CHRO: Entenda todos os conceitos de Chief Human Resources Officer!

É fundamental para o mundo corporativo entender os conceitos de Chief Human Resources Officer, o CHRO. Isso porque toda organização precisa de garantir um equilíbrio entre trabalho e resolução de problemas. 

O CHRO é justamente a ferramenta que irá contribuir para o desempenho de qualquer empresa. Focando no desenvolvimento estratégico tanto da organização quanto de seus colaboradores

Por isso, para que você entenda mais sobre o assunto e qual a sua importância para o mundo corporativo, no conteúdo de hoje vamos te contar exatamente o que ele significa. Confira:  

  • O que significa CHRO?
  • Quais são as principais funções de um CHRO?
  • Qual a importância de CHRO em uma empresa? 
  • Quais são os principais impactos de um CHRO dentro de uma empresa? 
  • Quais as habilidades que um CHRO precisa ter? 

Vamos lá?

CHRO

O que significa CHRO?

Chief Human Resources Officer nada mais é do que o Líder de Recursos Humanos. É o profissional com uma das maiores relevâncias dentro de uma organização, isso porque é ele quem irá garantir a melhor conduta em liderança, plano de carreira e motivação dos profissionais

Antes de qualquer coisa é importante entender que todas as profissões passam por grandes transformações ao longo do tempo, e pensando nisso, a necessidade de usar recursos tecnológicos como otimização de trabalho e tempo passou a ser cada vez mais presente e essencial para os negócios. 

Dessa forma, ficou cada vez mais difícil pensar em formas de trabalho que se distanciasse da era da tecnologia e da internet. Ou seja, é muito comum profissionais de qualquer setor se conectarem com um mundo de possibilidades, que antes eram limitados aos seus locais físicos de trabalho. 

Pensando exatamente nesse desenvolvimento surgiu o CHRO, esse profissional tem como objetivo, por exemplo, aplicar as ferramentas tecnológicas em sua rotina de trabalho para facilitar tanto no setor burocrático quanto no desenvolvimento e gestão das pessoas de uma organização. 

Agora ficou mais fácil de compreender o CHRO, né? Por isso, no próximo tópico vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre suas principais funções. 

Quais são as principais funções de um CHRO?

Como dito anteriormente, esse profissional tem como objetivo manter uma gestão de pessoas mais humanizada e garantir um melhor clima organizacional dentro da instituição de trabalho. 

Além disso, o CHRO também precisa entender os conceitos e aplicações de finanças, isso porque, ele também tem a função de garantir que bons investimentos estão sendo feitos pela empresa. O desenvolvimento de políticas salariais, por exemplo. 

Outra função importante desse profissional é a necessidade de identificar as habilidades e talentos de seus funcionários, isso para que os times e squads de trabalho sejam formados da maneira mais assertiva possível, extraindo o melhor de cada colaborador

Pensando nisso, outro nome que é muito comum para os CHROs é: Engenheiros de talentos. 

Além das atividades rotineiras de um CHRO, ele pode dividir suas funções de acordo com o seu perfil de trabalho. Abaixo vamos de mostrar a principais funções, veja só: 

Desenvolvimento de bons líderes 

Qualquer organização que tem o objetivo de crescer tem a necessidade de capacitar bons líderes. E para isso existe uma explicação: A comunicação, a inspiração e a colaboração. 

A comunicação, por exemplo, traduz a cultura da empresa para os seus profissionais, no caso da inspiração, é a demonstração de como bons líderes impulsionam suas equipes através do exemplo. 

Já a colaboração é a responsável por colocar todas as pessoas de uma empresa em patamar de igualdade. Ou seja, o funcionário também tem voz ativa e participa das decisões da organização. Por isso, o CHRO deve identificar e lapidar os bons líderes. 

Cuidar dos colaboradores

Outro ponto muito importante para esse profissional é cuidar do capital humano da empresa. E ele pode fazer isso por muitas vias. 

Fazer com que os profissionais de uma empresa se sintam ouvidos e valorizados é um exemplo disso, isso porque eles passam a ter motivações para crescimento e isso aumenta consideravelmente os níveis de produtividade. 

Promoção da inclusão e diversidade dentro das empresas

A retenção de talentos a o desenvolvimento de pautas como diversidade e inclusão também são pontos fundamentais que um profissional de CHRO precisa desenvolver dentro de uma empresa. 

E podemos ponderar todos os fatores que as fazem importantes para uma empresa: Os efeitos de um mundo interconectado e o incentivo aos respeito por grupos minoritários são exemplos disso. 

O papel do CHRO então é entender a fundo sobre políticas de inclusão e criar programas de apoio dentro da organização como forma de incentivar o diálogo, além de promover a divulgação acerca desses temas.

Compreender os conceitos de soft e hard skills 

Por último mas não menos importante, o CHRO também precisa estar atualizado de todas as novas tendências do seu nicho. Isso porque ele precisa entender e incentivar gestões mais humanizadas. 

Entendo as novas tendências de soft e hard skills, por exemplo, esse profissional é capaz de saber exatamente quais os valores e comportamento ele gostaria de agregar na empresa com os novos talentos. 

Além disso, como forma de capacitar os profissionais, ele saberá exatamente quais cursos e capacitações fazem sentido para as habilidades dos profissionais de uma empresa. 

Qual a importância de CHRO em uma empresa? 

Antes de entender sua importância, é fundamental que o CHRO entenda seu papel dentro de qualquer organização. E é exatamente o gerenciamento do setor de recursos humanos, ou seja, é ele o profissional responsável por todas as pessoas de uma mesma empresa. 

Outro ponto importante, além de gerenciar, esse profissional precisa estar aberto para ouvir. Isso porque é importante que ele se atente sempre às queixas, reclamações e problemas levantados pelos colaboradores. 

Pensando dessa forma, esse é um tipo de cuidado que vai muito além, por exemplo, das atividades burocráticas e de necessidades diárias da empresa. Ser CHRO envolve compreensão e percepção de como lidar com os funcionários, além de fomentar a motivação e felicidade dos mesmos. 

Por isso que para compreender a sua importância é necessário entender o seu papel. Viu como ele é indispensável para o crescimento estratégico de qualquer empresa? 

Logo, quando o trabalho de CHRO é realizado de maneira assertiva, os resultados da empresa são exponenciais. Desse modo, esse é um cargo indispensável dentro de uma organização. 

Além de tudo que já foi dito, ele ainda é capaz de promover uma vantagem competitiva muito sustentável em relação aos concorrentes. Por isso, é muito necessário investir em recursos humanos, isso significa proteção ao patrimônio que toda e qualquer empresa possui: As pessoas! 

Quais são os principais impactos de um CHRO dentro de uma empresa? 

Depois de compreender a importância de ser o CHRO de uma empresa, é necessário entender também o porquê de algumas funções estarem relacionadas ao comportamento dos colaboradores.

Pensando nisso, vamos te mostrar alguns dados que podem ser utilizados como métricas para entender o impacto desse setor dentro das organizações, veja só: 

  • Retenção de talentos;
  • Redução de absenteísmo e turnover;
  • Incentivo à gestão inclusiva;
  • Manutenção do clima organizacional;
  • Cultura organizacional multidisciplinar. 

Clima organizacional

O clima organizacional é um indicador ou mensurador de satisfação ou insatisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Isso significa que, também pode ser resumido como sobre a opinião dos funcionários em relação ao seu trabalho. 

Entretanto, através de algumas demandas e ações do cotidiano, os profissionais podem reagir de formas diferentes, através da personalidade e percepções de cada um, podendo transmitir um impacto negativo ou positivo para a organização. 

Por isso, é imprescindível que o setor de Recursos Humanos, líderes e gestores fiquem atentos a quaisquer atitudes negativas dos empregados que podem afetar o ambiente corporativo. 

Afinal, sabemos que é impossível agradar a todos, mas manter uma boa relação entre os empregados e empregadores é essencial para que os funcionários cresçam e evoluam dentro da organização. 

Impactos do CHRO

Os itens acima, por exemplo, conseguem ser aplicados em uma série de benefícios que são facilitados através da presença do CHRO dentro das organizações. 

A retenção de talentos quando realizada de maneira assertiva, pode trazer altos índices de produtividade e eficácia para as equipes de trabalho. Dessa forma, gerando cada vez mais resultados para as empresas.

Portanto, os principais impactos que o CHRO gera dentro de uma empresa é justamente os descritos abaixo: 

  • Incentivo de uma gestão mais democrática;
  • Promoção de um bom clima organizacional;
  • Qualidade de vida para os colaboradores;
  • Manutenção da comunicação interpessoal

Por isso é tão importante analisar as métricas acima, se elas estiverem satisfatórias é sinal que o CHRO está desenvolvendo bem o seu trabalho. Além disso, outro ponto que pode ser muito importante é a implementação da cultura multidisciplinar. 

Isso porque pode ser um grande incentivo para a continuidade do desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal dos colaboradores. 

Quais as habilidades que um CHRO precisa ter? 

A primeira habilidade que um CHRO precisa ter, e talvez a mais importante, é ter experiência com gestão de pessoas. E uma coisa interessante de se dizer, é que essa experiência não precisa estar relacionada a área de recursos humanos. 

Hoje em dia, existe uma tendência de profissionais de diversas áreas se especializarem em CHRO dentro das organizações. Isso é um exemplo muito claro de política multidisciplinar, por exemplo.

 Mas só falamos sobre as experiências até agora, né? E para assumir a responsabilidade deste cargo é preciso ter mais que isso. Algumas características pessoais é fundamental para as pessoas que pensam em sr CHRO, veja abaixo: 

  • Versatilidade;
  • Clareza;
  • Coerência.

Além disso, ter uma boa oratória é fundamental para saber administrar bem possíveis palestras e workshops. Entretanto, essas não são as únicas habilidades que um CHRO precisa ter. Ser líder e ter bons relacionamento exige alguns pilares, por exemplo: 

  • Ser analitico; 
  • Ter aptidão financeira;
  • Ter visão de negócio.

 Portanto, o CHRO é um dos profissionais mais requisitados atualmente, isso porque eles estão à frente das decisões feitas pelos demais colaboradores. Por isso, além das habilidades citadas acima, é importante que ele possua um conjunto de valores, tais como: 

  • Visão de negócio;
  • Consciência cultural;
  • Empatia pelo capital humano 

Agora que você já sabe tudo sobre CHRO e a sua importância para as organizações, saiba como a QRPoint pode contribuir para a automatização do seu negócio, facilitando a rotina do seu Chief Human Resources Officer.  

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tudo o que você perdeu sobre Gestão de Pessoas! 

As primeiras áreas de departamentos pessoais surgiram antes do século XX e de lá pra cá muitas características mudaram. As estruturas organizacionais e as demandas mais estratégicas relacionadas aos colaboradores, evoluíram. 

Com isso, surgiu a Gestão de Pessoas, com mecanismos muito mais atualizados, capazes de garantir os resultados da empresa e também a satisfação dos colaboradores. Mas porque reforçar tantas vezes que essa modalidade veio para cuidar das pessoas? 

Exatamente porque não era bem assim que funcionava antes. Enquanto as organizações estavam preocupadas em mensurar os custos e burocracias, não se falava muito na produtividade dos colaboradores, e os mesmos eram vistos apenas como produtores de capital. 

Após a criação da CLT, começaram a surgir as primeiras áreas de recursos humanos dentro das empresas, isso porque os empregadores temiam sobre as responsabilidades relacionadas às leis trabalhistas. 

Dessa forma, nessa época o RH servia apenas para acompanhar os trabalhadores e garantir que a empresa respeitasse todas essas novas regras. 

Ao longo do tempo, essa modalidade evoluiu e depois da década de 70 ouviu-se muito falar sobre um foco mais humanizado nas pessoas, deixando a fase das burocracias para trás. 

E mesmo que ainda houvesse muitos debates sobre essa temática para acontecer de lá para cá, com o tempo foram surgindo os primeiros planejamentos estratégicos de Gestão de Pessoas. 

Se você se interessou pelo assunto, o conteúdo completo está disponibilizado aqui.

Conheça outros artigos relacionados