Anywhere Office: como uma cultura de trabalho remoto pode beneficiar sua empresa

O conceito de anywhere office ainda é pouco praticado no mercado. Mas, por conta do isolamento, acabou mostrando sua importância no dia a dia das empresas.
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O conceito de anywhere office ainda é pouco praticado no mercado. Mas, em decorrência do isolamento exigido pela pandemia da Covid-19, acabou mostrando a sua importância no dia a dia das empresas.

A cultura do trabalho remoto vai muito além do home office pontual, tendo em vista que este amplo conceito engloba diversos espaços de trabalho, trazendo excelentes benefícios para a empresa e seus colaboradores.

Neste artigo, falaremos sobre esse tema, explicando o que é a cultura do trabalho remoto e quais são suas características e possibilidades. Ao final, listamos alguns dos benefícios obtidos pelas organizações que adotam esse estilo de trabalho. Confira!

O que é a cultura do trabalho remoto?

A cultura do trabalho remoto diz respeito a um conjunto de práticas que permitem que os colaboradores possam exercer as suas atividades fora do escritório convencional, sem que haja queda na produtividade. Trata-se de um modelo que proporciona inúmeras vantagens tanto para os profissionais quanto para o negócio, como veremos ao longo deste texto.

Dentro do contexto da cultura do trabalho remoto, temos um conceito que surgiu há pouco tempo: o anywhere office. Em termos práticos, a modalidade tem o mesmo objetivo do trabalho remoto, no sentido de que as atividades podem ser realizadas de qualquer lugar, desde que a pessoa tenha uma estrutura mínima (como internet e notebook). 

Quais são as principais características do anywhere office?

O anywhere office, que pode ser traduzido como “trabalho de qualquer lugar”, é uma prática que já estava sendo adotada antes da pandemia, mas que acabou ganhando força por causa das medidas de isolamento social. 

Para ser realmente efetivo, esse formato de trabalho depende de três fatores principais: liberdade, flexibilidade e confiança. Veja os detalhes sobre cada um deles.

Liberdade

A liberdade é a premissa que permite que o profissional possa tomar decisões mais corriqueiras de forma independente. O esforço dos gestores, nesse sentido, é de deixar que as atividades sejam realizadas livremente, sem que se façam interrupções ou cobranças de status a todo momento. O colaborador precisa se sentir livre para fazer o que deve ser feito.

Flexibilidade

A flexibilidade tem uma relação direta com horários. Quanto maior for a flexibilidade, melhores tendem a ser o resultados. Sabemos que algumas atividades impõem uma certa restrição de horários, tal como a rotina de pagamentos em bancos. Contudo, a grande maioria não é dependente do horário.

Cada pessoa tem um período mais produtivo durante o dia, e o trabalho remoto permite que ela possa escolher os momentos ideais para fazer suas tarefas com mais qualidade e em menos tempo. A empresa deve se preocupar com o cumprimento das entregas estabelecidas; não com os horários de entrada e saída de cada colaborador.

Confiança

A confiança completa o tripé que sustenta o anywhere office, já que a empresa precisa apostar no profissionalismo dos colaboradores. Esses, por sua vez, precisam confiar na capacidade de trabalhar de forma mais livre e flexível. Ou seja, é uma via de mão dupla.

Uma relação baseada em confiança é muito mais forte e benéfica para ambos os lados. Detalhes como nível de produtividade, qualidade das entregas e tempo de dedicação ao trabalho podem ser obtidos facilmente com a ajuda de ferramentas tecnológicas. 

O controle excessivo sobre o colaborador prejudica a fluidez necessária para desenvolver as atividades fora do escritório e inviabiliza o trabalho remoto.

Quais são as possibilidades que o trabalho remoto oferece?

O trabalho remoto pode ser realizado de qualquer lugar no mundo que tenha acesso à internet. Inclusive, esse acesso nem precisa ser o tempo todo, já que algumas tarefas podem ser realizadas sem a necessidade de estar conectado à web. Confira, abaixo, algumas das opções mais praticadas pelos adeptos do anywhere office.

Home office

O home office é um conceito que ganhou evidência em meio à pandemia da Covid-19. Por conta da obrigatoriedade dos novos comportamentos, especialmente o distanciamento social, as empresas precisaram se adaptar.

Trabalhar de casa é um grande desafio para muitas pessoas que não estavam preparadas para esse cenário. Antes da quarentena, o home office já era adotado por algumas empresas de forma mais pontual, e a rotina da casa era bem diferente. No decorrer da pandemia, contudo, houve uma explosão no número de pessoas nesta modalidade de trabalho.

Assim, muita gente precisou lidar com uma rotina mais turbulenta, principalmente para quem tem crianças em casa.

Coworking

O coworking é um escritório compartilhado que reúne as vantagens de um ambiente profissional com a flexibilidade do trabalho remoto. Nele, o colaborador pode trabalhar em meio a pessoas de diversas áreas de atuação, criando uma rede de contatos muito mais rica e proveitosa.

Inclusive, muitas empresas já estão fazendo a migração dos escritórios tradicionais para os coworkings. Com isso, elas contam com uma importante redução em custos fixos, têm mais flexibilidade de crescimento e ainda passam a fazer parte de um ambiente muito mais estimulante para o negócio.

Cafeteria

A cafeteria é um lugar inspirador para muita gente. Sentar, tomar um bom café, degustar um lanche e experimentar todo um aroma que fica no ar. Todos esses elementos são perfeitos para deixar o profissional mais relaxado, principalmente para a realização de alguns tipos de atividades.

Os donos desse tipo de estabelecimento já estão atentos a essa tendência do anywhere office e oferecem mesas com tomadas e acesso ao wifi para que os clientes possam passar mais tempo ali consumindo e trabalhando. 

Viagem

Se a ideia é poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, nada melhor do que aproveitar toda essa flexibilidade para viajar e conhecer novos lugares. Existe até um nome para os profissionais que fazem isso: são os nômades digitais. Eles podem ser freelancers ou trabalhar no regime CLT. O fato é que de tempos em tempos eles se mudam de cidade, de estado ou até mesmo de país, sem deixar de trabalhar. O fato é que de tempos em tempos eles se mudam de cidade, de estado ou até mesmo de país, sem deixar de trabalhar.

Quais os benefícios de implementar uma cultura de trabalho remoto?

A implementação de uma cultura de trabalho remoto, assim como qualquer mudança cultural que se pretenda fazer em uma empresa, vai demandar um certo esforço de todos os envolvidos. Contudo, os benefícios obtidos superam bastante tudo isso. Veja alguns dos mais relevantes:

  • Aumento na produtividade dos profissionais;
  • Melhoria na qualidade das atividades entregues;
  • Aumento da satisfação dos colaboradores;
  • Melhoria na qualidade de vida dos profissionais;
  • Aumento na capacidade de crescimento do negócio;
  • Redução de índices como absenteísmo e turnover.

Como vimos, a cultura do trabalho remoto abre um leque bastante amplo de opções para empresas e colaboradores. As vantagens de adotar essa prática são inúmeras e o seu negócio só tem a ganhar. Por isso, comece a pensar nessa possibilidade, que pode ser muito mais do que uma mudança cultural, mas também uma forma de expandir a empresa e superar a crise atual.

Se você gostou de conhecer o conceito do trabalho remoto e deseja experimentá-lo, o BeerOrCoffee tem a solução certa para o seu negócio. A plataforma de tecnologia conta com mais de 1.000 coworkings em todo país e atende pequenas, médias e grandes empresas das mais diversas áreas. Clicando aqui, você conhece as soluções em anywhere office da maior rede de espaços de coworkings do Brasil. 

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!