5 funcionalidades que um bom controle de ponto online deve ter

Em consonância com a tecnologia digital que dominou o mundo, o controle de ponto online começou a ser cada vez mais presente. Saiba mais neste artigo.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Fazer controle de ponto manual é coisa do passado. Além de ter que dispensar um espaço físico para guardar caixas e caixas com folhas e cartões de ponto, ele não é eficaz, toma tempo e ao final, os cálculos costumam conter algum tipo de inconsistência. Em consonância com a tecnologia digital que dominou o mundo, o controle de ponto online começou a ser cada vez mais presente.

Com certeza, um ganho para as empresas, para o setor de RH e também para os colaboradores.

O que vem a ser o controle de ponto online?

O controle de ponto online é um recurso digital que vai fazer as empresas aposentarem os relógios de ponto.  A solução é bem simples: basta ter um aplicativo, tipo QRPoint, disponível no celular, tablet ou computador de cada colaborador.

Ou seja, a tecnologia permite que o empregado faça a marcação de ponto digitalmente, registrando entrada, saída, intervalo de almoço e horas extras. Tudo fácil, simples, sem rasura ou registro errado e sem perda de tempo.

Agora vem o “porém”: não é viável ter acesso a qualquer aplicativo. É preciso estudar com calma e avaliar se ele contém as 5 funcionalidades que um bom controle de ponto online deve ter. Confira!

Registro facial

O registro da folha online pode ser feito pela marcação convencional, em que o colaborador insere uma senha ou também através do reconhecimento facial. Essa tecnologia funciona igual a biometria, só que com o registro do rosto do empregado.

O método tem maior assertividade e praticidade, pois garante que é de fato o colaborador que está registrando o ponto.

Caso não seja o empregado, o sistema dispara um alerta para o gestor, anunciando uma possível fraude, possibilitando ações imediatas da companhia.

Cálculo de horas, adicionais e férias

O ponto online poupa tempo e dinheiro, já que todas as variáveis são calculadas automaticamente pelo sistema. Dessa forma, é possível deixar agendado os períodos de férias por colaborador, por equipe ou por local de trabalho.

As configurações para informações adicionais devem ser simples e intuitivas, possibilitando criar regra de cálculo para horas extras, programar período de trabalho com adicional noturno, programar dias de folgas e feriados e abonar faltas quando necessário.

Aplicativo do gestor

Essa funcionalidade é crucial para o ganho de produtividade em qualquer negócio. Com o App do Gestor é possível consultar os dados em tempo real, acompanhar o Dashboard de absenteísmo do dia, além de poder monitorar quem está de férias.

Em pouco tempo o gerente acompanha os últimos registros de ponto da equipe, verifica geolocalização e foto, podendo checar solicitações e dar aceite ou negá-las. Todas as informações ficam integradas com os relatórios de espelho de ponto.

Banco de horas

Com alguns cliques o RH configura o banco de horas para atender as necessidades da empresa, criando regras de horas adicionais, escolhendo se elas irão para o banco de horas ou de pagamento de horas extras.

Além disso, o gestor pode consultar o saldo em tempo real ou escolher um período para verificar a informação. Vale lembrar que os colaboradores também têm acesso ao saldo de banco de hora, pois ele é registrado na emissão do relatório espelho de ponto e pode ser consultado na tela inicial do aplicativo.

Cerca digital

A cerca digital é a evolução da geolocalização. Com ela é possível delimitar uma área de no mínimo 50 metros de raio onde os empregados devem registrar o ponto. 

Isso é um processo de segurança que garante que o colaborador está presente no local de trabalho, já que qualquer registro fora da área delimitada a empresa e gestores são notificados em tempo real.

Se você quer reduzir custo de mão de obra e aumentar a produtividade do RH, experimente o aplicativo da QRPoint. O nosso sistema agrega todas essas funcionalidades e mais algumas que vão beneficiar a empresa.

O controle de ponto online QRPoint tem um ótimo custo benefício com tabela de preços e planos diversificados. Mas, o mais importante do nosso sistema é que ele é totalmente dentro da lei, respeitando a portaria 373 do Ministério do Trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre no nosso blog e desfrute de inúmeros conteúdos sobre controle de ponto online.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!