Aplicativo ou Relógio de Ponto: Qual o mais vantajoso para a sua empresa?

Quem empreende sabe que uma das maiores dificuldades das empresas no nosso país é enfrentar processos trabalhistas por inconsistências na jornada total de trabalho dos colaboradores. Ou seja, esse obstáculo é uma realidade para muitas empresas. Mas a boa notícia é que ele pode ser eliminado a partir de um bom aplicativo ou relógio de ponto.

De acordo com a legislação trabalhista, fazer o controle da jornada de trabalho é uma necessidade para empresas com mais de dez funcionários. Por isso, é preciso disponibilizar, de forma assertiva para os colaboradores, um mecanismo eficiente de controle de ponto.

Não há regras quanto ao modelo utilizado: ele pode ser tanto um aplicativo quanto um relógio de ponto. Mas qual deles, afinal, é a melhor solução?

O que é controle de ponto? 

O controle de ponto é o processo de gestão de jornada de uma organização. Dessa forma, ele documenta a entrada e saída dos colaboradores de uma empresa. Então, por meio deste sistema, é possível fazer a gestão de todos os funcionários, contabilizar as horas trabalhadas e as escalas da equipe. 

É fato que a criação do controle de ponto foi essencial para as empresas. Afinal, como seria hoje em dia sem esse controle, para uma empresa grande controlar toda a jornada dos seus colaboradores? Não dá nem para imaginar, né? 

Mas quando foi criado esse sistema? Pois bem, o surgimento do controle de ponto foi por volta de 1930 e 1940. Tudo começou quando um funcionário de uma empresa ficava de olho no relógio de ponto e na movimentação da organização, analisando de que horas a que horas os funcionários trabalhavam na empresa. Então, ele anotava todas as informações em um papel. 

Com o passar dos anos, as companhias começaram a adotar um novo método, o qual os próprios colaboradores anotavam em um caderno, seus horários de entrada e saída. Apesar desta forma ser totalmente aberta para qualquer tipo de fraude, infelizmente, ainda é utilizada até hoje por empresas antigas e conservadoras, que não dão espaço para novas tecnologias

Além disso, apenas nos anos 80 que o controle de ponto se tornou obrigatório, segundo o Art. 74, § 2 Consolidação das Leis do Trabalho – Decreto Lei 5452/43, que por sua vez, definiu todas as regras para o uso do sistema no mundo corporativo. 

Qual controle de ponto escolher: Aplicativo ou Relógio de ponto? 

É comum que o setor de Recursos Humanos tenha dúvidas ou dificuldades em escolher a ferramenta que melhor atenda à organização. Isso porque a escolha, no fim das contas, depende de algumas variáveis. O número de funcionários, fluxo de pessoas na entrada e saída do expediente, quantidade de áreas a serem registradas e preço das ferramentas, entre outros, por exemplo. 

Desse modo, a decisão para adquirir o melhor controle de ponto para a sua empresa, precisa ser pensada com calma. Afinal de contas, muitas vezes, um só relógio de ponto não atende eficientemente a demanda. 

Isso prejudica tanto o empregador com a potencial ocorrência de inconsistências na folha, quanto o colaborador, que pode enfrentar filas na hora de marcar o ponto, gerando tumulto e insatisfação no ambiente de trabalho. 

Por isso, além da questão logística, o RH deve levar em consideração os fatores tecnológicos e econômicos, além da cultura corporativa. Essas resoluções são importantes para não investir em um produto que, em pouco tempo, pode estar obsoleto.

Para te ajudar na escolha, vamos destrinchar as principais características dessas formas de registro.

Relógio de ponto

Essa é uma solução antiga para o controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Desse modo, temos duas opções, são elas: o cartográfico e o eletrônico.

Relógio de ponto cartográfico

O relógio de ponto cartográfico funciona manualmente com o auxílio de um cartão de papel para registrar as entradas, saídas e as horas extras dos colaboradores. Esse mecanismo se destaca pela praticidade e baixo custo: o aparelho em questão custa cerca de 490 reais.

Contudo, por ser manual, a contabilização das horas no relógio de ponto cartográfico vai ser feita cartão por cartão. Isso toma tempo não só dos trabalhadores que precisam, muitas vezes, esperar sua vez de bater o ponto, como também do setor de RH que deve calcular em uma planilha as horas extras, faltas e atrasos.

Além disso, o funcionário não precisa se identificar no momento da marcação do ponto, aumentando as chances de enganar o sistema, já que um colaborador pode bater o ponto para outro.

Relógio de ponto eletrônico 

Já o relógio de ponto eletrônico é informatizado, exigindo do empregado apenas o uso do cartão magnético ou da impressão digital para fazer o registro da hora. Ou seja, à medida que a jornada de trabalho é registrada no relógio, os dados são calculados automaticamente. Isso acontece por meio de um software, isentando o RH dessa responsabilidade.

