5 empresas que são referência em gestão de pessoas

As organizações são reconhecidas no mercado não somente pelo que comercializam, mas por suas boas práticas em gestão de pessoas. Conheça mais!
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

As organizações são reconhecidas no mercado não somente pelos produtos e serviços que comercializam, mas por suas boas práticas em gestão de pessoas. 

Hoje em dia as empresas enfrentam obstáculos e desafios constantemente: a concorrência é grande, o mercado está cada vez mais competitivo e a economia desestabilizada, entre outras adversidades que atravessam o mundo corporativo, podem refletir na imagem de uma organização. 

Contudo, focar apenas nos cenários externos é um erro que pode levar o negócio ao fracasso, pois o produto não se faz ou se vende sozinho. O capital humano está à frente de qualquer situação e pode mudar a perspectiva para melhor, quando os colaboradores são motivados nesse caminho.

Atualmente, ser referência em gestão de pessoas é considerado um item de relevância no portfólio corporativo. Afinal, quem valoriza o funcionário também nutre a mesma intenção com clientes, consumidores, comunidade e o meio ambiente. Tudo isso faz uma diferença enorme em como as pessoas enxergam a organização.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma associação de habilidades, metodologias, políticas, técnicas e práticas definidas pela a organização com a finalidade de gerenciar comportamentos internos e potencializar o capital humano.

Na prática, o gerenciamento humano trabalha na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, mostrando a cada um sua importância na equipe e como seus papéis, individuais e coletivos, interferem para que a empresa alcance seus resultados.

As diretrizes para uma gestão eficiente de pessoas devem ser definidas pela alta cúpula da organização, já que o conjunto de normas a seguir requer capacidade de liderança, colaboração e crescimento da instituição e do próprio funcionário.

A título de exemplo, relacionamos 5 empresas que são referência mundial em gestão de pessoas.

DELL

A DELL é conhecida em todo mundo por desenvolver soluções tecnológicas como servidores, computadores e softwares. Mas, nessa empresa, a inovação vai além dos dispositivos digitais.

A organização se destaca pelas iniciativas que difundem respeito ao colaborador – como seu programa de apoio à diversidade e inclusão. Nele, a multinacional mantém grupos formados por profissionais que têm o objetivo de conscientizar e influenciar colegas e diretores sobre tolerância, respeito à orientação sexual, inclusão de pessoas com deficiência, apoio ao desenvolvimento de mulheres e desafios dos profissionais da Geração Y.

Magazine Luiza

Magazine Luiza, fundada em 1957, é uma rede varejista de eletrônicos e móveis brasileira. Além das lojas físicas, presentes em vários estados do país, a empresa se destaca pela sua operação no e-commerce, com modelo de negócios focado na plataforma digital.

Referência em gestão de pessoas, a companhia coloca em prática ações que parecem simples, mas que promovem grandes resultados corporativos. Um exemplo é a ampliação do período de licença maternidade para seis meses e da licença paternidade para 20 dias.

Facebook

O Facebook é um conglomerado de mídia social – e uma das empresas mais valiosas do mundo. Além de conectar pessoas em diversas partes do planeta, a companhia é tida como referência em gestão de pessoas.

Enquanto na maioria das corporações um dos principais motivos da elevação na taxa de turnover é a insatisfação do colaborador em não conseguir equilibrar a vida pessoal com a  profissional, no Facebook esse índice é mínimo. A empresa passou a valorizar não só a qualidade técnica do profissional, mas, também, a sua vida fora da empresa, o que atrai e retém talentos das mais variadas áreas.

Dessa forma, a cultura da companhia é bastante voltada para questões pessoais. Uma das ações está ligada à licença paternidade remunerada, que recentemente aumentou para quatro meses.

A iniciativa tem por objetivo incentivar os novos pais a criar laços afetivos com os filhos desde o primeiro dia de vida. O que chama atenção nesse programa é que ele abrange todos os escritórios da empresa. Além disso, estende a licença para filhos adotados e também para casais do mesmo sexo.

Google

A Google, empresa de serviços online que hospeda e desenvolve produtos baseados na internet, se preocupa com a configuração do ambiente de trabalho. Como os colaboradores desenvolvem soluções criativas e funcionais para o mundo digital, o lugar em que trabalham não pode ser formal e engessado.

Os prédios da Google ao redor do mundo são diretamente relacionados à produtividade, criatividade e bem-estar – e quem diz isso são os próprios profissionais. Todo o design é pensado de forma a promover ambientes colaborativos descontraídos e inovadores. Os móveis ergonômicos, e os espaços para refeição e lazer, fazem com que a gestão de pessoas siga mais fluida.

Caterpillar

A fabricante de máquinas, motores e veículos pesados voltados para a construção civil e mineração tem o objetivo de garantir ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, respeitando as experiências e os pontos de vista de cada um. 

Para garantir esse compromisso, a organização criou grupos compostos pelos próprios colaboradores, fornecendo oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional e preparando o terreno para ideias inovadoras. Por lá, todos recebem suporte do Centro de Treinamento e desenvolvimento, que oferece cursos presenciais e online.

Desenvolver gestão de pessoas tem sido cada vez mais percebido como fator estratégico nas organizações. A preocupação com o capital humano e seu ambiente de trabalho atinge diretamente os resultados corporativos, garantindo eficiência e competitividade no mercado.

Quer conversar mais sobre RH e assuntos relacionados a esse universo? Acompanhe nosso blog para mais artigos!

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!