Capital Humano: por que é importante valorizar os profissionais?

Sem dúvidas, a tecnologia está avançando cada dia mais nas empresas, não é verdade? Sim! No entanto, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades por acharem que as máquinas precisam dar conta de tudo e isso não é verdade! Isso porque, as organizações precisam do capital humano. 

De fato, os negócios não evoluem só com os melhores equipamentos, afinal, é preciso do trabalho humano para que as coisas aconteçam. Então, em um universo repleto de tecnologias e softwares, o capital humano importa e sempre vai importar!

Para que você entenda o quanto esse assunto é importante, preparamos um artigo muito completo e interessante para você! 

Vamos começar?

Onde surgiu o estudo sobre o Capital Humano?

Em primeiro lugar, tudo começou com o economista Theodore W. Schultz (que venceu o prêmio Nobel da Economia, em 1979), onde ele estudou diversas ideias e questões que apontavam o aumento do nível de satisfação dos colaboradores quando a empresa se preocupava com o bem-estar deles. 

Ou seja, ele identificou que a melhor solução é valorizar os profissionais para trabalhar a melhoria do capital humano. Com isso, a valorização dos colaboradores se torna essencial e inesgotável para as empresas. 

Afinal, o que é Capital Humano?

Embora seja um tema aparentemente recente, Schultz, economista citado no parágrafo anterior, apresentou os resultados de seus estudos em 1950 e sua definição já é muito bem explorada. 

Então, o capital humano nada mais é do que a congruência de habilidades, hábitos, conhecimentos, personalidade, entre diversas formas que possam ser incluídas na maneira em que um profissional exerce o seu trabalho, de modo a ter uma produção de valor econômico de qualidade. 

Dessa forma, o capital humano é único e exclusivo. Em resumo, podemos dizer que esse termo é o conjunto de competências, capacidade de conhecimento e atributos das personalidades para que os profissionais consigam realizar suas tarefas no ambiente corporativo. 

Sendo assim, é muito importante que a empresa tenha essa perspectiva e invista em seus colaboradores para que o trabalho deles tenha bons resultados nas empresas. 

Para que serve o Capital Humano nas empresas?

Antes de mais nada, é necessário entender que o capital humano é um pilar que possui um diferencial, capaz de elevar a vantagem competitiva de uma organização. Por isso, é muito importante que o setor de recursos humanos tenha um olhar mais amplo e busque pelo melhor desempenho dos colaboradores. 

De fato, esse conceito é uma das melhores formas de levar receita para as empresas. Ou seja, ele serve como um alinhamento para que as entregas da organização sejam feitas tanto no operacional quanto voltadas para as estratégias dela. Além de, claro, se provar acima da qualidade esperada. 

No entanto, não é necessário contratar os melhores profissionais, ou seja, encontrar os perfis comportamentais ideais só para atingir a sua meta. Ao contrário disso, você pode moldar os profissionais já existentes para que eles tenham um progresso. 

Ou seja, valorizar os profissionais, entender o perfil comportamental de cada um, quais são as oportunidades de melhorias, entre diversas formas. Mas, caso seja necessário, as próximas contratações já podem ser bem preparadas. 

Por isso, é importante entender cada colaborador em seu individual e, dessa forma, investir em sua motivação e qualificação. 

Qual é a importância do Capital Humano nas Organizações?

Primeiramente, ao investir em capital humano, a sua empresa incentiva os profissionais a colaborar e respeitar todos os funcionários, ou seja, isso é satisfatório para todos.  

Afinal, a gestão do capital humano pode melhorar o clima organizacional, reduzindo o estresse, fofocas e desentendimentos no ambiente corporativo. Além disso, melhora tanto a satisfação interna, quanto a forma em que a empresa é vista no mercado. 

Dessa forma, fica muito mais fácil para que as empresas atraiam clientes e profissionais que possuem um perfil mais traçado com a cultura organizacional

Qual é o valor financeiro do Capital Humano?

Sobretudo, ao falar do capital humano é muito importante compreender que é necessário falar do valor em dinheiro. 

Segundo estudo publicado pela Maxxi Global Benefits Network, em fevereiro de 2019, as empresas que se preocupam com a saúde mental e qualidade de vida dos colaboradores, lucram mais. E claro, investir em bem-estar é se importar com o capital humano da empresa. 

Nesse estudo, diz que em um período de 11 anos, as empresas que apostaram na saúde e bem-estar dos funcionários, tiveram um aumento de 682% da sua receita. Por outro lado, as empresas que não se preocuparam com isso, tiveram um pequeno aumento de 166%. Ou seja, apostar no bem-estar dos colaboradores é um investimento, pois traz retornos. 

Como valorizar e desenvolver o Capital Humano nas organizações?

Como já mencionamos, o capital humano é de extrema importância tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. Dessa forma, um precisa do outro para que a organização possa evoluir da melhor forma possível. 

Então, confira as ideias que são utilizadas por empresas que dão importância para o bem-estar dos colaboradores e que podem facilitar a companhia:

Plano de Carreira

Em primeiro lugar, faça o plano de carreira do seu colaborador. Ao longo do tempo, as empresas já perceberam que os trabalhadores com mais tempo de casa, podem somar mais. Dessa forma, é muito importante que a contratação seja feita com essa perspectiva. 