O custo desse recurso é mais alto que o relógio cartográfico, que pode variar de 200 a 2.000 reais. Vale lembrar que, nessa modalidade, somente os produtos certificados pelo INMETRO e homologados pelo Ministério do Trabalho são confiáveis e atendem com qualidade as demandas das empresas.

Dependendo do tamanho da organização, adquirir mais de um relógio de ponto pode não ser tão favorável economicamente. Afinal, além do aparelho, é preciso arcar com os custos do plano para assistência técnica e troca de peças.

Controle de ponto por aplicativo 

O uso do aplicativo para o registro de ponto é um salto em inovação para o controle da jornada dos colaboradores. Com ele, é possível marcar o ponto até mesmo de funcionários que estejam em serviço fora do local físico de trabalho. Alguns exemplos disso são os caminhoneiros, vendedores externos e consultores. 

Fazer esse controle pelo aplicativo é uma forma econômica e segura de delimitar as horas trabalhadas, dando tanto à empresa quanto ao colaborador a possibilidade de acompanhar os detalhes de suas jornadas. 

Isso porque, graças aos avanços tecnológicos, adquirir essa solução não é uma complicação a mais para a organização. Ao contrário, é uma facilidade.

Ou seja, o gestor de RH não precisa esperar até o final do mês para verificar as demandas do período. Isso porque com um aplicativo de relógio de ponto eficiente é possível receber alertas sobre as atividades do negócio, chegada de relatórios e pedido de exportações de arquivos.

Além disso, o próprio RH consegue acompanhar os quadros ou dashboards de absenteísmo do dia, verificar quem está de férias e configurar as regras do banco de horas para atendimento às necessidades da empresa.

Se você ainda tiver dúvidas sobre qual tipo de registro utilizar no seu controle de jornada de trabalho, entre opções como relógio de ponto ou aplicativo, vale lembrar que a tecnologia é o principal fator para diferenciar essas duas opções.

A longo prazo, os aplicativos se mostram mais baratos, seguros e confiáveis. Isso é inestimável para que a empresa se blinde de problemas futuros com processos trabalhistas.

Principais vantagens do controle de ponto por aplicativo  

Praticidade 

Conforto e velocidade são duas palavras de muito valor para o relógio de ponto online. Isso porque, o registro de ponto se torna mais simples e fácil, só precisando de um dispositivo móvel ou computador para fazer a ação. 

Dessa forma, a economia de tempo é bem maior e melhor tanto para o RH quanto para os colaboradores, já que não precisa nem de filas enormes para registrar o ponto e todo o mapeamento de informações serão realizados pelo próprio aplicativo. 

Menos processos 

Com todas as informações que você obteve aqui, podemos concluir que aderir um relógio de ponto online é indispensável para qualquer organização, afinal, pode trazer muitos benefícios. Flexibilidade, transparência e autogestão é um deles 

Aqui na QR Point, por exemplo, garantimos que o departamento pessoal da sua empresa cuide mais das pessoas e em como elas estão se sentindo dentro da organização e destine menos tempo para os processos burocráticos. Isso só é possível porque nosso software cuida dessa parte para você!  

Controle do banco de horas 

Além de oferecer dashboards indicadores, que garantem que o cuidado e a informação sejam estabelecidos durante todo o processo de registro de ponto, ele é capaz de registrar corretamente o banco de horas de cada colaborador. Facilitando esse processo para o RH e possibilitando mais confiança tanto da empresa quanto dos funcionários em relação aos dados armazenados. 

Mobilidade

Com a pandemia gerada pelo coronavírus, houveram algumas mudanças no mercado de trabalho, e o sistema home office ficou cada vez mais comum na rotina. Dessa forma, ele foi aprimorado e se tornou um grande aliado para as organizações, sejam elas de pequeno ou grande porte. 

Com isso, houve a necessidade de registros de ponto a distância. Ou seja, um relógio de ponto online resolveria os problemas de registro de ponto dessas empresas, né? Pois ele permite que o colaborador marque o seu ponto em qualquer lugar do mundo, e ainda assim, sendo monitorado pelos gestores. 

Redução de Custos

Ainda como vantagem o relógio de ponto online além de não gerar nenhum tipo de manutenção para a empresa, o que já reduz muito os custos. Ele também é muito acessível e conta com planos que atendem tanto as necessidades quanto o bolso das empresas. 

Se até aqui você ainda tem dúvidas se a legislação trabalhista permite o funcionamento desse método, te contamos isso a seguir. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já conhece todas as diferenças entre aplicativos e relógio de ponto, saiba que a QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados