Cargos e Salários: como fazer um plano na sua organização?

A princípio, investir na elaboração ou na revisão do Plano de Cargos e Salários é importante para garantir a saúde financeira da organização, reduzir o risco de problemas trabalhistas e manter um relacionamento transparente com os colaboradores. 

A transparência dentro da empresa é advinda de um conjunto de ações que fortalecem a confiança das pessoas na organização e, por essa razão, muitos dos processos envolvem a implantação de um Plano de Cargos e Salários. 

No entanto, manter um relacionamento transparente com os colaboradores não significa ter de abrir os valores dos salários pagos, ou seja, a premissa do Plano de Carreira, Cargos e Salários é garantir remuneração justa tanto para a empresa quanto para os colaboradores, mantendo o equilíbrio interno e externo do ambiente de trabalho. Isso é qualidade de empresas íntegras, corretas e transparentes.

Embora o Cargos e Salários seja normalmente liderado pelo setor de recursos humanos em conjunto com o departamento pessoal, o projeto movimenta profissionais de todas as áreas e, claro, causa impactos em toda a organização. 

E também, especialmente em momentos de incertezas e indefinições, bem como os vividos em períodos de crise e recessão. Outro ponto importante é que este projeto tem um papel fundamental como “braço direito” dos executivos, pois promove agilidade na tomada de decisões e de forma assertiva.

Além disso, treinamentos que capacitam os profissionais em cargos, carreiras e salários são uma excelente alternativa para o aperfeiçoamento ou atualização no tema, com um investimento mais acessível. Entretanto, contar com uma consultoria especializada é um caminho que também precisa ser levado em consideração. 

Se você quer saber mais sobre Cargos e Salários, continue a leitura deste artigo!

O que é fazer um Plano de Cargos e Salários? 

Antes de mais nada, é muito importante entender que um plano de cargos e salários pode ajudar o colaborador de uma empresa a compreender como ele pode crescer dentro da organização. No entanto, nós iremos definir com mais clareza o que é um plano de cargos e salários. 

Infelizmente, é muito difícil fazer um colaborador conhecer todos os setores e profissionais responsáveis por cada um, principalmente quando lidamos com grandes empresas. É claro, se for um profissional que trabalha a muitos anos, essa dificuldade se torna mais fácil. 

Pois bem, é nesse ponto que entra o plano de cargos e salários. Para que você entenda melhor, cargos e salários é uma ferramenta de gestão de recursos humanos, onde é possível definir tarefas e responsabilidades que serão exercidas por cada profissional. Bem como, também, a definição dos salários de acordo com as respectivas funções. 

Basicamente, o plano de cargos e salários descreve as atividades de cada cargo, as competências necessárias que cada profissional precisa ter para exercer as demandas e a compensação financeira oferecida. 

Além disso, é muito importante diferenciar o plano de carreiras do plano de cargos e salários, veja só:

Plano de Cargos e Salários: como já dissemos, esse plano é mais geral, ou seja, define as funções, habilidades e salários de cada cargo.  

Plano de Carreira: é um conjunto de metas que servem para o desenvolvimento profissional do colaborador. Basicamente, determina as posições hierárquicas no ambiente de trabalho e a expectativa da organização em relação a tal posição. 

Qual é a importância do plano de Cargos e Salários na empresa? 

De fato, um plano de cargos e salários é muito benéfico para qualquer empresa. Afinal, é a partir do plano de cargos e salários que a empresa poderá ter uma estrutura equilibrada, tanto internamente quanto externamente em relação a diversos fatores, como por exemplo:

  • definição das atribuições;
  • deveres e responsabilidades de cada cargo;
  • respectivos níveis de salário;
  • melhor comunicação entre os profissionais;
  • entre outros. 

Além disso, o plano de cargos e salários é um ponto de partida para fazer o plano de carreira dos colaboradores, assim, os profissionais se sentem mais motivados, além de melhorar o clima organizacional da empresa e ajudar nas tomadas de decisões. 

Por fim, é importante ressaltar que o plano de cargos e salários não é válido apenas para empresas de grande porte, mas também para as de pequeno porte. Isso porque, é fundamental que todos os funcionários tenham consciência sobre seus cargos e salários. 

Ademais, o plano de cargos e salários também precisa estar alinhado com o orçamento pessoal da empresa, ou seja, quanto a empresa possui de gasto com esses cargos e, consequentemente, isso estará alinhado com o orçamento empresarial.

Quais são as etapas do projeto de Cargos e Salários? 

Antes de tudo, a ordem de execução das etapas pode sofrer uma pequena variação ou podem até mesmo ser suprimidas de acordo com a estratégia da empresa ou ações já conduzidas anteriormente. 

Entretanto, abaixo são apresentadas as fases que compõem o processo de cargos e salários de forma funcional, para ser administrado internamente e, mais do que isso, com pleno atendimento às premissas de justiça, transparência e meritocracia necessária para um projeto como esse. 

Etapas:

  • Elaboração ou revisão das Descrições de Função: identificação das atividades, atribuições e responsabilidades, serve como matéria-prima para todo o projeto e demais subsistemas de RH;
  • Avaliação de Cargos/Funções: pontuação dos cargos por meio da análise da complexidade e das responsabilidades;
  • Aplicação da Pesquisa de Remuneração e Benefícios: análise do mercado com relação à remuneração e aos benefícios pagos para as mesmas funções;
  • Elaboração da Tabela Salarial: instrumento que ranqueia as funções, define os níveis de progressão e fornece os insumos para a tomada de decisão;
  • Desenvolvimento da Política de Administração do PCCS: concentra todas as regras do Plano, alinhada com a estratégia organizacional;
  • Simulação de Enquadramento: levantamento do Impacto Financeiro de acordo com a nova Tabela Salarial para o momento da efetiva implantação;
  • Assessoria na Implantação do projeto: orientação sobre o novo PCCS para os gestores, regras de promoção e progressão.

Além disso, uma etapa importante, porém opcional, é o mapa ou plano de carreiras, válido para que os colaboradores consigam entender as possibilidades existentes na organização e quais as perspectivas de desenvolvimento. Ademais, é um aspecto importante de atração de talentos e redução de turnover.

Quais são os modelos de Cargos e Salários?

Se você acha que existe um modelo específico para montar um plano de cargos e salários, você está enganado! No entanto, você pode usar ferramentas como o Excel para realizar esse processo. 

Abaixo, colocaremos alguns pontos principais que precisam ter na sua tabela:

  • Cargos;
  • Nível do cargo;
  • Quantidade de vagas;
  • Salário unitário;
  • Salário por cargo;
  • Competências.

No caso das competências, é para colocar quais são as habilidades e conhecimentos exigidos para tal vaga. 

Quais problemas o Plano de Carreiras, Cargos e Salário resolve? 

De fato, são muitos problemas, inclusive os problemas trabalhistas e sindicais. As tais “comparações internas” que causam rumores nos corredores e impacto negativo no clima organizacional são reduzidas, afinal, com o estabelecimento do ranking das funções e a política de PCCS, ficam claros os motivos dos maiores e menores salários. 

Outro ponto importante, é que os cargos e salários estruturados e documentados fortalecem os gestores frente às equipes, pois esses profissionais foram orientados quanto às novas regras e têm condições de esclarecer dúvidas salariais mais rapidamente.

Além disso, a empresa também consegue mapear os motivos de estar perdendo talentos para o mercado e passa a entender porquê tem deixado de atrair os melhores candidatos. Então, é a oportunidade de rever políticas de RH, políticas de benefícios e conhecer boas práticas mercadológicas que atraem profissionais e mantêm colaboradores satisfeitos.

Quais são as vantagens de ter um plano de Cargos e Salários? 

Como você já pôde perceber, o plano de cargos e salários traz uma série de benefícios para a sua empresa, além de, claro, servir como uma motivação para os profissionais no ambiente corporativo. No entanto, vamos ver mais algumas vantagens? 

Planejamento Financeiro

De fato, um bom plano de cargos e salários é essencial para um melhor planejamento financeiro da empresa, afinal, é possível tornar a delimitação das despesas salariais de cada função. 

Aumento da Produtividade

É inegável que quando um colaborador tem consciência que o seu cargo e função está sendo valorizado, o mesmo se torna mais motivado e, consequentemente, a produtividade aumenta. 

Retenção de Talentos

Em primeiro lugar, o plano de cargos e salários pode reduzir o índice de turnover, ou seja, a redução de rotatividade dentro da empresa. Isso porque, os colaboradores conseguem ter uma visão mais ampla de todos os cargos dentro da organização. Com isso, conseguem ter uma melhor visão de crescimento. 

Além disso, com a retenção de talentos, a empresa se torna mais competitiva no mercado de trabalho. 

Atração de Novos Talentos

É fato, que quando a empresa deixa claro aos possíveis candidatos todas as informações sobre a vaga, como por exemplo, os cargos e salários, os profissionais tendem a se candidatar com mais frequência. Quanto mais atrativo o contratante deixar a vaga, maiores são as chances de aumentar a candidatura. 

Afinal, como fazer um plano de Cargos e Salários? 

A princípio, realizar um plano de cargos e salários é realmente desafiador, por isso, esse processo deve ser feito com muita cautela. Dessa forma, confira abaixo alguns pontos importantes que você deve seguir ao implantar um plano de cargos e salários na sua organização:

Identifique as funções das áreas

Em primeiro lugar, verifique todos os cargos e funções que existem na empresa. Você pode, por exemplo, fazer um formulário com o Google Forms, pedindo para que todos os colaboradores da empresa descrevam seus cargos e funções. 

A partir dessas informações, é importante verificar se todas as funções são necessárias para a organização. Afinal, muitas empresas possuem cargos diferentes, mas que fazem praticamente as mesmas atividades. 

Determine um perfil técnico para cada uma das funções

Após ter todas as informações em mãos, é hora de organizá-las. Vamos lá? Além de incluir esse itens já citados, é importante ter outras informações, tais como:

  • competências necessárias para o funcionário realizar a função;
  • habilidades;
  • se o profissional tem um perfil de liderança;
  • se o profissional é comunicativo;
  • entre outros. 

Além disso, é possível montar o organograma da empresa, para que todos conheçam como ela é dividida em questão hierárquica. 

Determine os avanços salariais e faixas de orçamento

É muito importante compreender que se um colaborador recebe uma promoção, o aumento não deve ser apenas nas responsabilidades, mas também no salário. 

Portanto, é muito importante fazer os cálculos de forma correta e saber quais valores são acrescidos durante as mudanças de cargos e salários da empresa. 

Apresente e consolide o plano de Cargos e Salários

Esse é o momento de apresentar o plano de cargos e salários aos seus colaboradores. Assim, ficará mais fácil para que os funcionários possam ver como eles podem crescer dentro da organização, seja melhorando alguma competência ou aplicando novas habilidades. 

Viu só como o plano de cargos e salários é desafiador, mas pode ser um tanto descomplicado quando feito com atenção? 

Como avaliar a seriedade da consultoria de Cargos e Salários? 

Em primeiro lugar, quanto o PCCS é contratado por uma empresa que nunca implantou este projeto anteriormente e os profissionais não têm experiência ou maturidade no tema, é importante verificar qual a metodologia utilizada pela consultoria. Isto é, de que forma o prestador de serviço vai desenvolver um plano realmente aderente às expectativas e realidade organizacional. 

Por isso, abaixo estão listados os fatores que devem ser considerados na elaboração do PCCS e demais sistemas de remuneração, que podem ser verificados com a consultoria logo nos contatos iniciais:

  • Entendimento da Missão, Visão, Valores e Estratégia Organizacional;
  • Análise do cenário no qual a organização está inserida, quais investimento já realizados e previstos, tecnologia disponível;
  • A cultura organizacional e seus desdobramentos, tais como: relacionamento empresa x colaboradores, abertura de participação nas decisões por nível hierárquico, expectativa dos colaboradores etc.;
  • Proposta de um plano de comunicação antes e depois do projeto.

O know-how do profissional que conduz a implantação é fundamental para o sucesso do Plano de Cargos e Salários. Isso porque, tendo em vista que é um projeto bastante estratégico para a organização, envolve amplo entendimento das leis trabalhista (CLT).

Além disso, demais questões que permeiam a relação empregador-empregado, assim como a percepção do cenário político econômico que o país vive. 

Este texto foi produzido em conjunto com a Leme Consultoria, empresa especializada em Gestão do Desempenho. A Leme oferece soluções estratégicas em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano por meio de projetos de Consultoria, Tecnologia e Educação Corporativa, todos elaborados sob medida para cada cliente.

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

A QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Conte com a QRPoint!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados