6 livros para aprimorar a comunicação no ambiente de trabalho

Neste artigo, elaboramos uma lista com 6 indicações de livros que serão de grande ajuda para aprimorar a comunicação no ambiente de trabalho.
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Entenda a importância da comunicação e do fortalecimento das relações interpessoais para o sucesso profissional.

O aperfeiçoamento das habilidades de comunicação no ambiente de trabalho e a construção dos relacionamentos interpessoais são a base de um ambiente corporativo harmônico, motivador e estruturado.

Em suma, profissionais que investem no desenvolvimento de uma comunicação assertiva transformam positivamente as suas interações dentro da organização, impactando diversos fatores como criatividade, liderança e trabalho em equipe.

Assim, o diálogo eficaz é o caminho entre o processo de conexão das convivências e o espaço profissional adequado e produtivo.

Vale frisar que a união desses dois elementos representa o diferencial de uma empresa, pois é através deles que ocorre o bem-estar e satisfação de seus funcionários. 

Mas afinal, o que fazer para conseguir alinhá-los no ambiente de trabalho e impulsionar o crescimento de sua carreira? Neste post, elaboramos uma lista com 6 indicações de leitura que serão de grande ajuda para o tema em questão!  

1. Comunicação Não-Violenta – Marshall B. Rosenberg

A boa comunicação e as relações interpessoais são fundamentais para que a empresa tenha um ambiente de trabalho saudável e possa estar à frente da competitividade do mercado.

Em vista disso, a primeira recomendação da nossa lista é o best-seller internacional “Comunicação Não-Violenta”, do renomado psicólogo americano Marshall Rosenberg.

O livro apresenta a metodologia homônima criada pelo autor, que se baseia na empatia como principal ferramenta de comunicação para fortalecimento dos relacionamentos e desenvolvimento das habilidades de falar e ouvir, criando assim uma conexão respeitosa e autêntica entre os indivíduos.

A Comunicação Não Violenta (CNV), quando aplicada em uma organização, torna-se a chave para a confiança entre membros de equipes, facilita o diálogo e as negociações, auxilia na resolução de problemas complexos e, consequentemente, reduz conflitos.  

Capa do livro "Comunicação Não-Violenta"


2. Nunca Almoce Sozinho – Keith Ferrazzi e Tahl Raz

O network (ou rede de contatos, em português) é um termo muito conhecido no mundo empresarial. Praticar o networking é cultivar relacionamentos dentro de uma organização para obter trocas de conhecimentos, experiências e informações, com o intuito de consolidar oportunidades e aumentar o ciclo social.

E já que estamos falando sobre essa estratégia tão relevante para o aperfeiçoamento da comunicação e relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, o livro “Nunca Almoce Sozinho”, do especialista em ciências relacionais e colaborativas, Keith Ferrazzi, não poderia faltar na nossa lista!

A obra oferece técnicas e dicas para criar e solidificar as relações profissionais com base na confiança, generosidade e benefício mútuo. Dessa forma, a leitura será enriquecedora para todos que almejam conquistar a ascensão profissional através da construção de um networking eficiente.

Capa do livro "Nunca Almoce Sozinho"

3. Segredos Do Relacionamento – John C. Maxwell

John C. Maxwell, famoso especialista em liderança, palestrante e autor de best-sellers, traz em seu livro, “Segredos Do Relacionamento”, estratégias de aprimoramento das relações interpessoais baseadas nos princípios que guiaram a sua vida. 

Na obra, que faz parte da série “Os 4 Segredos do Sucesso”, Maxwell explora as diferentes vertentes dos relacionamentos, analisando as razões pelas quais eles se tornam insatisfatórios, como o medo e o egoísmo.

O autor também examina as relações humanas e ensina ao leitor o que fazer para melhor compreendê-las, listando suas percepções a respeito das boas práticas para todos que desejam se tornar bons ouvintes, líderes e servidores.

Inteirar-se sobre este conteúdo possibilita que você alcance a reciprocidade nos relacionamentos e o sucesso em todas as etapas de sua vida.

Capa do livro “Segredos do Relacionamento”


4. Everybody Matters – Bob Chapman e Raj Sisodia

Empresas que se preocupam em promover um ambiente de trabalho humanizado não só obtêm um bom retorno financeiro, como também estimulam seus profissionais a intensificarem seus relacionamentos interpessoais.

Pensando nisso, a nossa quarta indicação de leitura é a obra Everybody Matters, escrita por Bob Chapman, CEO da Barry-Wehmiller, e o coautor Raj Sisodia.

O livro é fruto das experiências vividas por Chapman frente à sua empresa de tecnologia de fabricação e serviços,. A organização se tornou valiosa ao incorporar em sua cultura o propósito de melhorar a vida das pessoas, começando por seus colaboradores.

Conhecer os ideais desta organização que trata seus funcionários como família e mede o sucesso pela forma como transforma vidas lhe trará grandes ensinamentos para serem aplicados aos negócios, melhorando os relacionamentos entre líderes e equipes.

Capa do livro "Everybody Matters"

5. Obrigado pelo Feedback – Douglas Stone e Sheila Heen

O feedback é um poderoso método de avaliação de performance profissional. Por meio dele, é possível identificar os pontos fracos e fortes dos colaboradores, motivar a equipe, além de aumentar a comunicação e interação entre todos.

E para você se aprofundar nos conceitos dessa ferramenta tão importante para a Gestão de Pessoas, sugerimos o livro “Obrigado pelo Feedback”, que é referência no assunto.

Seus autores, Douglas Stone e Sheila Heen, explicam os grandes desafios enfrentados por todos os receptores de feedbacks, sejam eles positivos, sejam negativos. 

Através de uma narrativa bem humorada, eles apresentam insights sobre como lidar com essas percepções de chefes, amigos e familiares sobre nosso desempenho em uma determinada área, explicando como isso influencia nas nossas emoções e relacionamentos.

6. Dar e Receber – Adam Grant

As interações profissionais exercem um papel fundamental na construção dos relacionamentos interpessoais, refletindo diretamente no desempenho da comunicação — o que é um diferencial das relações humanas.

Portanto, a nossa última recomendação de leitura é o best-sellerDar e Receber”, escrito por Adam Grant, considerado um dos 10 pensadores administrativos mais influentes do mundo.

Neste livro, o autor utiliza argumentos sólidos para apresentar 3 tipos de pessoas: os doadores, os tomadores e os compensadores, explicando o perfil de cada uma dessas interações profissionais e a importância de dar e receber para aumentar a motivação, desenvolver relações duradouras e alcançar o sucesso.

Por meio desta obra, você terá uma nova perspectiva a respeito dos comportamentos e perceberá mudanças sustentáveis nos ambientes de trabalhos.

Capa do livro "Dar e Receber"

O poder transformador da comunicação nas relações humanas

A comunicação tem o poder de favorecer as relações tanto a nível pessoal quanto profissional. No âmbito corporativo, ela se torna instrumento de melhoria dos relacionamentos interpessoais entre os profissionais, o que gera inúmeros resultados positivos para a empresa.

Esperamos que este conteúdo tenha despertado em você a vontade de conhecer mais a fundo cada uma das obras citadas. Assim, você poderá aprimorar sua comunicação e seus relacionamentos no ambiente de trabalho.

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!