova para as contestações judiciais. Por isso, deve ser bem gerida para não ocasionar desgastes futuros. Dessa forma, é um trabalho realizado pelo setor de recursos humanos. 

Ou seja, o gestor de RH pode orientar o colaborador na marcação correta do ponto, nos espaços destinados à entrada, intervalo de almoço e saída, considerando a hora fracionada para a validação dos dados.

Isso quer dizer que um cartão que tenha, durante o mês, horário de entrada às 7h e de saída às 17h, é motivo de desconfiança. Por mais que o colaborador seja pontual, registrar o ponto sempre no mesmo horário é algo quase impossível de acontecer.

Marcar o ponto incorretamente causa inconsistência no fechamento da folha de pagamento e no cálculo dos possíveis eventos, como hora extra, jornada estendida, faltas e atrasos.E essa prática pode se virar contra a empresa num possível processo trabalhista. 

Utilização da folha de ponto manual

Muitas empresas ainda utilizam o meio manual para a marcação de ponto, por ser mais em conta e não precisar de investimento em tecnologia e manutenções. Contudo, essa não é a ferramenta mais indicada.

Embora o custo seja mínimo, tal recurso está sujeito a muitas falhas e erros humanos, já que ele é passível de modificações e fraudes, não refletindo a jornada exata do trabalhador. Ou seja, a pessoa pode registrar a hora que ela quiser, adicionando tempo a mais na saída ou inserindo a marcação correta em um dia de atraso.

Falha na gestão do ponto

Se por um lado o colaborador tem que fazer a marcação correta da folha de ponto, por outro cabe ao RH controlar e gerenciar a jornada de toda a equipe. Isso significa analisar ponto por ponto, somar as horas extras e computar as faltas e atrasos. Só depois disso é possível liberar a folha de pagamento.

No entanto, se o preenchimento da folha é incorreto, o RH não consegue ter gestão sobre as ausências dos funcionários, inviabilizando descontos no contracheque.

Além disso, é quase impossível que o setor calcule manualmente todos os cartões de ponto com exatidão, principalmente se as equipes forem muito grandes, tornando a empresa vulnerável aos processos trabalhistas.

Reforma trabalhista x Processos Trabalhistas 

Devido a reforma trabalhistas, algumas normas da CLT sofreram alterações, inclusive as que tratam de processos trabalhistas. Dessa forma, as ações passaram a ser mais criteriosas, oferecendo riscos para os colaboradores que entram na justiça contra as empresas. 

Fique atento a alguns dos processos que sofreram alterações: 

  • Liquidação;
  • Fixação de honorários;
  • Cobrança diante de concessão judicial. 

Dessa forma, houve diminuição de processos trabalhistas em até 32%, no entanto, ainda existem mais de 1 milhão de processos em andamento, e por isso é importante que tanto as empresas quanto os colaboradores fiquem atentos às novas práticas, para não terem surpresas nem desencontros. 

A forma mais eficaz de evitar processos trabalhistas

Quando a empresa decide transformar o registro de ponto manual em digital, ela diminui consideravelmente os casos de processos trabalhistas. Isso porque todo o controle da folha de ponto passa a ser gerenciado por um aplicativo, como o QR POINT, que pode ser baixado no celular ou no computador, por exemplo. 

Dessa forma, os colaboradores efetuam o registro de ponto e o setor de Recursos Humanos tem acesso à informação em tempo real, e com cálculos automáticos, dos eventos da jornada de trabalho. Além disso, o app libera a impressão de relatórios de espelho de ponto e outras informações e funcionalidades exclusivas.Em outras palavras, o registro de ponto digital é: 

  • Prático;
  • Rápido;
  • Simples;
  • Muito seguro;
  • Mais barato. 

Ou seja, com um software de controle de ponto eficiente, a organização economiza até 80% de seus investimentos com registro em folha de ponto, em comparação a manter um relógio de ponto. Além disso, a economia gerada pela solução digital não é apenas financeira, mas também de tempo. 

Isso porque, um aplicativo com essa funcionalidade reduz o trabalho de fechamento da folha de pagamento em até quatro vezes, fazendo com que a assertividade das informações melhore em praticamente 100%.Em resumo, com o software de controle de ponto, é possível evitar os processos trabalhistas e otimizar a gestão de pessoal. 

Se interessou pela novidade? Então entre em contato com um de nossos consultores e saiba como o QR POINT pode ajudar a sua empresa! 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre os principais processos trabalhistas no Brasil, e sabe também que um software de controle de ponto eficaz pode facilitar a vida do seu RH, fique por dentro de tudo que o QR POINT  pode fazer pela sua empresa. 

Nós chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Comunicação Interpessoal: Saiba tudo sobre o assunto! 

A comunicação interpessoal é fundamental para a nossa espécie. Inclusive, esse é o principal fator que nos diferencia das demais. Desse modo, podemos afirmar que sem a comunicação não conseguiríamos viver em sociedade. Isso porque através dela é que conseguimos transmitir conhecimento e articular discussões sociais tão importantes. 

Mas mesmo que a capacidade de nos comunicar seja algo que faça parte da nossa natureza, é desafiador para muitas pessoas expressar-se com cuidado e maestria. Ou seja, a chance de comprometer relações tanto em ambientes formais quanto em informais é muito grande. 

Dessa forma, trabalhar a comunicação interpessoal em ambientes corporativos tem sido a chave de sucesso para muitas empresas. Afinal de contas, as pessoas que conseguem se comunicar de uma maneira mais assertiva, se relacionam mais harmoniosamente entre elas. 

O que é comunicação interpessoal? 

Primeiramente, a comunicação interpessoal é o termo responsável por definir o que é uma troca de informações entres pessoas e, dessa forma, existem algumas categorias de conhecimento, sendo elas: 

  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Processos de produção da mensagem;
  • Comportamentos e estratégias na gestão de informações;
  • Comunicação enganosa;
  • Interação mediada por tecnologia 

A partir disso fica claro o papel da comunicação de informar, interagir e motivar as pessoas. Além disso, é através da comunicação que também conseguimos expressar sentimentos, persuadir e comandar situações.

A QR POINT preparou um conteúdo que pode fazer muito sentido para sua empresa. Continue a leitura e aprenda tudo sobre comunicação interpessoal!

Conheça outros artigos relacionados