Benefícios corporativos: Conheça as vantagens para a sua empresa!

Em 2020 o Glassdoor realizou uma pesquisa em que apontava as 50 melhores empresas para trabalhar, e elas tinham algo em comum: Os benefícios corporativos que eram oferecidos! 

Por isso, com tantas boas concorrências no mercado, é necessário que as empresas saibam realizar bem a gestão de benefícios para os seus colaboradores. Levando em consideração não só as exigências do mercado, como também dos próprios profissionais. 

Além disso, garantir bons benefícios corporativos para o seu time, pode elevar o potencial da sua empresa. Quer saber como isso é possível? Leia o conteúdo abaixo e aprenda como implantar essa prática em sua empresa. 

  • O que são os benefícios corporativos? 
  • Qual a importância dos benefícios corporativos? 
  • Quais são os principais tipos de benefícios corporativos? 
  • Os benefícios corporativos são obrigatórios? 
  • Quais são as vantagens de uma empresa que trabalha com os benefícios corporativos? 
  • Como garantir os benefícios corporativos para os seus funcionários? 

Vamos lá? 

O que são os benefícios corporativos? 

Antes de qualquer coisa, o entendimento por parte das empresas de que os seus colaboradores eram a parte mais importante da organização, sem dúvidas foi o maior avanço do mundo dos negócios. 

Por isso, cada vez mais, os benefícios corporativos passam a ser um dos principais motivadores de um profissional. 

Desse modo, esse novo olhar contribui de forma significativa para a relação entre colaboradores e empresas, além de aumentar a produtividade e melhorar a comunicação interpessoal dentro das organizações. 

Portanto, podemos dizer que os benefícios corporativos são mais do que apenas salários, eles têm como princípio fundamental garantir o bem-estar e qualidade de vida dos profissionais. 

Dessa forma, temos abaixo alguns exemplos de benefícios corporativos para te mostrar, eles sendo obrigatórios ou não, mas isso vamos te explicar logo a frente. 

  • Assistência médica;
  • Participação nos lucros;
  • Vale alimentação e vale refeição;
  • vale transporte;
  • horários flexíveis;
  • Entre outros benefícios.

Além de tudo, os benefícios corporativos podem fidelizar os colaboradores, aumentando a produtividade e satisfação dos mesmos ao fazer parte da organização

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios corporativos, conheça também sua importância para as empresas logo abaixo. 

Qual a importância dos benefícios corporativos? 

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os gestores de RH e gestão de pessoas precisaram se reinventar nas ofertas de empregos, criar novas alternativas foi a solução para reter e atrair os novos colaboradores. 

Uma dessas estratégias é sem dúvidas os benefícios corporativos. Isso porque eles passaram a ser o diferencial principal de qualquer cargo quando um profissional busca por novas oportunidades de trabalho. 

Esse tipo de atrativo, então, pode atender inúmeras necessidades dos colaboradores, como um bom plano de saúde ou participação nos lucros, por exemplo. 

Podemos dizer, inclusive, que um bom pacote de benefícios corporativos não garante apenas a atração de novos talentos, mas a manutenção da produtividade e motivação dos que já fazem parte da organização

Sabendo da importância dos benefícios corporativos, saiba no próximo tópico quais são os seus principais tipos. 

Quais são os principais tipos de benefícios corporativos? 

Como já foi dito anteriormente, o princípio dos benefícios corporativos é melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Entretanto, os benefícios oferecidos por uma empresa podem depender do perfil profissional dos colaboradores. 

A seguir vamos te contar os principais tipos de benefício que as organizações oferecem atualmente, veja só: 

Vale transporte 

Ele é um dos inúmeros benefícios protegidos pela Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), sancionada por Getúlio Vargas em 1943, com o objetivo de promover a regulamentação das relações de trabalho. 

Além disso, a CLT serviu para unificar toda a legislação trabalhista do Brasil, podendo determinar quais são os benefícios de um trabalhador e estabelecer os direitos dos mesmos. 

O vale transporte só foi incluído na CLT em 1985, entretanto, atualmente ele é o benefício mais conhecido da legislação brasileira, podendo ainda causar inúmeras dúvidas sobre como funciona ou como ele é calculado. 

Dito isto, é muito comum encontrar profissionais que não sabem como esse benefício é aplicado, ou se todas as empresas têm a obrigação de fornecê-lo. 

Por isso, leia o conteúdo completo clicando aqui e saiba tudo sobre o assunto! 

Assistência médica e Plano Odontológico 

Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de 70% dos brasileiros não possuem plano de saúde e o principal motivo disso é justamente os altos preços dos convênios. 

Dessa forma, este é um benefício que passou a ser muito bem visto e desejado pelos profissionais. Sendo assim, para os colaboradores este é o primeiro no ranking de benefícios corporativos mais importantes. 

Essa realidade não é diferente para os planos odontológicos, este certamente, é um dos queridinhos dos profissionais. sabe porque? 

Geralmente, os tratamentos odontológicos são muito caros e manter a saúde dos dentes é fundamental não só por questões estéticas, mas pelo bem estar e qualidade de vida dos colaboradores também. 

Vale alimentação 

Mesmo não sendo um benefício obrigatório perante a lei, está ligado diretamente à alimentação dos profissionais, e por isso, as empresas costumam vê-lo com grande diferencial. 

O vale alimentação possibilita que o colaborador economize em sua rotina com alimentação e pode ser usado em supermercados e estabelecimentos que aceitem o cartão oferecido pela a empresa. 

Vale refeição 

O vale refeição é muito parecido com a alimentação, e ambos possuem o mesmo intuito de garantir uma boa alimentação aos colaboradores.

Entretanto, essa opção fica restrita a restaurantes, padarias e outros estabelecimentos que estão ligados a sua refeição durante o expediente de trabalho. 

Participação nos lucros

Lembra do ranking de preferências dos colaboradores que citamos logo acima? A participação nos lucros lidera em segundo lugar. Muitos profissionais acreditam que um dinheirinho extra no final do ano faz toda diferença. 

A PLR, como é conhecida essa prática, é citada na lei 10,101 e descreve que para o colaborador ter direito a esse tipo de retirada, é necessário haver um acordo entre ambas as partes: 

art. 2º A participação nos lucros ou resultados será objeto de negociação entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos, escolhidos pelas partes de comum acordo:

I – comissão escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria;

II – convenção ou acordo coletivo.

Portanto, podemos dizer que esse é um dos benefícios corporativos que mais motivam os colaboradores a crescer junto com a empresa. 

Cursos e certificações 

Outro benefício interessante para os profissionais que buscam se desenvolver na área em que atuam, são as certificações e cursos oferecidos pela empresa em parceria com escolas de capacitação e idioma, por exemplo. 

Como o exemplo acima, se você tem um colaborador a fim de se desenvolver em outra língua, ele pode usar o benefício para aprendê-la em sua área de atuação. Isso contribui tanto com as negociações da empresa quanto para a vida pessoal do colaborador. 

No caso das certificações não é muito diferente, se a empresa possui um talento que busca capacitação para se desenvolver em seu trabalho, arcar com os estudos desse profissional não trará retorno somente à ele, para a organização também. 

Day-off 

O day-off certamente é um dos queridinhos dos colaboradores, sabe por quê? Ele pode garantir um dia inteirinho de folga no aniversário do profissional. No caso do colaborador escolher outro dia do mês, também é permitido. 

O intuito desse benefício corporativo é fazer com que os funcionários se sintam mais relaxados, sabendo que poderão curtir os momentos importantes ao lado de pessoas importantes, não deixando de lado suas responsabilidades. 

Entre todos os benefícios citados acima, ainda podemos destacar outros inúmeros em que a empresa pode entender se faz ou não sentido ofertar aos profissionais. Confira abaixo: 

  • Home office;
  • No dress code;
  • Horários flexíveis;
  • Programas de educação financeira;
  • Salário sob demanda;
  • Vale combustível;
  • Alimentação no local;
  • Cesta básica;
  • Férias.

Os benefícios corporativos são obrigatórios? 

Existem uma série de benefícios corporativos que não são obrigatórios e tem por finalidade, apenas atrair e reter novos talentos e cuidar da qualidade de vida  dos colaboradores num todo. 

Entretanto, além das vantagens que podem ser oferecidas ou não pelas empresas, existem os benefícios obrigatórios em organizações que adotam o regime CLT, veja quais: 

  • FGTS;
  • Vale transporte;
  • Férias;
  • Décimo terceiro. 

Portanto, cada empresa pode decidir por oferecer ou não outros benefícios que não constam na lista acima. Mas os que estão presentes, é direito de qualquer trabalhador de carteira assinada. 

Quais são as vantagens de uma empresa que trabalha com os benefícios corporativos? 

Os benefícios corporativos podem ser positivos tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Isso porque além de cuidar do bem estar de cada profissional, a empresa também estará investindo no seu capital humano. 

Como resultado desse investimento é possível que ela mantenha seus colaboradores cada vez mais satisfeitos, motivados e produtivos, desenvolvendo muito mais as atividades e demandas da organização

Por isso, vamos te mostrar com mais detalhes tudo o que as empresas podem ganhar ao investir em benefícios corporativos, veja só: 

Otimização de custo com os Benefícios Corporativos

Pode acontecer de uma empresa investir em um benefício que nem é tão interessante para os colaboradores e acabar tendo prejuízo com isso. Por isso é fundamental que antes de qualquer implantação de benefícios, o RH estude muito bem quais são os desejos dos colaboradores e as condições da organização

Desse modo, uma boa gestão dos benefícios corporativos permite que todos os custos voltados para essa demanda sejam bem investidos, contribuindo tanto para o desenvolvimento dos profissionais, quanto para os resultados da empresa. 

