5 casos famosos de boa gestão de pessoas em grandes empresas

Fazer a gestão de pessoas adequada em uma organização é tão importante quanto gerenciar o próprio negócio. Afinal, quem faz a empresa crescer, se desenvolver e ser mais competitiva são os próprios funcionários.

No entanto, ainda vemos companhias negligenciando tal atitude, deixando de lado a satisfação e o reconhecimento do colaborador. É preciso lembrar que a falta de motivação é responsável pela queda de produtividade, alto índice de erros e, claro, causa prejuízos para a empresa.

Para evitar tais cenários, a área de recursos humanos é um setor estratégico nas organizações. É através do RH que uma organização consegue fazer o gerenciamento não só das tarefas de seus colaboradores, mas da satisfação de cada um em executá-las. Além disso, a gestão de pessoas também visa a aplicação das melhores práticas para transformar a carreira – e a vida – de cada funcionário. 

Portanto, podemos dizer que a gestão de pessoas define as estratégias que tornam possível melhorar a administração de recursos humanos. É isso que faz com que a capacitação e o desenvolvimento dos funcionários sejam tão importantes para a eficiência da companhia.

Casos famosos de boa gestão de pessoas em grandes empresas

Muitas companhias já entenderam que motivar, engajar, apoiar a capacitação individual e fomentar o trabalho em equipe são pilares que devem ser fundamentados em conjunto e colocados em prática diariamente.

Para inspirar empresas que ainda estão em processo de adaptação, bem como gestores de RH em busca de novas soluções, apresentamos abaixo cinco casos famosos de sucesso em gestão de pessoas.

#1 Dell

A Dell é uma empresa que investe em soluções tecnológicas, como hardwares, servidores e softwares de segurança, entre outros. No entanto, ela tem se destacado também em iniciativas que disseminam o respeito ao colaborador.

Um dos programas de gestão de pessoas da Dell é a promoção do apoio à diversidade e à inclusão. Nele, a multinacional mantém grupos formados por profissionais que têm o objetivo de conscientizar e influenciar colegas e diretores sobre temas como tolerância, respeito à orientação sexual, inclusão de pessoas com deficiência, apoio ao desenvolvimento de mulheres e desafios dos profissionais da Geração Y.

Dessa forma, a empresa cria comunidades para debater temas que possibilitam a conexão entre diferentes pessoas da mesma equipe.

Por que é eficaz? Quando os colaboradores podem encontrar apoio, aconselhamentos e dicas profissionais dentro de seu ambiente de trabalho, além de se sentirem respeitados por colegas e chefes, eles se sentem mais à vontade na própria pele. Resultado: aumento de produtividade e de diversidade entre as equipes. 

#2 Airbnb

Conhecida como o maior serviço de hospedagem do mundo, mesmo sem ter nenhum quarto de hotel, a Airbnb conecta pessoas que precisam de hospedagens com seus anfitriões de inúmeros países. Ao permitir o compartilhamento de imóveis, a empresa cria uma experiência diferente e única de economia em turismo.

Mas o potencial criativo dos negócios da empresa não se limita apenas à experiência do usuário, ou seja, aos clientes. O setor de RH da Airbnb deixou ser apenas aquele que contrata e desenvolve talentos e passou a fazer a gestão de pessoas de forma inclusiva e inspiradora. 

A primeira missão foi estruturar um excelente local de trabalho. Com base na experiência dos próprios colaboradores dentro da plataforma, a Airbnb criou um ambiente focado no bem-estar, engajamento e felicidade. O objetivo era envolver questões físicas, emocionais, intelectuais e aspiracionais – tudo isso em horário comercial.

Com isso, a tradicional mesa de trabalho deu lugar a espaços mais descontraídos, que representam diferentes locais de… uma casa. Afinal, é disso que a empresa entende. Já a alimentação servida aos funcionários passou a ter um cardápio que mistura a cozinha de várias regiões do mundo, para sugerir outras vivências.

Por que é eficaz? Além de ser uma preocupação a mais com o bem-estar do funcionário, o que, por si só, é capaz de gerar um retorno positivo, a empresa ainda faz uma imersão dos colaboradores dentro de seus próprios produtos: casa, novas experiências, viagem ao mundo (pelo menos pela cozinha) e por aí vai. Isso tem o potencial de tornar o colaborador um advogado da marca.

#3 Caterpillar

Caterpillar é uma empresa que fabrica máquinas, motores e veículos pesados voltados para a construção civil e mineração. Em 2019, a organização foi eleita a melhor empresa para se trabalhar

Para os funcionários, o objetivo é garantir que o ambiente de trabalho seja diversificado e inclusivo, respeitando as experiências e os pontos de vista de cada um. Visando garantir esse compromisso, a organização criou Grupos de Recursos compostos pelos próprios funcionários, fornecendo oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional e preparando o terreno para ideias inovadoras.

Assim, os funcionários da fábrica recebem suporte do Centro de Treinamento e desenvolvimento, que oferece cursos presenciais e online.

Por que é eficaz? Muitos gestores temem pagar cursos de especialização para os colaboradores, mesmo os internos, por pensar: “se ele sair, leva o conhecimento e o investimento”. Contudo, esse é um fator incontrolável, tanto pelo colaborador quanto pelo empregador. 

Assim, quando a empresa investe na formação e no treinamento de seus integrantes, está investindo na pessoa, no potencial dela, e não diretamente na empresa. Isso pode demonstrar reconhecimento, levando à retenção de talentos – e, claro, melhoria de produtividade, já que uma pessoa bem treinada que ficará só mais dois meses é melhor do que uma que não tem produtividade por estar sem treinamento há quatro.

#4 Ford

A montadora de veículos Ford é referência em inovação e gestão de pessoas em grandes empresas, sendo citada como uma das líderes mundiais em práticas de RH. Um dos projetos da empresa é o One Ford Business, série de interfaces tecnológicas usadas pra gerenciar talentos e adaptá-los às constantes mudanças do mercado.

Outro programa da Ford é o Dirija seu Futuro. São ações de desenvolvimento em que o próprio funcionário define o rumo que ele quer dar para a sua carreira.

Por que é eficaz? Empresas como as do mercado automobilístico só são competitivas porque desenvolvem novos produtos com design arrojado, segurança e inovação. 

Manter uma equipe que acompanhe as demandas dos consumidores – e que esteja sempre um passo à frente das demais – não é só um reconhecimento de RH, mas, também, uma questão de sobrevivência mercadológica. 

#5 FedEx

A empresa de remessa expressa de correspondência, documentos e objetos cria métodos para estimular que todos os funcionários participem ativamente da decisão do negócio.

Dessa forma, ela utiliza uma prática bastante comum no meio corporativo: o feedback. Só que, na FedEx, a regra do jogo é inversa: os funcionários avaliam se a gestão da empresa está boa, e não o contrário. Eles também podem se pronunciar livremente sobre pontos de melhoria que precisam ser implementados.

Por que é eficaz? Adotar o feedback de baixo para cima – ou seja, dos funcionários aos diretores – é uma forma de colher dados importantes para a companhia sobre a satisfação no ambiente de trabalho. Além disso, faz com que os colaboradores adquiram senso de pertencimento, se sentindo importantes e reconhecendo seu propósito de participação na empresa.

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