Portanto, mostre ao seu funcionário que é válido ter motivação, dedicação e tempo com a sua empresa, pois ele poderá ter um crescimento profissional, pessoal e financeiro. 

Liderança e Autonomia

Antes de tudo, muitas pessoas acreditam que liderar é mandar nos colaboradores. Ao contrário disso, a liderança é inspirar os funcionários para que eles consigam um bom desempenho todos os dias. 

No entanto, o líder além de servir como uma inspiração, também delega as tarefas e se envolve nelas. Além de tudo, algumas atitudes são muito importantes para que os profissionais reconheçam que o líder está pensando no seu desenvolvimento profissional na empresa, tais como:

  • entender os pontos fortes e fracos dos profissionais;
  • dar feedbacks positivos e construtivos;
  • dar tarefas que condizem com as habilidades de cada profissional;
  • fornecer orientações para o desenvolvimento profissional.

Além disso, a liderança oferece mais autonomia para os profissionais e as equipes darem a sua opinião, trocar ideias, compartilhar momentos, entre outras situações. Portanto, a liderança é relacionada com a transmissão de confiança. 

Dessa forma, o funcionário acredita que a empresa sabe que ele pode ser responsável por tais atividades e isso o torna mais interessado em fazer o seu papel. 

Bônus e Premiações

Sem dúvidas, a remuneração faz parte do capital humano. Ou seja, bons profissionais querem ser bem remunerados pelas suas funções, caso contrário, partem para outras empresas que tendem a valorizar mais esse quesito. 

No entanto, uma empresa que seja muito boa, mas não possui a possibilidade de oferecer uma boa remuneração, pode substituir essa valorização por bônus e premiações. Com isso, esses termos podem estar alinhados com as conquistas e metas da empresa.

E claro, o retorno financeiro não é o único motivo de satisfação profissional, mas não deixa de ser algo motivacional.

Programas de Capacitação

De fato, as empresas querem que os profissionais se interessem e estejam envolvidos nos objetivos da empresa. No entanto, a organização também precisa tomar iniciativas, como por exemplo, obtendo programas de capacitação. 

Dessa forma, é muito importante dar treinamentos, fazer rodas de conversas, palestras, tudo pensando no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Além disso, os programas de capacitação devem ser contínuos, afinal, o profissional pode ter uma visão mais ampla da sua carreira. 

Clima Organizacional

Outro fator importante é aplicar uma pesquisa de clima no seu negócio, ou seja, uma avaliação de desempenho e nível de satisfação. No entanto, é fundamental lembrar que para que a sua empresa tenha um bom clima organizacional, é preciso de uma boa liderança. 

Ou seja, é válido ter alguém que inspire estrategicamente, tenha organização, confiança e seja um exemplo de profissional e acessibilidade. 

Estratégia de Gamificação

Nesse sentido, a empresa poderá melhorar sua relação com os colaboradores por meio de jogos. Então, todo o desempenho e produtividade serão resultados em premiações, rankings, pontuações, recompensas, entre outros. 

Por que as empresas devem valorizar o Capital Humano?

À primeira vista, a valorização do capital humano faz toda diferença para o funcionário, afinal,  quando um colaborador percebe que está sendo reconhecido, ele tende a ter um melhor desempenho. 

Dessa forma, também é benéfico para a empresa, pois aumenta a produtividade e lucratividade. Sendo assim, as organizações devem investir nos seguintes fatores:

  • treinamento;
  • promover autonomia da equipe;
  • liderança;
  • capacitação
  • plano de carreiras;
  • entre outros. 

Qual é a diferença entre Capital Intelectual e Capital Humano?

Às vezes, ou melhor, quase sempre, as pessoas confundem o capital intelectual com o capital humano, mas eles se diferem. Veja só!

Em primeiro lugar, o Capital Intelectual é basicamente uma forma mais ampla de se referir ao Capital Humano, pois o capital intelectual vai além de saber sobre o desempenho, motivação e dedicação dos colaboradores. Então, o capital intelectual possui alguns termos relacionados a ele, como por exemplo:

  • banco de dados internos sobre clientes;
  • banco de dados internos sobre parceiros;
  • redes de relacionamento;
  • patentes;
  • registros;
  • entre outros.

Por outro lado, o Capital Humano não se atenta e nem precisa se preocupar com essas informações. Sendo assim, o Capital Intelectual também é muito importante para a empresa, pois ajuda ela a subir de patamar e evoluir no mercado. 

Como fazer a Gestão do Capital Humano na sua empresa?

Agora que você já conhece o Capital Humano, é importante entender como você pode aplicá-lo na sua empresa de maneira saudável. Vamos às dicas? Bora!

  • Conheça os profissionais dos seu negócio;
  • Saiba quais são as competências exigidas;
  • Invista em meios digitais, colaborativos e inovadores para capacitar;
  • Dê prioridade para uma boa gestão de desempenho.