Retenção de talentos com os Benefícios Corporativos

Reconhecer o trabalho e a vontade de um profissional é fundamental para a retenção de talentos, tarefa nada fácil dentro de uma empresa. Por isso uma boa oferta de benefícios pode contribuir para que esse colaborador fique por mais tempo dentro da organização

Sabe porque? Porque o profissional se sente valorizado e motivado a não procurar outros empregos. Além de diminuir a rotatividade de funcionários e criar um time de confiança. 

Melhor clima organizacional com os Benefícios Corporativos

É fato que um time mais valorizado, é um time que se relaciona bem e cuida da comunicação interpessoal dentro da empresa. Esse papel é fundamental tanto entre os gestores, quanto com os outros profissionais. 

Colaboradores valorizados e motivados podem criar cada vez mais um clima leve e harmonioso no ambiente profissional. 

Qualidade de vida para os colaboradores com os Benefícios Corporativos

Além de todos os outros pontos, os benefícios corporativos partem de um princípio: Manter a qualidade de vida dos colaboradores. E como já dito anteriormente, um profissional que se sente valorizado, automaticamente tem uma vida corporativa mais tranquila. 

Não só isso, mas os próprios benefícios podem proporcionar uma condição de vida melhor. Acesso a um bom plano de saúde, a hábitos saudáveis e alimentação balanceada é quase impossível não garantir o bem estar do trabalhador. 

Crescimento e imagem da empresa com os Benefícios Corporativos  

Outro ponto positivo do investimento em benefícios corporativos é a melhora da imagem da empresa. Quanto mais os colaboradores se sentirem valorizados e satisfeitos dentro de uma organização, mais eles irão se destacar no mercado de trabalho. 

Entretanto, esse não é o único aspecto que contribui para a imagem da empresa, é preciso se atentar a cultura e clima organizacional, por exemplo. Além de cuidar cada vez mais de como os seus clientes são atendidos pelos funcionários. 

Como garantir os benefícios corporativos para os seus funcionários? 

Para que a sua organização monte um plano de benefícios corporativos que atendam tanto às expectativas dos funcionários quanto às expectativas da própria empresa, é necessário traçar uma boa estratégia. 

Como existe uma variedade muito grande de benefícios corporativos, hoje nós vamos te contar tudo o que sua empresa precisa ponderar para escolher as melhores opções. Leia a seguir:

Entenda o perfil da empresa 

Esse ponto é fundamental no momento de definir um benefício corporativo, isso porque, o gestor responsável precisa levar em consideração quais são os mais pertinentes com a cultura organizacional da empresa. 

Nesse momento também é analisada as oportunidades e os planos para o futuro, além de entender o caminho possível para alcançar o melhor resultado tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. 

Faça uma pesquisa entre os funcionários 

Esta é hora de perguntar aos seus funcionários quais são os respectivos desejos e necessidades de cada um. Com os dados em mãos, você poderá entender quais são as opções mais úteis dentro da sua empresa. 

Para conseguir alcançar o maior número de colaboradores você pode propor uma pesquisa entre os times e as equipes de trabalho, além de entender quais são os desejos dos profissionais, você também poderá colher os níveis de satisfação de cada um deles. 

Conheça quais são os benefícios mais conhecidos do mercado 

Como gestor de RH prestes a adotar novos benefícios corporativos dentro da organização, é necessário que você entenda quais são os mais cotados pelas empresas concorrentes e mercado de trabalho. 

Outro ponto interessante é se atentar aos benefícios oferecidos por grandes marcas que são referências mundiais, facebook e google, por exemplo. 

Veja a viabilidade financeira da empresa 

Depois de todos os pontos acima é importante avaliar as condições financeiras da empresa. Não adianta todo o esforço para escolher diversos benefícios incríveis para os colaboradores, se a empresa não terá capital para arcar com isso. 

Além de analisar os pontos de cada benefício, o gestor deverá fazer então, um levantamento de quanto será o investimento e entender se para a empresa faz sentido descapitalizar para tal atividade. 

Portanto, mesmo que os benefícios corporativos sejam fundamentais para garantir a qualidade de vida e bem estar dos colaboradores, é preciso que o momento da empresa esteja em conformidade com a proposta. 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

No conteúdo de hoje, te contamos tudo sobre os benefícios corporativos e como eles podem beneficiar o seu negócio e o seu capital humano. Pensando nisso, a QRPoint chegou para cuidar dos processos, enquanto o seu RH foca nas pessoas! 

Podemos garantir que sua empresa seguirá todas as normas da legislação com um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu sobre: Férias! 

As férias são um direito de todo trabalhador previsto na CLT, onde a empresa fornece o momento de descanso ao trabalhador, sem que o salário do mesmo seja prejudicado. 

No caso, quando dissemos ser um direito legal do trabalhador, é porque está no Artigo 129 da CLT, que:

“Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.”

Isso é muito claro para a maioria das pessoas, né? Mas caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, nós disponibilizamos um artigo muito didático para te ensinar tudo o que você precisa saber! CLIQUE AQUI

Conheça outros artigos relacionados