Business Partner: Aprenda o que é e saiba como se tornar um!

As novas tendências de descentralização de tarefas das áreas de recursos humanos e gestão de pessoas, além da integração de equipes de RH nos planejamento estratégicos de toda a empresa, é uma realidade evidente na qual o Business Partner é parte fundamental. 

Esse modelo de trabalho tem como objetivo aplicar uma nova filosofia de trabalho tanto para os gestores quanto para o restante dos colaboradores. Isso porque o business partner será fundamental para implementar uma visão inovadora com novos desafios e prioridades para a organização. 

Pensando nisso, a ideia de um profissional como este não surgiu agora, mas à medida que as mudanças vão acontecendo no mundo corporativo, novas tendências tendem a se sobressair a outras. 

Por isso, no artigo de hoje, vamos te contar tudo sobre Business Partner. O que faz esse profissional, qual o seu diferencial competitivo e como ele pode contribuir para  seu negócio. Confira: 

  • O que é business partner? 
  • Qual é objetivo de um business partner? 
  • Quais são as principais demandas de um business partner? 
  • Quais são as formações de um business partner? 
  • O que um business partner tem como diferencial? 
  • Qual a média salarial de um business partner? 

Vamos lá? 

O que é business partner? 

Business Partner nada mais é do que um profissional capaz de conectar o setor de recursos humanos com todos os outros setores da mesma empresa. Ou seja, ele auxilia na gestão estratégica, além de atuar como um consultor interno, por exemplo. 

Desse modo, podemos dizer que esse profissional precisa conhecer e entender a fundo o negócio em que irá trabalhar, tanto estrategicamente quanto operacionalmente. Isso porque, só assim ele conseguirá contribuir de forma efetiva com os gestores desta organização. 

Um profissional que atua como business partner precisa entender de diversas áreas, isso porque suas ações na empresa serão com o objetivo de trazer melhores resultados e performance ao negócio. Dessa forma, os setores fundamentais para o seu entendimento são: 

  • Setores operacionais, financeiro, por exemplo;
  • Setores estratégicos, como marketing e gestão de pessoas; 

Portanto, podemos dizer que para conseguir conduzir a empresa para os melhores resultados, este profissional precisa ter um conhecimento muito amplo, capaz de dialogar e trabalhar como apoio de todas as áreas da organização. 

Por isso, um parceiro de negócio, como é conhecido em português, precisa ter experiência em recursos humanos e ter liderado como sénior em alguma empresa, isso porque o seu conhecimento será fundamental para o desenvolvimento e direcionamento das novas ações. 

Agora que você já consegue definir bem o que é um business partner, saiba também qual o objetivo deste profissional ao trabalhar para uma empresa. 

Qual é objetivo de um business partner? 

O papel do business partner vai além de cuidar de departamentos internos de uma empresa, o principal objetivo dele é estreitar a comunicação entre a liderança e os demais colaboradores de uma empresa. 

Ou seja, ele é uma espécie de conselheiro que auxilia na administração e desenvolvimento de uma organização. Sendo assim, uma das suas atividades, por exemplo, é firmar um contato próximo entre o setor de rh e as lideranças de um negócio, fomentando as estratégias organizacionais

Por isso, cada vez mais o profissional desta área está alcançando as organizações corporativas. Desse modo, para que você entenda melhor, os principais objetivos de um business partner são: 

  • Propor soluções nos projetos da organização; 
  • Criar estratégias eficientes para atingir os objetivos da empresa;
  • Cuidar dos relacionamentos entre as equipes de trabalho;
  • Desenvolver os colaboradores por meio de treinamos e metodologias;
  • Desenvolver futuros lidere;
  • Antecipar possíveis falhas por meio de análise de dados
  • Entre outras atividades que fazem parte da rotina deste profissional. 

É possível entender quais são os objetivos no business partner, né? Mas para que você tenha um conhecimento ainda mais amplo sobre essa rotina de trabalho, vamos te contar no tópico abaixo quais são suas principais demandas. 

business partner

Quais são as principais demandas de um business partner? 

Depois de entender um pouco mais sobre os objetivos do business partner, é necessário saber quais as demandas dele dentro de uma organização. Desse modo, como ele será o principal elo entre o aumento da performance e a eficiência dos colaboradores, ele precisa garantir alguns pontos. 

Além de participar e entender quais são as práticas do setor de recursos humanos, o objetivo desse profissional é, justamente, criar um elo entre as estratégias e os resultados da empresa.  

Sendo assim, diante dos desafios do mercado atual, as organizações necessitam de profissionais que serão os seus pilares em inovação. Por isso, quanto mais experiência um business partner tiver, mais assertivo e claro ele será nos processos de desenvolvimento da empresa. 

Por isso, existem características importantes que um bom business partner precisa ter, tais quais: 

  • Analisar com assertividades as métricas e resultados com o intuito de criar planejamentos de alto performance para a empresa;
  • Definir equipes de trabalho de forma estratégica, com o objetivo é alcançar os resultados de ações propostas em primeiro momento;
  • Cuidar da capacitação e treinamento das equipes de trabalho, a fim de trazer tanto a alta performance para o negócio, quanto o bem estar dos colaboradores;
  • Avaliar as práticas de implantação dos projetos, tanto como forma de prever riscos nos resultados da empresa quanto para oferecer feedbacks aos colaboradores. 

Se um business partner é capaz de amarrar todas essas demandas a sua rotina operacional, muito provavelmente ele será um profissional de sucesso e requisitado pelo mercado. 

Quais são as formações de um business partner? 

Para se tornar um business partner, não existe uma qualificação específica. Entretanto, existem possíveis formações que podem contribuir para este processo, já que um profissional dessa magnitude precisa ser lapidado. 

Algumas áreas de formação indicadas para esse profissional, são:

  • Administração;
  • Gestão de RH;
  • Psicologia;
  • Entre outras

Essas áreas são indicadas porque podem colaborar muito para os conhecimentos e habilidades tanto técnicas quanto comportamentais do futuro business partner. Além disso, este profissional precisa definir e executar bem suas habilidades. 

Portanto, o business partner é fundamental na criação de estratégias que contam a persuasão entre as demandas executivas e operacionais. Além disso, é ele quem ficará responsável por construir um relacionamento entre as equipes, impulsionar as inovações e influenciar os colaboradores. 

O que um business partner tem como diferencial? 

Depois de tudo que já vimos por aqui, sabemos da importância de um business partner. Isso porque ele preenche uma lacuna importante para as empresas em relação ao mercado competidor. 

Pensando nisso, além de toda a gestão e administração de tarefas que esse profissional oferece dentro de uma empresa, a partir de seus conhecimentos e suas experiências, ele pode oferecer cada vez mais produtos e serviços com diferenciais de destaque no mercado. 

Por isso, ao investir num business partner, a empresa além de estar investindo em seus resultados, também estará contribuindo com a integração entre todas as equipes de trabalho. 

Dessa forma, pensar em um profissional que tenha diferenciais que vão de encontro com a necessidade é uma ótima saída. Confira abaixo algumas expertises diferenciadas. 

Formar equipes de alta performance 

Esse profissional tem a capacidade de identificar o perfil comportamental dos colaboradores e criar padrões de equipes que irão contribuir da melhor forma possível para os resultados que a empresa busca. 

Além disso, ele tem a autonomia para designar as equipes de trabalhos para a execução, planejamento e análise de projetos. Dessa forma, criando times focados, oferecendo cada vez mais alta performance.

Podemos dizer também que um bom business partner é capaz de aumentar a relação de confiança entre lideranças e demais colaboradores, unindo as equipes de trabalho em busca de um objetivo final. 

Oferecer suporte aos gestores 

Além de garantir equipes de alta performance, esse profissional também é capaz de contribuir para uma gestão completa e assertiva em relação aos projetos de uma organização. 

Gerentes, líderes e coordenadores estarão cada vez mais focados com a presença desta figura dentro da empresa, se concentrando nas soft skills de cada colaborador e delegando de forma assertiva cada tarefa ao que tem mais possibilidade de desempenhos nas diferentes demandas. 

Essa prática, inclusive, pode incentivar os colaboradores e fazer com que eles se sintam sempre valorizados dentro da organização, aumentando por exemplo, o índice de retenção de talentos. 

Outros aspectos que tendem a melhorar com esse profissional é a produtividade dos colaboradores, reduzindo também as taxas de rotatividade e absenteísmo. 

Auxiliar políticas de gestão de pessoas 

Para o departamento de recursos humanos, os benefícios também podem ser grandes com o suporte de um business partner. Programas de retenção de gastos, recrutamento e seleção, por exemplo, podem ser revistos de forma estratégica por esse profissional. 

Mas vale lembrar também que todos os impactos de todas as ações estratégicas de uma empresa, podem provocar melhoras significativas tanto no clima organizacional quanto nos resultados. 

Qual a média salarial de um business partner? 

A remuneração de um business partner depende muito de como será o escopo do trabalho a ser realizado em determinada empresa, existe, por exemplo, dois modos de atuação desse profissional: 

  • Os que serão encarregados de uma única unidade de determinada empresa;
  • Os  que serão encarregados de gerenciar várias unidades da mesma empresa.

Desse modo, a diferença entre os dois modos de atuação pode refletir na média salarial do business partner, certo?  

Entretanto, segundo o site Glassdoor, um Business parter pode receber um salário que varia entre R$3.000,00 e R$11.000,00. Tudo varia de acordo com as demandas e exigências de cada  empresa. 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre Business Partner, saiba também que a sua empresa pode contar com um RH cada vez mais automatizado. Isso porque, o mercado atual oferece centenas de projetos e softwares para agilizar as demandas burocráticas da sua empresa. 

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tudo o que você perdeu sobre Workflow! 

O workflow nada mais é do que o método usado para a organização de fluxos de trabalho das empresas. Nele você pode dispor todas as práticas de uma determinada atividade na ordem correta e de forma automatizada. 

Ou seja, essa estratégia permite que um colaborador crie um passo a passo que seja prático e eficiente na rotina de trabalho. Além disso, é fundamental saber que o método não é apenas uma troca na ordem das atividades. 

Isso porque, embora aprendamos ao contrário na escola, aqui a ordem dos fatores podem alterar o resultado final. Por exemplo, você até consegue montar um aparelho eletrônico sem o manual, mas é muito provável que dê errado de primeira. 

Desse modo, mesmo concluindo a montagem do aparelho, provavelmente você terá que refazer todo o trabalho para executá-lo da maneira correta. Isso também acontece nas práticas de determinadas atividades de uma empresa, e é por isso que o workflow existe. 

Portanto, podemos dizer que o workflow é um método fundamental no andamento das rotinas de trabalho de uma organização, isso porque ele pode gerar fluxos de trabalho muito mais organizados e trazer inúmeras vantagens para um negócio. 

Mas é claro que não podemos descartar a necessidade de realizar análises e estudos sobre como são as equipes de trabalho, as rotinas e os processos dentro da organização. 

Bom, se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, acesse o conteúdo completo em nosso site!

Conheça outros artigos relacionados