Quais são os benefícios de fazer uma boa gestão do Capital Humano?

Para que você entenda melhor, separamos os dois principais benefícios de fazer a gestão do capital humano, podemos começar? Entenda!

Maior autonomia da equipe

Às vezes, a falta de autonomia em uma equipe, está relacionada com uma liderança fraca. Infelizmente, nesses casos, os líderes não possuem tanta confiança para deixar as atividades para os seus liderados. Ou seja, a liderança não acredita que os profissionais supervisionados estejam preparados para tais responsabilidades.

Sem dúvidas, a autonomia é uma necessidade básica do ser humano, pois quer dizer que as pessoas podem ser independentes e tomar grandes decisões.  Nesse sentido, dentro de uma empresa, a autonomia é uma relação entre o líder e seu liderado, onde ambos expõem de forma transparente os seus objetivos profissionais. 

Por isso, quando há autonomia, o capital humano demonstra com mais clareza quais são as suas condições para entregar suas tarefas. 

Eleva o engajamento dos colaboradores

De fato, ter um time engajado é compreender que os colaboradores são o maior patrimônio de uma empresa. Por isso, é muito importante tomar iniciativas que façam com que os profissionais consigam equilibrar sua vida profissional e pessoal, desafios do dia a dia com a qualidade de vida, promover sugestões, espaço para criatividade e inovação. 

Além disso, o feedback construtivo é um outro fator que contribui para o bom engajamento. E claro, dar feedbacks contínuos é muito importante para a motivação dos colaboradores. 

Qual é a relação entre o Capital Humano e o Recursos Humanos?

Você sabia? Os conceitos de capital humano e recursos humanos estão em alta conexão. Pois é, o RH precisa promover todas as condições para que os colaboradores estejam engajados e em desenvolvimento. 

Nesse sentido, o aprimoramento das competências técnicas e aprendizados são essenciais neste cenário. No entanto, por mais que seja importante contratar novos funcionários, é necessário, primeiramente, investir nos que já estão na empresa. Assim, não precisará fazer uma grande aquisição.

Então, com o trabalho focado no crescimento dos profissionais, existe a possibilidade de:

  • Analisar de forma cautelosa os perfil dos colaboradores e novos candidatos, para garantir que eles estejam alinhados com a cultura da empresa;
  • Oferecer treinamentos mais eficientes, focados em resolver os problemas atuais da empresa;
  • Elaborar um plano de carreira transparente e, claro, com metas alcançáveis;
  • Aumentar a produtividade e resultados das ações de recursos humanos

Como a tecnologia ajuda na gestão do Capital Humano?

De fato, a tecnologia é um diferencial essencial para o RH analítico. Por isso, é válido ter ferramentas de gestão que são capazes de se conectarem perfeitamente com a construção e desenvolvimento do Capital Humano. 

Os benefícios da tecnologia na gestão do capital humano são:

  • mensurar os relatórios completos dos índices de desempenho que o seu setor está por dentro para realizar os objetivos;
  • ter dados mais relevantes para tomar decisões maia assertivas;
  • automatizar os processos mecânicos, para que as empresas façam atividades mais estratégicas e menos burocráticas.

Além de tudo, um outro fator muito importante e tecnológico que ajuda na gestão de capital humano, é ter um bom software de controle de ponto alternativo. Pois é, com um controle de ponto online que foca nos processos, fica muito mais fácil de valorizar o capital humano da empresa. 

Por isso, a QRPOINT pode ser a solução para sanar todos os seus problemas, com diversas funcionalidades completas a um bom custo-benefício. Quer saber mais sobre o nosso software de controle de ponto? Confira!

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Por isso, a QRPOINT chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPOINT cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPOINT. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPOINT como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPOINT na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu: saiba tudo sobre Recursos Humanos!

Antes de tudo, não é novidade para ninguém que o setor de recursos humanos é um dos mais importantes em qualquer empresa, não é verdade? Então, se você está aqui e trabalha com recursos humanos, sabe bem quais são todas as atividades e processos que o RH tem como responsabilidade, né?

De fato, quando uma empresa não investe em recursos humanos, ela simplesmente fica prejudicada. Isso porque, um setor de recursos humanos, visa elaborar estratégias, alinhando todas as áreas da empresa, para que as mesmas tenham mais agilidade e produtividade. Outro ponto é que esse setor é de extrema importância para as empresas que querem ter vantagem competitiva no mercado. 

Ao longo dos anos, as empresas passaram a investir em ferramentas tecnológicas, que, hoje em dia, já fazem parte de muitas organizações, deixando os processos automatizados. 

Com isso, podemos dizer que o departamento de recursos humanos deixou de ser apenas um setor que cuida de contratações, treinamentos e demissões. Ao contrário disso, agora, esse setor cuida também dos objetivos e metas da organização, servindo com um suporte para facilitar os processos, por meio de uma gestão de pessoas mais estratégica e inovadora. 

Além disso, esse departamento também exige de muito conhecimento, dedicação e experiência, pois só vivenciando o dia a dia dos processos é possível entender.

Conheça outros artigos relacionados